Colunas


Artigos

Artigos

Por Artigos -

O cavalo de Troia


Cavalo de Troia é algo que você aceita como se fosse um presente, mas, na realidade, vai significar sua ruína.

Podemos qualificar como Cavalo de Troia o trecho do km 322,7 ao 535 da BR 282, incluído no projeto de concessão da BR 153. Denominá-lo como parte de uma certa “Rodovia do Frango” é um requinte de maldade!

O mapa abaixo sintetiza o mal que o conceito adotado por esse projeto de concessão encerra:

Reprodução 1

Ao colocar o trecho da BR 282 como “rabo“ do Cavalo de Troia em questão, o projeto em foco perpetra um duplo “crime” contra Santa Catarina: a) carreia para o porto de Paranaguá a carga que a indústria de Santa Catarina produz, “liquidando” com os portos de São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí e Navegantes!, b) inviabiliza, por favorecer o deslocamento de carga catarinense para a BR 153 e porto de Paranaguá, os projetos de concessão das BR’s 282 e 470! Sim, depois de consolidar Paranaguá como “nosso” porto, que carga teremos para viabilizar a concessão das BR’s 282 e 470?

O primeiro retrato dessa “garfada” nos interesses legítimos de Santa Catarina está demonstrado no mapa da PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) da BR 282 cogitado pelo Ministério dos Transportes: “comeram” um pedaço da nossa coluna vertebral (BR 282)!

Reprodução 2

Concordar com o conceito expresso nos dois mapas acima exibidos é abrir mão da identidade econômica e integridade territorial do nosso Estado!

Acorda, Santa Catarina!

Em tempo: Por ironia, vale frisar que isto já aconteceu no até hoje frustrado projeto da Ferrovia Litorânea de nosso Estado. É o tema do interessante trabalho da Professora Sara Regina Silveira de Souza, “A D. PEDRO I RAILWAY – Sebastião Antônio Rodrigues Braga e a Ferrovia Desterro-Rio Grande”: o Visconde de Barbacena, valendo-se de seu prestígio no Brasil Império, obteve a concessão do trecho da Litorânea que corresponde à Estrada de Ferro Tereza Cristina, inviabilizando o restante do trecho. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🚒🚧 TRÂNSITO CAÓTICO! Feriado virou pesadelo pra quem pegou a BR 101 nesta sexta! Um carro pegou fogo ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

BRASiL

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo



Colunistas

Léo Cordeiro na mira

JotaCê

Léo Cordeiro na mira

Viva a Taís!

Coluna do Ton

Viva a Taís!

Terra de condenados

Coluna Esplanada

Terra de condenados

Feliz Páscoa!

Charge do Dia

Feliz Páscoa!

Ajustes na base governista

Coluna Acontece SC

Ajustes na base governista




Blogs

Energisa Búzios Sailing Week define campeões de 2025 em dia de vento forte

A bordo do esporte

Energisa Búzios Sailing Week define campeões de 2025 em dia de vento forte

Cadê?

Blog do JC

Cadê?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.