Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

O povo versus Jandir


A avalanche de multas de trânsito em Itajaí continua sendo o assunto na city. A indignação é geral e os argumentos de todos os tipos. A insatisfação se soma a outros pontos polêmicos do governo Bellini

O socadinho escriba, todo bobo, ladeado da rainha e da princesa da festa do Colono, que visitaram a sua humilde residência

O prefeito Jandir Bellini; secretário da Agricultura, Artur de Jesus; secretário de Obras, Tarcizio Zanelato, e o povão no desfile da festa do Colono, sábado, na Hercílio Luz

Mexeu no bolso

A insatisfação se soma a outras questões, como a volta da cobrança da taxa de lixo, o aumento do IPTU que, em muitos casos, foi acima da inflação, o início da cobrança da taxa de esgoto, assim como o gasto que o consumidor terá para fazer a ligação de sua casa ao sistema do Semasa. Como diria o Biribinha: É bucha!

Ação civil pública

Os poucos elogios ouvidos são para o vereador tucano teacher Acácio da Rocha, que montou no calçadão da Hercílio Luz uma barraquinha para recolher assinaturas dos indignados com a chamada “indústria da multa” que viceja na cidade peixeira e que, segundo bocudos de plantão, vai resultar em uma ação civil pública ou mandado de segurança em defesa dos incautos motoristas, desavisados, que caíram nas garras da Codetran.

O sumiço da loiruda

Enquanto isso, o pau pega pra todo lado. Principalmente pra loiruda secretária da inSegurança, Susi Bellini (PP), que é quem responde pela pasta que instituiu a república dos radares e que terceirizou também, além do dever de fiscalização às máquinas multadoras, a responsabilidade de dar as devidas explicações públicas ao chefe da Codetran, Albanir dos Santos.

Cargo político

Os bocudos, que tão até o talo com as multas engasgadas na garganta e os pontos lhes tomando as carteiras, lascam que Albanir lida com o assunto militarmente, não politicamente, como seria de se esperar de uma secretaria que é, pela natureza do voto, eminentemente política.

Ai que dor!!!

No fim, sobra tudo pro ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que já teve que recuar em outras investidas arrecadatórias sugeridas por seus áulicos, como o tresloucado aumento estratosférico do IPTU tentado anos atrás, e que quando o pau pega a raça fica com cara de paisagem. Cambada!

E os outros?

Por falar nisso, o que pensam sobre esse assunto os candidatos a deputado que buscam votos no município? O que diz o Topetudo Osvaldo Gern (PP) e o barbudinho Volnei Morastoni (PT)? Hein, hein? E as outras excelências excelentíssimas, além do teacher Acácio, que partiu para uma ação em defesa do povo (logicamente que com intuitos políticos e eleitoreiros...). Hein, hein, hein?

Como resolver?

É preciso ficar claro que este pançudo escriba não é a favor do infrator. Não defende quem pisa pesado no acelerador. Mas qual será a solução para a avalanche de multas que assola o bolso de muita gente? O alcaide JB tem bom senso e, acredita-se, vai dar um encaminhamento para essa situação.

Festa do Colono

O secretário de Agricultura de Itajaí, Artur Ama Todo Mundo de Jesus, recebeu na manhã na sexta-feira a visita da secretária regional, a dama de ferro Eliane Rebello, e o diretor da secretaria de Obras Renato Silva, o Renato Marejada. A dupla visitou a construção do novo pavilhão de exposições e toda a estrutura para a festa Nacional do Colono. Eliane colaborou na busca de recursos estaduais para a festa. Foto no blog do JC.

Bater ponto

A secretária-gatona do Desenvolvimento Social peixeiro, Cristiane Stuart (PDT), não tá pra brincadeira e quer que todo mundo, inclusive ela (pra dar exemplo), bata o ponto na pasta que comanda. A partir do dia 1º de agosto, todos os barnabés, efetivos e comissionados, terão que bater ponto. Tá certo.

Todo mundo

O próprio ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), em uma reunião com seus abobrões estrelados, teria dito que iria instituir o “ponto” pra todos que trampam na prefa. E que ele também iria bater ponto, como todos os barnabés. Será que implantou?

Apoio a Clayton

Há quem defenda no PPS que se arregace a manga e se desdobre no pedincho de voto para o vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR), que tá na lida para deputado estadual. Os socialistas analisam que se Batschauer se eleger, a sigla que estava coligada na campanha passada na proporcional com o PR ganharia outra cadeira na piramidal casa do povo. Faz sentido!

Goela abaixo

A candidata a deputada estadual do PRB, Eliz Bosco, teria ganhado o número que foi usado pelo único vereador da sigla em Santa Catarina, o Rafa da Padaria, por conta do presidente estadual da sigla. Rafa queria que a muié pegasse o 44.222, e não o 44.111 que ela usa hoje.

Quem? Goela abaixo

Aliás, o lançamento da candidatura da muié na Arapuca do Airton, na semana que passou, contou com meia dúzia de gatos pingados. De mulheres, só havia três, além da candidata. Até parece que o presidente da sigla, o entisicado Denísio Dolásio Baixo, não queria que ninguém fosse pra prestigiar a bonitona, já que pouca gente sabia do “lançamento”. Qui coisa, meu povo!

É peixeiro!

O candidato a deputado estadual do PMDB, Joel da Costa, ao contrário do que o pançudo escriba escrevinhou, é de Gaspar e mora na rua Camboriú, em Itajaí. Só não se sabe se concorre por Itajaí ou Gaspar, já que a dama de ferro Eliane Rebello não aposta em seu nome, e sim em outros abobrões da sigla.

Décio e Gregolin

O deputado barbudinho Volnei Morastoni, que se prepara para cair na disputa à reeleição, vai dar apoio às candidaturas a federal ao atual deputado Décio Lima e ao ex-ministro da Pesca, Altemir Pingolin, ops, Gregolin.

Projeto bianual

O PT peixeiro definiu na semana que passou seu projeto bianual, com a definição de pontos importantes e ações para a construção partidária, filiações e articulação de representações sociais e programas específicos para a realidade de Itajaí. Os puxas atestam que é o comando e a ação do presidente da sigla, Jean Sestren, dando uma nova dimensão e realidade para a sigla.

Visita da realeza

A rainha e a princesa da festa do Colono visitaram a choupana do socadinho escriba pra divulgar o importante evento que acontece este mês, no parque do Agricultor, em Itajaí. Fotos no blog do JC, no saite impiçado do DIARINHO – www.diarinho.com.br .

Sei lá, entende?

No DIARINHO do último sábado, a prefa de Bombinhas declarou que está iniciando a construção da escola integral cujo montante de recursos será de R$ 10,8 milhões de reais. Alguma coisa tá errada, porque exaustivamente a prefeita Paulinha (PDT) vinha declarando nas rádios, TVs e jornais que tinha conseguido R$ 30 milhões para construir essa mesma escola. Afinal, por que os valores são tão diferentes?

Desfile do Colono

Na manhã de sábado, a Hercílio Luz foi brindada pelo tradicional desfile da festa do Colono, que se inicia quinta-feira. Foi uma belezura, que contou com a presença do prefeito Jandir Bellini, o secretário de Agricultura Artur Ama Todo Mundo de Jesus, de Obras, o narigudo Tarcizio Zanelato e o padre voador, ops, superintendente do porto, Antônio Ayres. E o único vereador a dar as caras foi o Zé Alvercino (PP).

Nem te ligo

Já os abobrões estrelados da prefa, regiamente remunerados um mês sim e outro também, não deram as caras, nem os nossos amados e pra lá de idolatrados heróis legislativos, da nossa piramidal casa do povo. É lamentável, já que isso demonstra o apreço quem têm pelas coisas da cidade...

Carimbo de Jandir

Os linguarudos de plantão alardeiam que o único que pode unir o grupo dos partidos do governo JB chama-se Tarcízio Zanelato. É o único que tem na testa o carimbo “Jandir” e pode ser um diferencial na campanha do Topetudo Gern rumo à leleia.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Será que Thiago está voltando para o PT?

JotaCê

Será que Thiago está voltando para o PT?

IPTU 2026

Charge do Dia

IPTU 2026

Onde a mata encontra o mar

Clique diário

Onde a mata encontra o mar

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Coluna Acontece SC

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro




Blogs

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Espaço Saúde

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Cardiograma — quando o poema pulsa

VersoLuz

Cardiograma — quando o poema pulsa

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.