JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pra analisar
Flor
Na câmara, o presidente e dublê de vampiro aposentado, Nilson Probst (PMDB), dá uma colher de chá para o postulante e também parlamentar Fábio Flor (PP) aparecer na fotinho com os bagrões poderosos Jade e Achutti, enviados pelo prefeito Edson Periquito (PMDB) para entregar na câmara o projeto que concede unidades habitacionais. Chama o Fábio Flor pra aparecer na foto, que isso nem caracteriza promoção pessoal e o TRE não tá nem aí!
Pra analisar
Projeto de lei do deputado Marcos Vieira (PSDB) pretende que o ICMS seja arrecadado pelo município produtor diminuindo o valor pago pelo município exportador. Em novembro, o projeto chegou à leleia e a deputada Ana Paula (PT) está segurando desde então. Contudo, uma manobra do Marcos e dos deputados do meio-oeste e oeste está prestes a obrigar a deputada a devolver o projeto para ser colocado em votação.
Entrevistado pelo DIARINHO, o prefeito de Penha, Evandro dos Navegantes, afirmou que quem falou que não teve acesso ao projeto na praia Grande estava mentindo. Mas além de pedidos informais, o ofício exibido na foto está completando seis meses sem qualquer resposta. Agora que o alcaide sabe que o pedido de acesso existia, que tal aproveitar a equipe de voluntários do Comdema pra participar da tomada de decisões nas questões ambientais da cidade? O burgomestre emplumado tem que cuidar com quem o cerca e impede que o prefeito tenha conhecimento a ofícios como este.
Conversa bem de pertinho
Para fazer pressão sobre os demais deputados e deixar pra depois das eleições o debate, a deputada Ana e o deputado barbudinho Volnei Morastoni estarão reunindo prefeitos e vereadores de Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul para uma conversa na tarde de hoje, na prefa de Itajaí.
Oposição pra frente
É inegável dizer que o deputado Volnei Morastoni (PT) tem feito um trabalho excelente, colaborando com Itajaí, junto a Décio Lima e Ana Paula. Não se escuta do VM petardos ou uma postura de oposição burra, e sim ações de estender a mão pra colaborar com a city na manutenção do crescimento e bem-estar do povão. Não é à toa que as pesquisas favorecem o seu nome pra ser reeleito pra Alesc.
Komboza
Parece mesmo que o sumiDão Koeddermann vai ser fritado em sua campanha para chegar a Brasília; pessoas do alto escalão dos altos da Dinamarca circularam este final de semana pedindo votos para outros candidatos a deputado federal.
Pipoca e guaraná zero...
Parece mesmo que o sumiDão não enche uma Kombi de cabos eleitorais ligados à prefa da Maravilha do Atlântico, que vão apoiá-lo. A campanha começou mesmo? Me deem um toque quando começar o horário eleitoral no rádio e na TV, que não quero perder um capítulo da saga eleitoral.
Apoio
Enquanto em Itajaí o alto escalão do poder ainda tenta buscar o apoio em torno de uma candidatura unificada que represente o governo peixeiro para angariar os votinhos dos barnabés, familiares e simpatizantes, na Maravilha os apoios parecem estarem selados.
Dalvesco
Enquanto na casa do povo da Maravilha os sorrisos dos cliques estão mais brilhosos pros lados do Fábio Flor, o menino maluquinho, nos altos da Dinamarca, a ordem parece ser de apoio ao vice Claudio Dalvesco (PR), uma vez que Periquito tem dívidas impagáveis com o vice, pela reeleição com a mesma chapa.
Não saiu
E tem ainda a dívida por ter anunciado que Dalvesco administraria o Balneário mais cobiçado do sul, caso a renúncia de Periquito pra concorrer ao governo da Santa, Bela e cheia de candidatos Catarina se confirmasse. Mas os astros do PMDB estavam mal-humorados e a fera indomável foi domesticada pelo governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD).
Atlântica Ativa
Rolou ontem na Maravilha o evento o Atlântica Ativa, que o Pirica queria dar uma pedalada, surrupiando a ideia para transformar em Domingo da Família. Só tem que cuidar para não acontecer igual ao Agito no Bairro, que acabou por falta de capacidade da prefa de realizar o evento.
Ciclistas no comando
O homem-pássaro, prefeito psitacídeo Edson Periquito, acabou desistindo e deixando a associação de Ciclismo continuar tocando o evento. O fechamento de uma pista da avenida Atlântica foi bom pros moradores e a turistada aproveitarem o belo visual da praia, caminhando, correndo ou pedalando. Bela iniciativa!
Subprefeito da Barra
Semana passada, o projeto que cria a subprefeitura da Barra teve pedido de vistas, que foi aprovado por 12 votos contra um contra, justamente do vereador Elizeu Pereira. Como todo mundo sabe, Elizeu será o futuro subprefeito. Tudo para agradar o PR que esteve prestes a sair do governo Pirica.
De novo
O prefeito da Maravilha enviou pra câmara um projeto de lei para a construção da praça do Cidadão, que seria realizada perto da avenida das Flores. O que torna o projeto estranho é a pressa para que saia a obra.
Cumé que tá?
Inclusive, a obra já foi denunciada e paralisada pelo MP por beneficiar uma empresa privada, já que os trampos tinham iniciado sem o alvará da prefa, gerando uma denúncia do vereador Ary contra o secretário e facebookeiro Auri Pavoni junto ao promotor da Moralidade. Por falar nisso, como anda este inquérito?
Pressão
O deputado federal, Décio Lima, é candidato a deputado federal e não ao senado, como se cogitou. A candidatura do vermelhinho foi homologada na convenção estadual do PT segunda-feira, em São José, que ratificou o ex-deputado federal Claudio Vignatti ao governo do estado e agora, em cima da tampa, o edil da sigla em Itajaí, Thiago Morastoni.
Na ponta da agulha
Décio já estava com a campanha organizada há um ano pra federal, inclusive com dobradinhas fechadas em todo o estado. Em Itajaí, com a saída do ex-senador Leonel Pavan (PSDB) e do deputado federal, Paulinho Bornhausen (PSB), pode ser um dos mais votados na região.
Vânia voltou
Os linguarudos de plantão alardeiam que a secretária da Criança e do Adolescente dengo-dengo, jornalista Vânia Voltolini, mudou o seu domicílio da Maravilha do Atlântico pra Navega city. Isso para ser candidata a prefeita. Já a ex-patroa do prefeito Bob Carlos (PSDB) garante que voltou a Navegantes porque se cansou de ter que enfrentar o trânsito, na ida e frida do trabalho. Contudo, há quem sonhe com a bela Vânia candidata...
É muita emoção...
A casa do povo da Capital da Pedra vai realizar amanhã, 8 de julho, uma sessão solene pra entregar nada mais, nada menos que 57 moções de congratulações, deferidas no primeiro semestre deste ano. São nossas amadas excelências excelentíssimas trabalhando pelo povão de Camboriú...
Só um...
Itajaí conta com quatro candidatos oriundos da piramidal casa do povo. O Topetudo Osvaldo Gern (PP) a estadual; Clayton Batschauer (PR) a federal; Osvaldo Mafra (SD), também a federal, e Thiago Morastoni (PT) como candidato a vice-governador. E o único que se escuta que pode se licenciar é o Gern.
Não vai
Clayton não se sabe, mas no passado, quando foi candidato a deputado estadual, licenciou-se. Mafra já disse que não. E Thiago enfrenta a seguinte questão: uma normativa preceitua que os suplentes que assumiriam têm que ser do PT. E hoje o primeiro suplente é o ex-vereador da Foice & Marcelo, ops, Martelo, Marcelo Werner.
Gostinho da cadeira
No caso de Gern, existe a possibilidade de que se licencie por três meses, com o primeiro suplente, Fernando Pegorini, abrindo mão pra que três suplentes sintam o gostinho de sentar os glúteos, cada um, durante um mês. E passada a campanha, Pegorini vai assumir na licença do Dedé da Murta ou do Zé Alvercino.
Alô! Alô!
Os linguarudos de plantão descascam que quando querem falar com o Ewerton Wan_Dall, secretário da Criança e do Adolescente de Itajaí, têm que ligar para o porto pra prigunta onde ele está para o chefão da sigla, Marcelo Saldré. Muitas vezes, ele não atende porque está em reuniões políticas da sigla ou simplesmente ausente. Arreda, raça de infelizes! Vão trabalhar, pô!
Mulheres no poder
No final da última semana, a vereadora Marisa Zanoni Fernandes (PT) recebeu em seu gabinete a colega de partido Marli Leandro. Petista em primeiro mandato, Marli é sindicalista e líder do governo municipal de Brusque na câmara. No encontro, Marli e Marisa discutiram sobre a política regional e nacional e a importância da mulher na ocupação de cargos políticos. Foto no blog do JC.
