JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Indeferido
A juíza da comarca de Piçarras, Regina Aparecida Soares Ferreira, negou o pedido da coligação do candidato a prefeito de Penha, Aquiles da Costa (PMDB), que pedia direito de resposta no espaço deste socadinho escriba, por notas publicadas questionando a prestação de contas do Parlanada, ops, Parlamfri.
A candidata dos zoios verdes à prefeita de BC, Jade Martins (PMDB), se reuniu com moradores do bairro dos Munícipios
Apoiadores do candidato a prefeito de Itajaí João Paulo (PP), estão animados com o crescimento da candidatura depois que Bellini mergulhou na campanha
Aberto
A coluna cobra a prestação de contas da entidade há vários anos. Cobrei de Aquiles, que dirigiu a instituição, também já cobrei do Dão Koedermann (PMDB), do Robertinho Junior (PMDB) e de todos os ex-presidentes que passaram pelo cargo...
Espaço democrático
A cobrança é porque entendo que seja tarefa do político prezar pela transparência dos seus atos. Nenhum dos ex-dirigentes havia me questionado judicialmente, porque o espaço sempre esteve aberto para o contraditório, embora alguns não tenham utilizado.
Favorável
Realmente existe um processo em andamento na justiça que investiga as contas do Parlaamfri, conforme relato deste espaço. A juíza embasa a decisão com a doutrina do TSE, que afirma que o direito de resposta só pode ser usado quando se configurar que a informação publicada for inverídica ou caluniosa.
Não concedeu
A Justiça Eleitoral não deu guarida porque não entendeu que os comentários do escriba foram caluniosos ou que a informação divulgada fosse inverídica. Defendo a verdade e a liberdade de imprensa acima de tudo. E agradeço a credibilidade que gozo entre os leitores.
Grupo pensante
Ontem de manhã estavam reunidos os coordenadores da campanha a prefeito do João Paulo (PP) e seu vice, Artur de Jesus. Sentaram para um papo a dama de ferro, Eliane Rebello, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, o ex-prefeito bigodudo, Amílcar Gazaniga, e o Antônio Ayres, entre outros.
Ganhando corpo
A avaliação do grupo pensante da candidatura do João Paulo é que a campanha vem ganhando corpo e se fortalecendo cada vez. Estão certos do ritmo e creem na vitória em 2 de outubro.
Caminhada
Diz que o próprio presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Gelson Merísio (PSD), tem procurado uma data para vir a uma caminhada em Itajaí, o que atesta a importância dessa eleição no cenário estadual.
Foguete...
O conhecido Fernando Dantas, o Fernandinho Dantas (PMDB), que andou soltando foguete pra todo lado, como paladino da moral, lei e ordem, teve a sua candidatura indeferida. Dantas teve uma condenação criminal, transitada em julgado, cuja punibilidade foi extinta em 11/11/2014, e é considerado inelegível até 10/11/2020. Oito anos após o cumprimento da pena.
...molhado
Fernandinho fez a alegria das revendas de fogos de artí- ficio nos últimos anos. Ao saber de uma operação do Gaeco, corria pra soltar foguetes em frente a prédios públicos de Itajaí, sempre com discurso carregadode chavões morais, como um paladino da justiça. Há quem esteja curioso pra saber qual a bronca que respondeu o fogueteiro...
Dalmolin
Uma das apostas fortes do PMDB de Itajaí é Vanderley Dalmolin, que reforça a campanha no meio rural, especialmente na região da Itaipava, onde mora há 49 anos. Convidado pelo partido a retornar, após disputar duas eleições pelo PP, Dalmolin diz aos quatro cantos que no PMDB a família sente-se em casa. A dona Xuxa e o seu Lula, pais do Dalmolin, também estão na campanha.
Primeiro os meus
O candidato a prefeito, barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) tem dito sem ficar vermelho que fará um governo técnico, mas fuçando nas publicações legais da city peixeira, em seu primeiro ato de governo, no dia primeiro de janeiro de dois mil e cinco, pela portaria 0193/05, nomeou seu filho Thiago da Silva Morastoni (PMDB) como assessor da secretaria de governo. Daí...
Fazer direitinho
A coligação da BBB Anna Carolina (PSDB) e seu vice, Maurílio Moraes (PR), teve duas decisões favoráveis da dona justa eleitoral. Ontem (13), o juiz determinou que o candidato Volnei Morastoni adeque seus programas e inserções de acordo com o que prevê a lei.
Pirotécnicos
Os vídeos estavam usando apresentadores e efeitos especiais a mais do que o permitido. A legislação prevê que esse oba-oba não pode ultrapassar 25% do tempo do programa. Caso os programas não sejam adequados, a multa será de R$ 10 mil para cada transmissão.
Pesquisa
A outra decisão favorável à coligação da galega foi a impugnação de uma pesquisa eleitoral. A amostra foi encomendada pela Rádio Objetiva FM e, seria realizada, pasmem, por uma agência de publicidade, a Diagrama Publicidade, de Curitiba.
Desacordo
A bendita pesquisa impugnada estava em total desacordo com a resolução 23.453/15. Tinha, por exemplo, diferença de distribuição da amostra por gênero um detalhe que causa distorção significativa nos resultados.
Base
A coligação das Novas Ideias, que já lançou base política por toda a Maravilha, promove nesta quarta-feira a inauguração de mais uma Base 40, desta vez na área central, na avenida dos Estados. O evento é aberto ao público e tem início a partir das 19h. Fabrício Oliveira e Carlos Humberto devem apresentar suas propostas aos eleitores no local.
Estranho
A eleição deste ano está mais estranha que bala de goma rançosa. Parece até que, além da mudança na política, está acontecendo uma mudança na forma de se chegar ao eleitor e pedir o voto. Candidatos barulhentos estão sendo rechaçados pelos defensores dos animais, enquanto os ambientalistas podam os que sujam o chão e as paredes. Tem eleitor para todos os gostos e tem político em sintonia com estas transformações.
Reconheceu
O vereador e candidato a reeleição na Maravilha do Atlântico, Moacir Schmitt, o Moacir da Antártica, em contato com a coluna reconheceu que integrantes da majoritária da campanha do candidato a prefeito Leonel Pavan (PSDB) e seu vice, Fábio Flor (PP), tem trabalhado para dois ou três candidatos a casa do povo.
Não sou eu!
Contudo, Moacir quase parodiou a música do rei Roberto Carlos ao afirmar que um dos que estão sendo ajudados não é ele. Esse cara não sou eu!, lascou. Apesar de ser o único vereador eleito entre os emplumados no último pleito, Moa diz que o seu partido não tem ajudado na sua campanha à reeleição.
