JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fugiram do debate
O Conselho Municipal de Saúde (Comusa) realizou na noite de quarta-feira, no salão paroquial da igreja do São João, um debate com os candidatos a prefeito de Itajaí. Tema importantíssimo e que merece a atenção de todos.
Prioridade
A saúde é apontada pela população peixeira como prioridade número 1, mas dois candidatos não deram bola para o importante tema. Somente o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) apareceu para o debate. A minha musa, Anna Carolina (PSDB), que mora ali pertinho, e o polido João Paulo (PP) não deram as caras.
Tinham confirmado
Durante o debate, que acabou virando entrevista, os membros do Comusa esclareceram que agendaram com os candidatos há mais de 20 dias e que, na oportunidade, todos confirmaram presença. Volnei respondeu aos questionamentos dos conselheiros e do público presente, e saiu aplaudido.
Saúde
Uma pena os dois outros candidatos não terem dado atenção. Dizem as más línguas (arreda, raça de linguarudos!) que faltou coragem para Anna e João enfrentarem questionamentos de um grupo de especialistas em saúde. Será? Ai, ai, que dor!
No Cidade Nova
A próxima grande caminhada do candidato Volnei será neste sábado, a partir das nove horas, na rua Sidnei Schulze, no bairro Cidade Nova. A concentração é atrás da rodoviária de Itajaí e o pessoal da coligação A Mudança que Itajaí Precisa (PMDB, PDT, PPS, PV e PEN) espera mais de 2000 participantes.
Loucura!
Outro dia, um aloprado ligado à um candidato a prefeito da região, teria sido gravado ameaçando de morte um cidadão por conta de questões políticas. Agora, um candidato a vereador da região, supostamente ligado ao grupo criminoso, estaria ameaçando de morte quem não o apoiar em sua candidatura. Se botar uma plaquinha na baiuca, tá correndo risco. Meu Pai eterno, que loucura!
Rango na sexta
Toda sexta-feira, na antiga Frigovale, rola almoço com candidatos a vereador, apoiadores da campanha do candidato a prefeito, o polido João Paulo (PP) e coordenadores de campanha. Apesar da comilança pra entrosamento e troca de ideias já acontecer há algum tempo, tem candidato que ainda não deu as caras...
Arregaçou as mangas
Boa parte das verduras e carnes usadas no rango oferecido aos candidatos vem da propriedade do secretário de Obras e presidente do PP peixeiro, o narigudo Tarcízio Zanelatto. Após o trabalho, Zanelatto tem arregaçado as mangas na busca de votos para a coligação governista. Enquanto alguns reclamam e nada fazem, Zanelatto trabalha, como sempre.
Denúncia
Uma candidata a vereadora de Itajaí teria sido denunciada ao Ministério Público por conta de suspeitas em cima de seus cabos eleitorais que lotam a secretaria da Educação e da Saúde, mais precisamente o PSF (Programa Saúde da Família) e das CEIs (Centros Educacionais Infantis). Poderiam estar utilizando o cadastro dos pacientes e pais de alunos para promover reuniões de pedincho de votos.
Uiii!!!
Nos últimos dias há desconfiança e o falatório tem crescido. Isso é grave. Pode resultar em sérias punições para os atores deste crime, bem como para a candidata, culminando com a impugnação ou até a cassação.
Pegou mal
A fala na propaganda eleitoral do candidato a vereador, Célio Cardoso, o Célio Bananinha (PT), virou mal estar na turma vermelhinha. Não acredito em promessa de político, só sei que o salário será melhor do que vender bananinha. Será que o Pão Bananinha se acha o Tiririca?
Velho ou novo?
Nesta semana aconteceu a última entrevista com os candidatos a prefeito de Navega City. O Lino (PMDB) foi sabatinado na Associação Empresarial (ACIN) e pregou o discurso de uma nova política. Só não deu pra entender isso... 15 anos de política ainda é novo? Lino tá na teta desde 2001, quando foi secretário de Obras. Ou será que ele vai romper com tudo e começar do zero? Será?
Puxadinho
Lino é entisicado e não deixou de criticar o prefeito Bob Carlos (PSDB). Quando questionado sobre a composição das secretarias, lascou que não fará o loteamento do seu governo e não pretende trazer nenhum vereador para ocupar secretaria. O bocudo ainda disse que o Legislativo é um puxadinho do paço municipal. Eitcha!
Depósito de crianças
E o candidato pemedebista não parou por aí. Lino pretende, se eleito, planejar a educação do outro lado da vala, não ficar fazendo casinhas de madeira. Hoje, segundo ele, é mais maquiagem do que aprendizado e as creches não passam de um depósito de crianças. Essa doeu...aiaiaiaia!!!.
Turismo profissional
Dentro da proposta para o turismo em Navega, Lino tem projeto para profissionalizar a pasta. Ele disse que hoje é tudo muito amador, não atrai turistas e que o Navegay não representa nada, é um rastro de destruição. Tem que se fazer turismo com gastronomia, hotelaria e entretenimento, completou.
Vitimismo
O deputado Leonel Pavan (PSDB) tem adotado um tom de vitimização em sua campanha. Pavan denunciou que telefonemas anônimos estão sendo feitos, utilizando cadastro de moradores e alegando pesquisa eleitoral. Ao final, a ligação fala que se o Coronel, ops, o Leonel, for prefeito, em dois anos renuncia para concorrer ao governo do Estado e passa o abacaxi, digo, a Maravilha, ao vice, Fábio Flor (PP).
Vítima
Pavan destaca: vamos continuar até o fim com a nossa campanha baseada em propostas e sem agredir os adversários. A cidade não merece esse tipo de comportamento.
Compromisso
O candidato a prefeito, Fabrício Oliveira, e o vice, Carlos Humberto, participaram esta semana de um encontro no Observatório Social. Na ocasião, além de apresentarem as propostas do Plano de Cidade, receberam do presidente da entidade, Antônio Cotrim, a carta-compromisso A Cidade que Queremos e assinaram prontamente o documento, que traz vários pontos semelhantes ao Plano de Governo da Coligação Balneário de Novas Ideias.
Cobrança
Nós do Observatório Social, todos representantes da sociedade civil, convidamos os candidatos a prefeito de Balneário para que apresentem suas propostas e, acima de tudo, para selar um compromisso com o futuro da nossa cidade. E iremos cobrar daquele que for eleito, destacou o presidente Cotrim.
