JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dois ônibus
O DEM de Itajaí, comandando pelo irrequieto Luiz Carlos Pissetti, levou dois busos para o lançamento da candidatura do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), da coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar. Colombo, na pesquisa Ibope, tem 40%, e os outros candidatos somados têm 27%. E há quem diga que o DEMO peixeiro não cabe numa Kombi. Bocudos!
A ex-secretária de Educação e ex-líder do governo na câmara de Lages, na época que Raimundo Colombo era prefeito, Nilza Carnevalli, no lançamento da candidatura do padreco, na Capital Manezinha
Puxando a sacaria
O presidente do PSD de Itajaí e presidente do Parlanada, barbudão Douglas Cristino, que andou metendo o sarrafo no lombo do governador Raimundão, também tava lá na fila do beija-mão, puxando a sacaria do mandatário-mor da Santa & Fria Catarina. Será que vai ao palanque do Paulo Bauer (PSDB) também, com o Paulinho Bornhausen (PSB)?
Na estrada
O vereador itajaiense Thiago Morastoni, que é candidato a vice-governador na chapa pura do PT encabeçada por Claudio Vignatti, botará o pé na estrada este fim de semana. O edil terá diversos compromissos no oeste do estado. Nesta sexta-feira, estará em Concórdia e São Miguel do Oeste participando de debate, coletiva de imprensa e reunião do partido.
Cinco em um
Sábado, Thiago passará pelas cidades de Maravilha, Pinhalzinho, Campo Erê, Xanxerê e Joaçaba. A comitiva petista que disputa o governo do estado visitará os cinco municípios em um único dia para a realização de plenárias naquela região. É o começo da maratona que o vereador peixeiro fará por Santa Catarina durante o período eleitoral.
Homenagem ao observatório
Na casa do povo, Thiago apresentou recente pedido de moção de congratulação e reconhecimento ao observatório Social de Itajaí, que fiscaliza a aplicação dos recursos da gestão pública peixeira, para ver se tudo está ocorrendo de forma correta. O vermelhinho lembrou que até mesmo custos, atuação e produtividade dos integrantes da piramidal são analisados e mostrados à comunidade pelo pessoal do observatório Social.
Guarda Armada
O deputado Mauricio Eskudlark (PSD) comemorou a aprovação no senado, no dia de ontem, do projeto de Lei Complementar (PLC 39/2014) que cria o estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com a matéria, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a categoria terá poder de polícia e passará a ter direito ao porte de arma e à estruturação em carreira única, com progressão funcional.
Avanços
Essa regulamentação é muito importante, é um grande avanço para a segurança pública do país. Sempre defendi que as guardas municipais tivessem porte de arma, em situação de ajuda e de proteção à vida. Com capacitação adequada, elas podem ajudar no trabalho feito pela polícia Militar, disse Eskudlark.
Regulamentada
O texto, agora, seguirá para sanção presidencial da tia Dilma Rousseff (PT). Atualmente, a Constituição Federal estabelece que as citys poderão constituir guardas destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme lei local. Mas não há regras sobre o uso de armas pelos guardas, e a permissão varia em cada cidade. Agora, com a lei, vai passar a ser regulamentada a guarda e o porte de armas.
