JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Adiado
Não foi assim
O socadinho escriba se enganou sobre a fala do presidente da casa do povo, Topetudo Osvaldo Gern (PP), durante sabatina no programa da última terça-feira da TV BE, de que se fosse candidato a deputado estadual, não desistiria de ser candidato a prefeito. Gern em momento algum fez essa colocação. Que fique registrado o equívoco da coluna.
Adiado
O senador bigodudo Luiz Henrique da Silveira, que anda mais pra bombeiro que pra político, tocou novamente a sineta de alarme do partido para a executiva estadual do manda-brasa transferir para este sábado de manhã, a partir das nove horas, a decisão sobre a cédula a ser submetida à convenção estadual de domingo. Portanto, quem aguardava para amanhã a decisão pode ficar mais um dia sem dormir...
Raivosos
Com o pedido de LHS de adiar em 24 horas a decisão do alto clero peemedebista, os protagonistas da rebelião no partido, o ex-prefeito da Capital Manezinha, Dário Berger e o deputado federal Mauro Mariani, não aguardaram o final da reunião pra ver o que seria decidido.
Jogada ensaiada
Isso numa demonstração de que já esperavam uma jogada ensaiada de Luiz Henrique, aos 45 do segundo tempo. Parece que alterou mesmo o placar da partida, mas pode haver a prorrogação, porque o prazo final é a meia-noite de domingo. Até lá, muita água vai passar por debaixo da ponte na Santa & Bela.
Prorrogação
Às vésperas de protocolar candidaturas e alianças, a pressão partidária é grande para fritar em óleo quente aqueles que sonham com uma vaguinha mas não dão a bênção ao padrinho. No PMDB, a pressão de Dário Berger é para anular a candidatura de Joarez Ponticelli. No PSDB, o líder atucanado Leonel Pavan abriu mão pelo entendimento do partido de que a vez seria de Jorgim, ops, Paulinho Bornhausen.
Solteirin, solteirin...
O PP anda solteiro e deseja qualquer coisa que sobrar da partida, se é que vai sobrar algo! Enquanto isso, os arquirrivais i políticos Dario Berger e o turco Esperidião Amin já chegaram até a brincar em declarações públicas recentes, falando em uma possível aproximação. É namoro ou amizade?
Vão-se as cadeiras, mas...
E, por fim, o PT tenta de qualquer forma a indicação de Décio Lima ao senado na chapa do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD. Se aceitasse a situação, Raimundo Colombo ficaria em posição ainda mais delicada com seus aliados, se é que se pode chamar assim. Mas na política, vão-se as cadeiras, mas permanecem os cargos..., filósofo eu? Não, é este cenário indefinido que me inspira!
Num vão
O dia D, a próxima segunda-feira, tem elevado o humor e feito com que todo tipo de confabulação seja feita. É que mesmo que determinadas configurações aconteçam, tem rebeldia, insatisfação e a certeza de que muitos dos que farão declarações de amor eterno não estarão tão juntinhos... Pois é, a política ama a traição.
Será que será?
No frigir dos ovos, o PP pode se agarrar com o PSDB de Paulo Bauer e Leonel Pavan. Ângela Amin pode até sair candidata a deputada estadual e o seu cara-metade, o turco-careca Esperidião Amin, continuar no seu caminho de reeleição a deputado federal. Imaginem todos no mesmo palanque em Itajaí? Deodato e Jandir pedinchando voto para Paulo Bauer e Aécio? Ou Paulo Bauer e Dilma? Será que será?
Mandou cortar
O vereador peixeiro Sadi Antônio Pires (PMDB) já mandou exonerar os três assessores lotados no gabinete do titular da cadeira, o secretário de Habitação, bigodudo Laudelino Lamim (PMDB). Um dos assessores era ligado ao saudoso Elói Camilo da Costa e vai trabalhar com a filha do falecido, a Célia da Costa, na subprefeitura do antigo Vassourão. Já os outros...
Cabo de guerra
Agora é saber se Lamim retorna para a cadeira e Sadi vira secretário de Habitação. De uma forma ou de outra, Sadi ganha e Lamim perde nesse cabo de guerra de deixar os nervos à flor da pele. E nem se fala na questão de que Sadi não entende de Habitação, mas sim da venda de carangas. Afinal, o que entende a maioria dos abobrões do governo JB? Se for por critério de saber, tem que mandar a maioria embora... E num é?!
