JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tarcísio Motosserra!
É triste ver a cena do secretário de Obras de Itajaí, Tarcísio Zanelatto, de motosserra em punho, botando abaixo as árvores da avenida Reinaldo Schmithausen. Dia desses, Zanelatto declarou ao DIARINHO que será uma avenida tão moderna que não terá árvores. Phode? Modernidade significa sustentabilidade. É preciso preservar e construir caminhos em consonância com a natureza.
Disputar título
Cidades como Curitiba avançaram na mobilidade urbana. No planejamento urbano. Coisa lá de trás, da década de 70. Mas o que havia lá com a chegada de Jaime Lerner? Arquitetos, urbanistas. Gente que pensa a cidade. Técnico. Aqui, não. A Rogéria Motosserra Gregório da fundação de Meio Ambiente (Famai) autoriza nas coxas, e Zanelatto passa a serra. É de entristecer.
Planejando a campanha
O vereador e agora candidato a vice-governador Thiago Morastoni terá agenda cheia nos próximos dias. Nesta terça e quarta-feira, o parlamentar participa de reuniões em Florianópolis, para definir a campanha majoritária do partido dos Trabalhadores (PT). A expectativa dos vermelhinhos é chegar ao segundo turno nas eleições para o governo do estado com chapa pura.
Por que Thiago?
Em conversa com o socadinho escriba, o vereador peixeiro falou que a escolha de seu nome foi surpresa para muita gente. O convite partiu do próprio candidato a governador Claudio Vignatti, que aposta em renovação para governar a Santa & Bela Catarina. Thiago aceitou o convite por acreditar que muitas pessoas já estão cansadas do velho modelo de fazer política.
Viria para federal
Inicialmente, a ideia era que Thiago Morastoni fosse candidato a deputado federal por Itajaí nas eleições de outubro, com Décio Lima concorrendo ao senado. Mas após a confirmação de Décio para federal, o vereador foi convidado a formar a chapa pura ao lado de Vignatti.
Será que vão votar?
Há quase duas décadas Itajaí não tinha um nome na disputa por uma cadeira ao Executivo da Santa & Bela. Agora, resta saber se os vereadores e demais políticos peixeiros, que tanto reclamam da falta de representatividade do município no âmbito estadual, fará coro pedindo voto para o candidato a vice-governador Thiago Morastoni. Será que manterão o discurso?
Coletiva
A secretaria de (In) Segurança de Itajaí vai realizar uma coletiva de imprensa assim que terminar a copa do Mundo. A secretária Susi Bellini (PP) pretende mostrar a tecnologia dos equipamentos, dados das multas, valores que ficam das penalidades no município, programas de educação para o trânsito e defender a velocidade de 50km/h em muitas vias peixeiras.
Já o Zé
O vereador entisicado Zé Alvercino deve emplacar indicação na sessão da manhã de hoje (por conta do jogo da seleção), com direito a vídeo com as arruaças na Estefano José Vanolli na comemoração da vitória do Brasil, onde rolou no último jogo até bala de borracha no lombo - pra que futuras comemorações venham a acontecer no Molhe da Atalaia. Aliás, Zé vai pedir apoio pra oposição. Qui coisa, meu povo!
Engomadinho é estadual
O socadinho escriba, na hora de dedilhar a coluna, se perdeu na informação de que o vereador engomadinho Clayton Batschauer seria candidato a federal. Na verdade, Clayton tá na disputa a uma cadeira na leleia. Na região, o PR tem o nome do edil peixeiro e do vice-prefeito Cláudio Dalvesco, de BC.
Esquenta da campanha
O deputado estadual Mauricio Eskudlark e o suplente de senador e ex-deputado estadual Cesar Souza pai, do PSD, que agora concorre a candidato a deputado federal para ocupar espaço na vaga deixada por Paulinho Bornhausen, que vai ao senado pelo PSB, estiveram reunidos no último final de semana com lideranças de Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú.
Disputa maior
A disputa maior na região, porém, é pelos votos em aberto, deixados pelo atual deputado Dado Cherem (PSDB), que não vai à reeleição, optando por disputar uma vaga no tribunal de Justiça do Estado (TCE). Como o tucano e ex-governador Leonel Pavan confirmou a candidatura a deputado estadual, deverá ser um dos principais herdeiros dos votos na região. Porém, os demais candidatos acreditam que podem tirar suas casquinhas, ou melhor, fatias.
