JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Efeito Jandir
A presença do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), nos programas do candidato João Paulo (PP) está incomodando os adversários
A candidata a prefeita BBB, Anna Carolina (PSDB), tá gastando sola de sapato no pedicho de votos
Bocudos que acompanham as pesquisas internas dos partidos confirmam que a entrada do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), na propaganda eleitoral de João Paulo e Artur de Jesus acentuou o crescimento da intenção de votos para a dupla governista.
Percepção
Como pesquisa interna é como cabeça de bacalhau, todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu, uma forma de confirmar essa percepção são as tentativas oposicionistas de tirar Jandir do programa eleitoral, através de ações na dona justa eleitoral. Ai que dor!!!
Banditismo
Figura ligada a um candidato a prefeito da região estaria indo a adversários políticos e os ameaçando de morte. O fato teria sido gravado. Medidas judiciais e de proteção estariam em curso. Lamento que tal atitude esteja acontecendo. Tal fato merece repúdio de todos!
Engasgou...
A coligação do candidato a prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), entrou na dona justa eleitoral questionando o jantar realizado pelos tucanos no chicoso castelo MonteMar, no cocuruto do Morro da Cruz, pra arrecadar fundos pra campanha no dia 30 de julho. O valor de quinhentos reais provocou a ira dos opositores.
Improcedente
A dona justa considerou a bronca da turma do Volnei improcedente. Na época, na coluna do dia 01 de agosto, este socadinho escriba batucou as notas abaixo:
Agora pode
O PSDB de Itajaí emitiu nota oficial afirmando que o jantar estava em conformidade com a justiça eleitoral, inclusive com a nova legislação, que exige arrecadação de pessoas físicas. A galega Anna Carolina também foi para as redes esclarecer que o evento é legítimo e mandou nos dedos dos opositores: Quem não vive de propina, precisa pedir ajuda das pessoas que acreditam no projeto.
É para todos
Todos sabemos que uma campanha não se paga com vento e o modelo por adesão deve ganhar mais evidência no novo sistema eleitoral. Seria interesse, prudente e moral fazer uma bela prestação de contas do jantar.
Antes não podia
Em 2008, o então candidato à reeleição, vermelhinho barbudinho Volnei Morastoni, teve um evento cancelado pela dona justa, onde cobrava mil reais por pessoa e prometia um carro e uma moto para sorteio. Os prêmios foram apreendidos e Volnei levou uma baita multa na espinha.
Modal
No domingo, os candidatos da coligação Balneário de Novas Ideias, Fabrício Oliveira (PSB) e Carlos Humberto (PR), participam de um grande evento multi modal, (caminhada, bike, skate e outros meios de transporte alternativo), na avenida Atlântica, com concentração na Barra Sul, às 10hs, e o trajeto deve seguir até o Pontal Norte.
Debate
Os quatro candidatos a prefeito da Maravilha do Atlântico estiveram cara a cara, ao vivo, na TV Litoral Panorama, na noite de quarta-feira. Na opinião deste socadinho escriba, o professor Luiz Ozawa (PSol), apesar de ser muito radical na ideologia do partido da foice, foi também radical nos questionamentos dirigidos aos adversários e cresceu no debate.
Casa
Apesar de sentir em casa por ser dono da emissora, a imparcialidade foi notória entre a organização e o mediador, jornalista Calebe Moreno. O ex-prefeito Leonel Pavan (PSDB) solicitou ao jurídico que interferisse para tirar o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), que estava atrapalhando nas respostas do Coronel, digo, Leonel.
Bastidores
Nos bastidores se ventila que o Pirica fazia caretas, enquanto Pavan respondia, numa tentativa de se cobrar dos atos feitos pelo atucanado no passado, quando disputou com o galego Rubens Spernau (PSDB), durante um debate na mesma emissora. Apesar do enfrentamento pesado no estúdio e no ar, Pavan e Periquito se abraçaram e estenderam um longo cumprimento ao final do debate.
Estratégia
Também nos bastidores se comenta que o Pirica, além de ter sido uma das três pessoas permitidas no estúdio para assessorar cada candidato, tinha como estratégia a sua aparição na linha de frente, numa tentativa de evitar os ataques ao seu governo. A presença do alcaide acabou suscitando a adversidade histórica entre Pavan e Periquito, deixando Jade em uma tremenda saia justa e neutralizando a presença do Fabrício no local.
Radical
Por fim, acho mesmo que se teve um vencedor foi o Japa, o professor Ozawa. Ele faz reflexões didáticas e apresentou conhecimento acadêmico sobre diversos temas, embora também tenha derrapado um pouco na radicalismo ao falar que tem que devolver a cidade ao povo. Preciso analisar essa temática com mais calma e com o auxílio dos universitários.
Contrato de gestão
O desassossegado vereador Luiz Carlos Pissetti protocolou na câmara de vereadores de Itajaí o projeto de lei que pretende institucionalizar o contrato gestão na administração municipal. Ocorre, porém, que o projeto tem encontrado resistência pela maioria das excelências excelentíssimas, já que os mesmos entendem que o projeto irá engessar os gestores públicos;
Contra?
A raça de linguarudos de plantão alardeia que, inclusive assessores dos candidatos ao paço da Vila Operária, tem demonstrado serem contra o projeto. Mas a pergunta que fica é: por que os nossos heróis legislativos e próceres próximos aos candidatos a prefeito são contra um projeto que quer colocar método, meta e produtividade para o executivo local?
Será que será?
Será apenas que na visão deles, embora o discurso de modernização seja constante em seus programas, que tudo deve ficar do jeito que está para poder acomodar os incompetentes e despreparados para exercerem funções públicas?
Bom
Bizolhei o projeto e acredito que é bom para a city peixeira, afinal o que a sociedade pede é transparência e eficiência na coisa pública. É de se pensar, não acham?
Na lida
A radialista e candidata a vereadora Inalda do Carmo (DEM) tá de porta em porta, subindo e descendo morro em Camboriú, na busca dos votos. Inalda está animada e acredita que a sua legenda tenha possibilidade de eleger três vereadores.
Debandada
Depois de Osmar Zimmermann (PMDB), irmão do candidato a prefeito da Barra Velha, Valter Zimmermann (DEM), se pinchar pro lado do candidato a prefeito João Régis (PP), e do até então pré-candidato a vereador Jorge Cunha (PSD) também desembarcar da coligação do 25, abandonando a candidatura e abraçando a coligação do PP, a debandada promete seguir na Barra Velha.
