JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Escamosos silenciosos
Além de revitalização do porto como mola mestra da economia de Itajaí, onde todos os candidatos a prefeito tem propostas pra que volte a ser o porto cinco estrelas do Brasil, não escutei os postulantes fazerem propostas relacionadas à pesca.
O candidato a prefeito, Volnei Morastoni (PMDB), acompanhou no fim de semana o treino do time de futebol americano da cidade, o Itajaí Dockers
A candidata à reeleição em Bombinhas, a bonitona Paulinha da Silva (PDT) e seu vice Paulinho Dalago Muller (PTB), bateram pé em Canto Grande com seus apoiadores
Anzol da esperança
Itajaí conta com uma secretaria da Pesca. É de suma importância discutir o tema. Não se pode lavar as mãos e deixar que a secretaria Nacional da Pesca e o Ministério da Agricultura resolvam tudo. O ano que se encerra mostrou as dificuldades enfrentadas pela indústria e pescadores. Basta lembrar a proibição da captura da tainha por dezenas de embarcações, o que trouxe prejuízo e também desemprego.
Rumor
O rumor entre pescadores e industriais é que tem muita gente envolvida com os escamosos que pretende se mudar de Itajaí para a região de Laguna, onde encontrariam melhores condições de trabalho e apoio municipal para exercer a atividade. Algo que deve ser debatido e estar dentro da pauta de propostas dos postulantes ao paço da Vila Operária.
Bobagem
Os discursos dos emplumados de que a candidata à prefeita Anna Carolina (PSDB) não tem cargos comissionados fazendo volume nas suas caminhadas, ao contrário do governista João Paulo (PP), é uma bobagem sem tamanho. Querem forçar uma barra de que os cargos comissionados seriam obrigados a pegar no pau da bandeira e gastar sola de sapato no pedincho de votos do João Paulo (PP).
Lógica
Não tem cargos comissionados nas caminhadas dos tucanos Emilio Vieira (PSDB) do outro lado da vala, em Navegantes? Ou do candidato Márcio Rosa (PSDB) da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú? Duvido!
Sou contra...
...forçar quem quer que seja a bater palmas e pé pra candidatos porque tem cargo comissionado. Agora, acredito que exista muito mais o desejo de manter seu posto de trabalho, e isso vai do cargo comissionado aos seus familiares e amigos, que se sentem na obrigação de estar nas caminhadas, do que obrigatoriedade. Afinal, quem tem cargo quer permanecer.
Farinha pouca
Alguns leitores têm questionado este socadinho escriba sobre os posicionamentos da dama de ferro, Eliane Rebello, nas redes sociais. Eliane, quando teve o PMDB invadido pelo que chama de golpe morastônico, muito vociferou contra Volnei, principalmente pela forma agressiva como tratava as mulheres. Leia-se episódio lamentável dos áudios da operação influenza quando Volnei chamava a sua vice de vaca.
Mudou de ideia?
Agora, quando a vítima dos ataques é minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), com quem Eliane tem suas diferenças por conta de denúncias que responde junto ao Tribunal de Contas e no Ministério Público, a dama de ferro tem se posicionado de forma diferente. Será que Eliane pensa mesmo que só quando é contra ela que vale? Aí fica difícil.
Estivadores da bola
O candidato Volnei Morastoni (PMDB) acompanhou no fim de semana o treino do time de futebol americano da cidade, o Itajaí Dockers (estivadores em inglês). Os atletas ouviram as propostas para o futuro do esporte itajaiense. Volnei disse que pretende incentivar todas as modalidades, pois acredita que é da massificação, da presença de crianças, jovens e adultos de todas as comunidades, que surgirão os talentos.
População é favorável
Os puxas do candidato peemedebista a prefeito de Itajaí alardeiam que é praticamente unânime o apoio popular ao compromisso do barbudinho, Volnei Morastoni, de implantar a guarda municipal armada, aliada a um sistema de câmeras de monitoramento, trabalhando de forma integrada com a polícia no combate ao crime em Itajaí.
Favoráveis
Volnei destacou que esteve recentemente no Limoeiro, Itaipava, Cordeiros, São Judas e São Vicente. Todos os moradores com quem conversou foram favoráveis à proposta. Se a população aumenta e o policiamento diminui, é preciso tomar uma atitude imediata. Não dá para ficar só esperando. A guarda é viável. É a solução e nós vamos fazer, disse Volnei.
Debate na Penha
A Pérola, rádio comunitária da Mariscolândia, promoveu sábado de manhã um debate entre os três candidatos a prefeito de Penha: Aquiles Costa (PMDB), Felipe Schmidt (PSD) e Júlio Lanches (DEM). Mas só dois deram as caras.
Dificuldade pra falar
O candidato do governo, o chapeiro Júlio Lanches, não foi. Mandou um representante do DEM pra dizer que já tinha uma caminhada marcada pro mesmo dia e horário. Ficou feio pra ele. Uma semana antes, a rádio entrevistou os candidatos separadamente.
Hilário
Quem ouviu a entrevista do Júlio deu muita risada. Ele não sabia responder as questões, dava voltas e voltas e só falava bobagem. Parece que depois do debate, a imagem dele ficou arranhada na city marisquenta. Passou a ser chamado de Júlio, o Arregão. Meu Pai eterno, que gente bocuda!
O embate
A missão do debate sobrou para o Aquiles e pro Felipe. Logo no começo, o candidato Aquiles partiu para o ataque: acusou o pai do assessor do Felipe de atacá-lo nas redes sociais. Ficou estranho pacas. O cara é candidato a prefeito de uma cidade e tá baita incomodado com o que tão falando dele no feice. Parecia rapax pequeno reclamando pra mãe dos amiguinhos.
Teve resposta
Felipe disse que o Aquiles tem a mania feia de falar mal do pai dos outros e deveria se preocupar mais em oferecer propostas concretas para a cidade. Concordo: ficar jogando a família dos outros na briga política é muita sujeira mesmo. E ainda faltam mais de duas semanas para a eleição. Será que o caldo vai engrossar na Penha?
Privilegiados
Este articulista recebeu e-mail de candidatos tucanos ao parlamento da Maravilha, se queixando do tratamento diferenciado, digo, privilegiado, que tem tido alguns candidatos do partido, em espacial um que já seria vereador e outro que é da família do Coronel, digo, do Leonel Pavan.
Trabalho
O homem pássaro, prefeito da Maravilha do Atlântico, Edson Periquito (PMDB), andava meio sumido dos holofotes midiáticos e também das redes sociais, onde Piriquito ou sua assessoria, incorporaram o espírito eleitoral e tem mantido postagens diárias sobre os seus candidatos. Em uma que vi hoje, o prefeito ave havia postado um vídeo bem no horário de trabalho, cerca de 15h30. Ou deve estar sem trabalho na prefa ou muito envolvido na campanha?
