JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Adversários cordiais
Mais de mil
A oitava Gororoba do JC mostrou, mais uma vez, que a democracia também se manifesta em eventos sociais. O evento realizado na boca da Barra, sob a proteção do rio Itajaí -açu, reuniu quase 1300 pessoas durante o sabadão. Políticos e o povão em geral se encontraram no cara-a-cara. Na Gororoba, todo mundo senta a mesma mesa e come do mesmo rango. Rivalidades ficam apenas no campo das ideias.
Agradeço...
Humildemente à chefa Samara Toth Vieira que, há 10 anos, me convidou pra voltar pra casa e desde então ocupo esta página 2 do DIARINHO. Agradeço ainda os colegas de tampo e, especialmente, aos milhares de leitores do jornal que todo mundo lê; Até quem diz que não. Obrigado a quem acompanha o trabalho do escriba e prestigiou a Gororoba. Finalmente, agradeço a parceria do Sérgio Machado da Machado S/A.
A missão
A missão do socadinho escriba continua: disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade. Nos próximos dias, deve rolar o tradicional caderno da Gororoba do JC, com as melhores fotos aqui no DIARINHO. Fica de zoio aberto pra não perder nenhum lance.
Ministra e candidatos
A Ministra chefe da secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti (PT), e os candidatos ao governo do Estado, com seus respectivos vices marcaram presença na Gororoba. O senador Paulo Bauer (PSDB), candidato a governador da coligação Muda Brasil, Muda Santa Catarina e seu vice, Joares Ponticelli (PP), além do deputado federal e candidato ao senado, Paulinho Bornhausen (PSB), também estavam lá.
PT também
O candidato a governador do Partido dos Trabalhadores, Cláudio Vignatti, e o seu vice, em chapa-pura, o vereador Thiago Morastoni, também circularam na Gororoba, junto com outras figuras de proa dos vermelhinhos em Santa Catarina.
Se estrebuchando
Ideli revelou, extasiada com a visão do rio e do mar (uma de nossas maiores riquezas) que, além de seus afazeres como ministra de Estado, está colaborando com a reeleição da presidenta, tia Dilma Rousseff (PT) em oito estados. Um dos compromissos agendados no último final de semana, era marcar presença na Gororoba, junto com Décio Lima e os companheiros petistas.
Pavan e Ideli
O encontro que reúne a política catarinense protagonizou cenas que só são possíveis de ver neste evento que já marcou história em Itajaí. Por exemplo, o ex-governador atucanado Leonel Pavan (PSDB), pousando garboso e sorridente ao lado da ministra Ideli Salvatti e do deputado federal Décio Lima (PT). Ideli chegou de braço dado com o Décio, que trabalha duro de olho na reeleição.
Tudo junto
Prefeitos de Itajaí, Navegantes, Penha e Itapema marcaram o passo e circularam pela Gororoba. Teve até quem não quisesse se encontrar e bater foto com adversário (ui), mas não teve jeito, fotos aconteceram...
Lado a lado
Dizem os cientistas políticos, que fizeram plantão na Gororoba, e afirmam sem ter medo de errar, que a única foto que não foi possível conseguir, foi a do atucanado Pavan com o secretário de Planejamento e fecibuqueiro de plantão, Auri Pavoni (ex-DEM e indo para o PMDB).
Do Pirica
Auri, indo para o PMDB, será, sem sombra de dúvidas, o candidato do Pirica. Com isso, quem deve ficar chupando o dedo, será, purexemplo, o presidente da casa do Povo, o cara de vampiro italiano, Nilson Probst (PMDB). Esse, se conseguir se reeleger vereador, tem que ficar contentinho, porque depois que assumiu a cadeira estofadinha da presidência, anda apagadinho, apagadinho... Qui dor!
Auri e Leonel
Auri e Leonel podem protagonizar uma disputa interessante na Maravilha do Atlântico, realizando o feito de se lançarem ao mar para a sucessão do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). Acho que, no momento, são os nomes mais fortes para a disputa. Alguém duvida?
A foto
Se alguém tiver a imagem do reencontro de Pavan e Pavoni, por favor, envie para este articulista pançudo. Os fotógrafos oficiais do evento não conseguiram tal feito. Esta imagem nem o experiente João de Souza arriscaria, com medo de queimar o filme. Taix tolo nêgo!
Quem? Perdeu de novo!
O homem pássaro, prefeito Edson Periquito, não apareceu na Gororoba. Perdeu! O problema do Pirica é que anda mal assessorado, e faz tempo... Vive cercado de puxas-sacos que não lhe deixam enxergar um palmo além do nariz. E, pior: sustenta essa gente com empregos e altos salários. Quando ele deixar o poder, será que terá essa tchurma seguirá lhe babando os ovos? Um dia o rei descobre que está nu...
Escafedeu-se
Teve secretário da prefa peixeira que não deu as caras na Gororoba, por conta de estar trabalhando pra um candidato do além-mundo e, como não se engajou em trabalhar para candidatos de Itajaí, contrariando o prefeito Jandir Bellini (PP), achou melhor ficar na sua e não aparecer em público. Qui coisa, meu povo!
