JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Previsão do tempo
Com a chegada de setembro e a aproximação do pleito de 2 de outubro a previsão é de fortes rajadas, tempestades e raios para todos os lados. Na internet já circula farto material satirizando ou martirizando candidatos. As assessorias jurídicas estão a mil e deveremos ter em breve notícias de ações de todos os lados. O bicho promete pegar. Ui!!!
Os candidatos a prefeito de Itajaí participaram de dois debates: da rádio Menina FM (foto) e da Ric Record Itajaí. O que esquentou o clima eleitoral...
Os petardos
Contra o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) circulam as velhas gravações da vaca e do frango, do pão e circo, além de acusação de que teria abandonado a cidade durante a enchente de 2008, acusação, aliás, feita por ex-inimigos e atuais apoiadores de sua campanha.
Meu paipai
Contra a BBB Anna Carolina (PSDB) a acusação é de que quem vai administrar a cidade, caso se eleja, é o pai dela, o advogado João Martins. Famoso pelas opiniões fortes e falta de papas na língua. Sobrou pra Anna. Corre também a acusação sobre o destempero da moça, que tem como significado de um dos Bês que lhe coloquei no apelido, BBB, o fato de ser bocuda ou barraquenta?!
Quem é?
Contra João Paulo (PP) o que pega é ser desconhecido e do partido do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Então jogam nas costas dele o fardo do continuísmo e ironizam a já famosa proposta dos barcos que ele quer usar para fazer transporte fluvial na cidade. Saiu dia desses uma montagem de uma gôndola navegando pelo Itajaí-Mirim. Ai que dor!!! João, quando fala, mostra preparo.
Estranho
Outra situação estranha no debate é que Volnei e João Paulo não entraram em rota de colisão. Procuraram centrar fogo no lombo da BBB Anna Carolina. O que acentua pra muitos (oh, raça de linguarudo!) a bendita da coligação branca aventada desde o começo da eleição. Hummmm...
Debate na Record
Mal acabou o debate promovido pela TV Record, no sábado à tarde, os puxas das três coligações que disputam à prefa de Itajaí, saíram alardeando a vitória de seu candidato. Acho que ganhou a democracia. Ver os candidatos apresentando suas propostas ou mesmo batendo boca é melhor do que a apatia política de até então.
Se liga
A eleição começou! E o que mais assustou os que já se achavam eleitos, na pesquisa da Avantis, divulgada na semana passada, e muito contestada por todos os lados, foram os 82,2% de entrevistados que ainda não tem candidato. O que significa uma eleição totalmente aberta ainda. Ou não?
Sem prestígio
O vereador e presidente do Solidariedade peixeiro, Osvaldo da Mancha Branca Mafra, parece que anda sem prestígio na coligação da galega Anna, onde seria um dos coordenadores. Foi barrado no portão da RIC Record. Seu nome não constava da lista dos que tinham acesso ao debate. Oh, dor! Oh, vida!
Sozinho
O barbudinho Volnei Morastoni chegou sozinho ao cara-a-cara dos candidatos a paço da Vila Operária. Os linguarudos de plantão lascam que Volnei naquele seu eterno jeito de ser nem abriu o vidro do carro pra falar ou acenar para o povo. Qui coisa, meu povo!
Limitada?
Apoiadores da campanha do João Paulo andam tiriricas da vida com a coordenadora da campanha, a dama de ferro, Eliane Rebello (PSD). Reclamam que a mulher seria limitada e, que até pra arrumar cadeiras e mesa para o comitê de campanha, não conseguiu. Imagina o resto... E que os bagrões Tarcízio Zanelatto, Flavio Farias, Aguinaldo dos Santos se estrebucham muito mais que Eliane. Ai, ai, ai que dor!
Verde Vale
No mês de outubro faz três anos que nasceu o movimento emancipacionista da antiga estrada de Brusque, com o intuito de chamar a atenção para os problemas da zona rural e propor a criação de um novo munícipio, que já tem até nome. Um grupo de abnegados, comandados pelo Vendelino Raimondi se estrebuchou. Agora tem candidato a vereador que nunca fez nada, querendo lucrar eleitoralmente em cima. Que vergonha.
Não pede
O ex-vereador Marcelo Werner (PCdoB) que se converteu à igrega Adventista não participa e nem faz pedincho de votos no sábado. Os adventistas pregam que o sábado deve ser um dia de descanso e, portanto, desde o pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, Marcelo se resigna a não correr atrás de votos.
Não é mais candidato
Como a coluna anunciou no finde, o prefeito Claudemir Matias (PSB), o Espiga, pegou o bonéu e não é mais candidato a prefeito da Barra Velha. O receio de Espiga era de que tivesse sua candidatura cassada em pleno pleito eleitoral.
Num phode!
Matias se deparou com a lei que diz que não pode um carinha ser candidato pela terceira vez consecutiva, já que o período de 11 meses em que ele sentou na cadeirinha de prefeito, quando era vice do turco Samir Mattar (PMDB), acabou entrando nessa continha enrolada do TRE. Há quem diga que Matias teria em mãos pareceres jurídico que garantem que mesmo se corresse a eleição, poderia cair a qualquer momento.
Tudo anuviado
Com a desistência do Espiga, a chapa da coligação PSB, PR, PPS e PDT fica ao deus-dará, e teve de escolher um substituto às pressas. Com um quadro totalmente anuviado, o cabeça-de-chapa será o candidato à vice e atual vereador Douglas da Costa (PR), outro arquirrival de Eurides.
Quatro em um...
Tem pelo menos quatro nomes para se pinchar na candidatura à vice: a candidatura da vereadora Marsiléia Reitz, a Léia da Banca (PSB), o candidato à reeleição e também vereador Natanael Izidório (PSB), o ex-vereador Roberto Bengo dos Santos (PPS) e o comerciante Babico (PR).
Caminhada
A coligação Balneário de Novas Ideias promoveu no sábado a primeira grande carreata do 40, no tradicional bairro da Barra. No início estava prevista caminhada, mas nem a chuva impediu que Fabrício Oliveira (PSB) e Carlos Humberto (PR) estivessem na linha de frente, cumprimentando os eleitores e apoiadores. Mais de 250 carangas participaram, segundo os olheiros de plantão.
Chuva
Em virtude da previsão de um grande volume de chuva no domingo, o primeiro comício do PMDB foi transferido na capital da pedrada e do ex-do tiro ao vereador. O encontro de filiados e simpatizantes da candidatura de Élcio Kuhnen e Ramon Jacob será no bairro Rio Pequeno, na quarta-feira, dia 7, às 15 horas. É um momento que estamos aguardando com muita ansiedade, mas queremos fazer uma grande festa, o que não será possível com toda a chuva que está prevista, explicam.
Fogos
A decisão do PMDB e dos partidos coligados de não utilizar fogos de artifícios em comícios foi bem recebida pela comunidade de Camboriú. Os candidatos explicaram a decisão em vídeo publicado nas redes sociais.
