JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Normal
Na tarde de ontem, rolou informação de que a sessão de hoje da piramidal casa do povo poderia ser aberta e encerrada pelo presidente Topetudo Osvaldo Gern (PP), em virtude da homenagem ao falecimento do vereador Carlos Ely (PPS). Serão feitas as homenagens de praxe, merecidas, com a sessão tendo continuidade.
Raimundão
O governador licenciado com cara de padreco e candidato à reeleição, Raimundo Colombo (PSD), juntamente com seu vice, Eduardo Moreira (PMDB), e a pá de candidatos a deputado federal, estadual e a penca da coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar estarão no salão da Vila Operária, na noite de hoje. É o primeiro evento de peso na city peixeira e região na busca da reeleição de Raimundo.
Dobradinha
Ontem, estiveram reunidos em Itajaí Nikolas Reis (Pros), candidato a deputado estadual, e Fabrício Oliveira (PSB), que é candidato a deputado federal. A reunião foi pra acertar os ponteiros e fazer campanha casada na city peixeira e região. Os puxas alardeiam que a dupla tem tudo para dar certo, pois ambos representam renovação e mudança.
Olha o passarinho!
A dupla Nikolas Reis e Fabrício Oliveira estava bem à vontade e sorridente na foto (espia lá no blog do JC, no site do DIARINHO www.diarinho.com.br) da reunião com a militância. Os dois já foram vereadores e também candidatos a prefeito (Itajaí) e vice (Balneário Camboriú) nas últimas eleições e sabem muito bem o que o povo quer. Agora, é esperar os próximos dias para ver a campanha casada na rua.
Deu a louca no Dalçoquio?
O presidente da associação de Bombeiros Comunitários de Itajaí, Emílio Dalçoquio, quer mandar em Penha. Na manhã de ontem, 1º de setembro, o empresário da cidade vizinha deu uma de louco durante a sessão ordinária da câmara de Vereadores para defender o corpo de Bombeiros do estado. Desrespeitou vereadores, falou em voz alta e proferiu uma série de inverdades. Acabou sendo expulso da sessão.
Quem és tu?
Durante a discussão de um requerimento do vereador, Sérgio de Mello (PMDB) - que solicitava informações sobre o boato da possível instalação do corpo de Bombeiros Militares em Penha - Emílio Dalçoquio interrompeu a reunião e quase se descabelou.
Ofendeu
De pé, gritou com os vereadores e queria - a todo custo - usar a tribuna para defender os bombeiros Militares. Ofendeu, inclusive, o ex-prefeito e vereador Clóvis Bergamashi. Quem tu pensas que és?, tascou o presidente de associação.
Não, fala agora!
Mais louco que o padre do balão, Dalçoquio foi informado de que poderia falar em outra ocasião, seguindo o regimento interno da câmara. Entretanto, seu desejo precisava ser suprido naquele instante, como de mulher grávida.
Cara de mangueira
Pra ele, a Capital do Marisco negou a vinda dos bombeiros Militares e deixou de receber recursos na ordem de R$ 1 milhão em equipamentos. Entretanto, sempre que questionados sobre a garantia dos investimentos, bombeiros e Dalçóquio ficam sem respostas. Tomara que a criança não nasça com cara de mangueira...
A lenda
Tempos atrás, criou-se a lenda da vinda dos bombeiros militares pra Penha. Algum louco repleto de interesses ocultos lançou na mídia tal lenda. Inerte à segurança de Penha, do dia pra noite, o estado quis investir em um quartel na Mariscolândia.
Nunca chegou
A ideia alardeada, segundo a raça de puxas do paço, nunca chegou às mãos do prefeito da cidade, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Pouco se conhece sobre o projeto; sabe-se apenas que Dalçóquio deve possuir algum interesse, lançaram os fofoqueiros que acompanharam o barraco.
Briga das chamas
Como Penha possui um atuante corpo de Bombeiros Voluntários, a ideia dos militares seria criar uma estrutura mínima em Penha na tentativa de extinguir a corporação voluntária. A briga de posse das chamas é eterna. As corporações vivem em pé de guerra. Agora, um deles fala de um milhão de reales para gastar. Contudo, não tem papel timbrado tampouco assinatura governamental para garantir a promessa. Como diz o povão, te senta lá, Dalçoquio!
GMA-VCE
O trabalho do vereador Carlos Ely Castro, falecido no último sábado, vai permanecer eternizado na galeria do tempo. Apesar da vontade de alguns vereadores já ter se manifestado por homenagearem o policial federal aposentado, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), se adiantou e garantiu que Ely terá uma justa e merecida homenagem.
