JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Não tenho candidato!
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), declarou ontem que não tem candidato a deputado, senador, governador e presidente! E, o presidente do PP, Tarcísio Zanelatto, liberou pra quem quiser cair na disputa à leleia. Eitcha!
O único partido da Santa & Bela Catarina que fez sua convenção estadual em Itajaí foi o Solidariedade, na manhã de ontem, contando com a presença do senador e candidato ao governo pelo PSDB, Paulo Bauer. Além de fechar apoio em torno de Bauer, lançou o vereador e presidente da sigla na terra peixeira, Osvaldo da Mancha Mafra como candidato a federal. Mafra pode surpreender em outubro!
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), afirmou ontem ao socadinho escriba que não tem candidato a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República. O meu candidato só o meu coração sabe!, debulhou o alcaide, que anda extremamente contrariado com os encaminhamentos políticos.
Vou cuidar do meu governo!
JB também explanou que não quer saber mais de candidaturas e, portanto, a candidatura única do governo que já andava capenga foi implodida de vez. Bellini diz que vai cuidar dos seus dois anos e meio de mandato e agradecer a Deus e ao povo que lhe outorgou quatro mandatos pra administrar Itajaí.
Acabousetudo
O presidente do PP de Itajaí, o narigudo Tarcizio Zanelato deu um pitaco ao escriba sobre a naufragada candidatura única do governo. Zanelato se diz decepcionado com a vice-prefeita Dalva Rhenius, que seria a ungida por uma pesquisa pra ser o nome. Tanto que confessa que o PP nem teria preparado candidatos à disputa. O caldeirão ferve e espalha água pra todo lado!
Indo à luta!
A partir do momento em que a vice-prefeita colocou seu nome na pesquisa e foi sagrada, se subentendeu que era a candidata a deputada do prefeito e dos partidos. E já deveria ter ido a campo, buscando concretizar o apoio e a unidade, lasca Zanelato.
Quem quiser!
Tarcizio também liberou pra quem quiser ser candidato a deputado estadual e federal, anunciando: Quem deseja ser candidato a deputado que se inscreva na convenção de segunda-feira e postule a indicação. Esta semana, após as definições, irei reunir o partido pra discutirmos a questão, diz. Existem, hoje, dois nomes no PP que querem cair na disputa à leleia: o Topetudo Osvaldo Gern e o Dedé da Murta.
Acaba hoje
Na noite de hoje, findo o prazo das convenções, acaba o roer de unhas e sofrimento de muitos que ainda não sabem qual caminho devem seguir. E isso não é o caso dos bagrões das siglas e sim dos filiados, que terão que abraçar os acordos e as propostas acertadas pelos caciques.
Mobilidade dos desmobilizados?
Onze excelências excelentíssimas não se fizeram presentes na abertura do Fórum da Mobilidade na última quarta-feira, que terá continuidade em agosto. Uma vergonha! Nem a vereadora BBB - bocuda, brabona e bonitona - Anna Carolina (PRB) deu as caras. Logo a galega, que andava buzinando campanha, pedinchando mais ciclovias, mobilidade e cosa & losa, não ir!
Violência sem fim
Coisa triste a violência que, infelizmente, estamos à mercê. A casa do pai da vereadora Anna Carolina, o amigo rotundo João Martins, foi assaltada, e os bandidos desalmados amarraram a mãe da Anna e sua tia. Sendo que a sua mãe foi ameaçada de morte com uma faca na cabeça por um dos marginais. Os bandidos levaram pertences pessoais e um carango da família.
Socorro! Socorro!
Solidariedade do espaço frente a essa violência sem tamanho. Trauma gigantesco, que só sabe quem o vivenciou. Infelizmente, é a insegurança sem fim que hoje grassa em Itajaí e região, pela falta da polícia na rua. Obrigação constitucional do governo estadual. Colombo, onde andas tu?!
Festival de obras
Na noite de sexta-feira, rolou festança de anúncio de obras pela prefeita bonitona, Paulinha da Silva (PDT), de Bombinhas. Todas as obras começaram e estão quase parando na Capital do Mergulho, segundo a raça de linguarudos. A maior fatia desse bolo de obras será feito pela LinkPar, empresa pra lá de capaz e sortuda, que parece ganhar todas as obras em Bombinhas, desde o mirante, calçamentos de ruas e até o trapiche dos pescadores de Morrinhos.
Evento político-eleitoral?
A raça de tatuíras da orla espalha que o evento foi uma propaganda política descarada para tentar morder os 8560 votos de Bombinhas para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. E que nunca dantes neste país um prefeito agiu desta maneira encenada para ajudar os políticos paraquedistas - porque nenhum deles é da região de Tijucas, Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Credo, seus bocudos!!!
Asas agarradas
O sem fraturas Deodato Casas, segundo a raça de linguarudos de plantão, teria corrido pra apagar o incêndio, por conta da informação de que, após o pleito de outubro, ele pode alçar outros voos e deixar a sigla. Reunião quente na semana passada de emplumados tratou tintim por tintim sobre essa possibilidade. Inclusive, de que lá na frente Deodato possa estar junto ao PP de Jandir Bellini, Tarcizio Zanelato, Osvaldo Gern etc. & tale.
Projeto pessoal?
O que sempre revoltou muitos emplumados é o fato de Deodato Casas, aparentemente, ter um projeto político individual e não coletivo. E isso, lasca bicudo de sete costados, fica evidente quando, lá atrás, Deodato colocou a sua patroa, a Rosane Casas, a Rosane dos Queijinhos, como secretária de Desenvolvimento Social da prefa peixeira. Esquecendo uma pá de outros nomes da sigla.
Perdeu o trampo
E, após isso, caceteia o bicudo, Deodato conseguiu um baita trampo, talvez um dos poucos de relevo do Governo do Estado em terras peixeiras, de coordenadora do Instituto de Previdência do Estado (Iprev) em Itajaí, pra sua patroa, a Rosane, como mandachuva do órgão que cuida dos inativos da esfera estadual. Enquanto outros emplumados ficaram agarradinhos no pau da bandeira no ora veja.
Mi engana que eu gostcho!
E olha que o senador e candidato ao governo pelo PSDB, Paulo Bauer, fala em diminuir a máquina. Jura?! Balela de político. Todo mundo sabe que se o sujeito lograr se eleger vai necessitar de ter apoio pra governar, e as outras siglas não se aprochegam por conta de belos zoios azuis. Infelizmente, querem cargos, ocupar espaço. Política é projeto de poder. Daí...
Queriam cair na disputa
A insatisfação ficou maior quando Deodato deixou de ser candidato a deputado estadual, com a desculpa de que não queria e usar a eleição para a leleia como trampolim para chegar ao paço da Vila Operária. Mas lá atrás foi candidato a deputado estadual e depois a prefeito. Nessa eleição, tinha uma pá querendo ajudar Deodato e ele, desistindo, deixou um sabor amargo em muitas figuras do seu grupo.
Com Paulinho
No caso do PP, que ensaia o acasalamento com a penca do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), tendo o nome do deputado Joares Ponticelli como candidato ao Senado (contra a vontade do cacique e senador peemedebista, o bigodudo Luiz Henrique), a bancada de vereadores progressistas de Itajaí insinua que estará apoiando Paulinho Bornhausen (PSB), caso ele saia para o Senado. Qui coisa!
Aliás
Do jeito que o embrulho anda, os vereadores da bancada progressista na piramidal terão seu lado, no pedincho de votos para o filho do Jorgim Bornhausen, o LHS, que não engole o Ponticelli. Ontem, antes do fechamento da coluna, o PMDB tinha dois candidatos ao Senado. Se o PP fechar com o PSD, tendo Ponticelli como postulante, o LHS apoia Paulinho Bornhausen ao Senado. Eitcha, coisa danada a política.
Balaio danado
Imaginem todos no mesmo palanque em Itajaí. O sem fraturas Deodato Casas e o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (e oia que JB diz que não tem candidatos!), pedinchando voto para o Paulo Bauer? E o barbudinho Volnei Morastoni, agarradinho com Bellini, formando a dupla Vollini, pedindo votos para a Dilma, junto com Colombo e Vignatti! Doidura total!
Acabar com o pula-pula
A declaração do presidente da piramidal casa do povo, Topetudo Osvaldo Gern (PP), de que se for candidato a deputado estadual e, se eleito, continuaria na leleia, é salutar. Deveria ser compromisso de todos que se lançam candidatos a federal e estadual. Precisamos de representantes nessas esferas pra lutar por nossos justos pleitos.
Vollini
Em Itajaí, é necessário acabar com essa palhaçada do Volnei Morastoni e do Jandir Bellini. Os dois usam como trampolim a eleição da leleia pra se elegerem prefeitos. Ora, bolas, a população, quando vota em alguém que é candidato a deputado, é pra ter um representante na câmara federal ou estadual. Nesse caso, o Deodato Casas agiu corretamente. É preciso acabar com esse vergonhoso trampolim porque nós ficarmos sem representatividade.
