JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Reta final
A menos de duas semanas da eleição, os ânimos se acirram e o perfil de cada candidato já está praticamente consolidado. Apesar disso, no rol de análises internas que circulam, chama atenção o número de indecisos e de quem afirma que não vai votar em ninguém; sinal de desinteresse na política. Infelizmente.
Uma frase
No anedotário que cresce, um gaiato da boca larga, resolveu definir cada candidatura de Itajaí numa frase. Para ele a frase que define a candidatura de João Paulo é Meu nome é João Paulo. E as frases que definem as candidaturas de Volnei e Anna Carolina, respectivamente, são: Eu não sou Volnei Morastoni, e Eu não sou Anna Carolina.
Explicações
Para este malacabado, a campanha do barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), buscou desconstruir tudo o que havia no imaginário coletivo sobre Volnei. Que ele era birrento, que seu governo se envolveu em operações da polícia Federal, que ele fugiu durante a enchente de 2008 e até sobre sua prole extraconjugal.
Dispois
Na segunda parte da campanha, o mote é mostrar obra, obra e obra, inclusive assumindo para si ações apresentadas por opositores, como equipar o Centro de Imagens com ressonância magnética, tomografia e aparelhos de imagens sofisticados. Volnei se comprometeu também em fazer uma guarda armada com 150 servidores municipais. Pelo amor de Deus!
BBB
Já a tchurma da galega Anna Carolina (PSDB) percebeu, depois do primeiro debate da Record, que o perfil faca nos dentes da minha musa não agradava o eleitorado. E que confirma o dito de que o povo gosta que falem mal, mas não gosta do tom forte.
Acalmou
A partir de então, o programa eleitoral da Anna mudou. Ela parece madre Tereza de Calcutá de tão calma. Quer mostrar que ela não é ela? E até pintou programa da família falando bem da candidata. Mas se a família não falar bem, quem vai falar?. Resta saber se ela segura as emoções até o fim da campanha, porque há quatro debates, ao vivo, até o dia da eleição: Record, TVBE, Rádio Band FM e da Rádio Univali.
Desconhecido?
Já o novato, o polido João Paulo (PP), passou a campanha toda se apresentando: Meu nome é João Paulo, mas ele continua desconhecido para boa parte do eleitorado...
Colando
Esse problema vem sendo resolvido pela equipe de campanha, grudando Jandir nele. O que provocou - ainda segundo a raça de linguarudos e puxas de plantão-, uma melhorada nos índices do candidato. Ai Jisus!
Todo mundo se pinchando
Na coligação do PSB de Barra Velha, que era até então liderada pelo candidato à reeleição, Claudemir Matias, a impugnação de sua candidatura causou mais uma penca de estragos. Com a troca de Matias por Douglas Costa (PR), que era seu vice e assumiu como candidato a prefeito, a maioria dos candidatos e apoiadores do 40 já estariam se carcando para a coligação encabeçada pelo PP.
Vai de 11
O empresário Charles Izidório, por exemplo, já anunciou apoio ao progressista João Régis. Ele é mano do vereador Natanael Izidório (PSB), mas não embarcou na troca de candidatos, e vai de 11 na capital catarinense do pirão.
Cabeça branca
O candidato a prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Altamir Montibeller, o cabeça branca (PSD), visitou o socadinho escriba. Montibeller deixou seu plano de governo, enfatizando o que foi feito, ouvindo a comunidade. Montibeller propõe um governo democrático, onde o camboriuense tenha voz.
Plano de governo
O plano do candidato destaca pontos cruciais com ações na Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Habitação, Desenvolvimento Econômico Sustentável e de Inovação, Infraestrutura, Trânsito e Mobilidade Urbana, Segurança, Saneamento, Ação Social, Apoio aos Portadores de Deficiência Física, Agricultura, Meio Ambiente (ufa!), entre outros.
Cor
Estranhamente este articulista pançudo andou notando a mudança de cor de alguns candidatos ao legislativo da Maravilha do Atlântico. A vereadora Mariza Zanoni (PT) trocou o vermelho tradicional da sigla por uma cor mais leve e adotou o rosa. O vereador e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (PMDB), deixou de lado o verde periquito e o vermelho do manda brasa e agora azulou.
Oculto
Roberto bem claro Souza Júnior (PMDB) também deixou de lado as cores tradicionais da militância do MDB de guerra e usa uma cor laranja. Tanto Roberto Souza, quanto Nilson Probst, tem o nome do prefeito bem pequenininho, só para cumprirem acordo da coligação, porque nem a majoritária tem tocado no nome do alcaide Pirica. Porque será, hein?
Não viu nada
No debate que teve na TV Panorama, na semana passada, a bela candidata a prefeita, Jade Ribeiro (PMDB), levou questão espinhosa pela frente. Perguntaram como ela explica a sua permanência durante sete anos no hall de entrada do gabinete do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), sem ter percebido que gente muito próxima ao alcaide psitacídeo estava aprontando.
Novo
Jade, que parece não ter percebido qualquer indício de corrupção ou outros fatos que levaram o GAECO aos altos da Dinamarca há dois anos, respondeu que seu governo era o novo.
Irregular
O juiz da 103ª Zona Eleitoral da Maravilha, Roque Cerutti, julgou procedentes três representações por propaganda eleitoral irregular, como divulgou o DIARINHO ontem. Das decisões cabe recurso ao TRE-SC e ao TSE. Em uma das ações, a Coligação A Mudança Precisa Continuar do manda brasa, representou a Coligação tucana, Balneário Camboriú Merece Mais por fixação irregular de bandeiras de publicidade do Partido da Social Democracia Brasileira em bens particulares.
Bandeiras
Em outro caso, a Coligação Balneário de Novas Ideias que tem na frente o PSB, representou Leonel Pavan, Fabio Flor e a Coligação Balneário Camboriú Merece Mais pela fixação de bandeiras em residências particulares e em bens de acesso comum ao público, por se observar que as bandeiras estão afixadas em imóvel particular, sendo que neste somente é permitida a propaganda por meio de adesivo ou papel de até 0,5m2.
