JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tucanos bem recebidos
O candidato a vereador peixeiro, Beto Cadore (PP), e sua sobrinha, Francielly, visitaram a choupana do socadinho escriba
O candidato barbudinho à prefa peixeira, Volnei Morastoni (PMDB), comemorou seus 66 anos no finde, caminhando pelas ruas da city
Os apoiadores da candidata Anna Carolina (PSDB) têm rasgado elogios à loira e à organização das caminhadas da coligação. Segundo os puxas, a caminhada de domingo pelo Espinheiros e Portal I foi emocionante. No Facebook as fotos não desmentem. Os mais afoitos alardeiam que o povão tem recebido Anna e Maurílio de braços e corações abertos.
Debate foi quente
O debate da RIC Record, na noite de domingo, só não foi melhor por conta do horário. Pra quem começa a trampar logo cedo, fica difícil assistir televisão até às duas da madruga. Mas quem insistiu em ver, não se arrependeu. Além do confronto direto entre os candidatos, o debate teve a participação de pessoas da comunidade, através de perguntas gravadas. Show.
Igual vinho
Curiosamente, a mais tranquila no enfrentamento foi a minha musa, a BBB Anna Carolina (PSDB). A raça de puxas-sacos diz que ela é como vinho, quanto mais passa o tempo da campanha, melhor fica. Puxasaquismo à parte (oh, raça!), o fato é que em meio ao fogo cruzado dos adversários, a galega tentou passar propostas aos eleitores.
Estúdio ferveu
Já o clima entre Volnei Morastoni e João Paulo ficou tão tenso que a discussão continuou mesmo com as câmeras desligadas. Quem viu disse que foi baixaria pura. O barbudinho não se controlou quando o adversário tocou na Operação Influenza, que levou os bagrões do porto em cana no ano de 2008, quando Volnei era prefeito.
Não é pra menos
A irritação não foi à toa. Durante a transmissão ao vivo pela TV e Facebook, João Paulo afirmou categoricamente que Volnei Morastoni ainda pode ser preso por conta da finada Operação Influenza.
Atirou pesado
O ex-presidente da OAB peixeira, João Paulo, disse que o ex-prefeito chegou a ser acusado de chefiar uma quadrilha que saqueou os cofres do porto. Volnei retrucou, mesmo com o microfone desligado e teria xingado João Paulo e seu grupo de tudo e mais um pouco.
Bomba no zap
O conteúdo do ataque impiedoso do candidato João Paulo a Volnei apenas desenterra o que a população de Itajaí já acompanhou no passado e agora bomba nos grupos de zapzap neste período eleitoral.
Rastilho de pólvora
Tratam-se das polêmicas conversas que o então alcaide mantinha com o ex-superintendente do porto, Wilson Rebello. As escutas da PF foram anuladas pela justiça, mas em época de eleição, correm feito rastilho de pólvora. Uix!!!
Não atacam
Tanto a galega Anna, quanto o barbudinho Volnei, atacam o atual governo, mas evitam citar Jandir Bellini. Bater em Bellini é perder votos. Bellini merece ser estudado por conta de sua aceitação. Ele é o prefeito mais bem avaliado da Santa & Bela Catarina.
Real capacidade
O candidato a vereador Beto Cadore (PP), de Itajaí, visitou o escriba e deixou sua mensagem: Espero que os vereadores, presidentes de partidos e candidatos a vereadores da coligação vencedora tenham a a responsabilidade de indicar pessoas com a real capacidade necessária para assumir os cargos comissionados na prefeitura.
Pão...
O candidato a vereador pelo PT peixeiro, Célio Bananinha, esclareceu a sua polêmica declaração no horário eleitoral, onde disse: Não acredito em promessa de político, só sei que o salário será melhor do que vender bananinha. Segundo ele, foi uma forma de protesto nessa época de eleição.
...bananinha!
Célio enfatiza que os políticos simplesmente esquecem do povo. Célio diz que não faz promessas mirabolantes e que pode prometer apenas o seu trabalho diário em prol da comunidade itajaiense.
Caminhada
Chamou atenção na caminhada de Leonel Pavan (PSDB) e Fabio Flor (PP), no bairro Nova Esperança, o grande número de ex-secretários municipais do prefeito Rubens Spernau (PSDB). Osmar Nunes Filho, Silvia de Mello, Ademar Silva, Gerson Borba Dias, Jacy Malta, Joselene Manfredini, Gilberto Gadotti, Antonio Ballestero, Hideraldo Belini, entre outros...
Mais ex-secretários
Fofoqueiros de plantão alardeiam que Pavan ter o apoio de Rubens Spernau e da maioria de seus ex-secretários será decisivo na reta final da eleição. Porém, lembram também que Fabrício Oliveira (PSB) defende novas ideias mas tem mais de 15 ex-secretários de Periquito em seu palanque, além do próprio atual vice-prefeito Claudio Dalvesco (PR), o que deve agregar muito.
Rubens é coringa?
Estranha a crítica repentina de muitos líderes da Maravilha do Atlântico para a decisão do ex-prefeito Rubens Spernau de declarar apoio e voto em Pavan, apesar das antigas desavenças com Fabio Flor (PP). Sinal que tem peso e realmente fará a diferença. Ou não?
Crise
Por outro lado, há quem diga que o PSDB vive uma crise política e partidária sem precedentes na história da sigla. Depois que Aécio Neves conquistou mais de 50 milhões de eleitores, com oposição forte ao governo Dilma, atualmente fazem parte do governo que tanto criticaram. O Brasil vive um governo sem oposição.
Dobradinha
A crise dos tucanos também pode ser medida em nível local, onde Anna Carolina, uma das mais ácidas oposicionistas, tem hoje na chapa o Maurílio Moraes, que foi representante da bancada governista ainda nesta legislatura.
Racha
Na Maravilha, adversário histórico dos tucanos, o PP, que até pouco tempo era o candidato do homem pássaro, prefeito Periquito (PSDB), fez dobradinha de última hora com o tucano Leonel Pavan, partindo as duas siglas ao meio, com candidatos na proporcional que não pedem voto para majoritária, nem que a vaca tussa ou o boi voe.
Coadjuvante
Em Balneário, nos oito anos do governo do Pirica, o PSDB foi mero coadjuvante, jamais exerceu o papel de oposição e também não deixou nenhum suplente sentir o gostinho da representatividade popular na casa do povo.
Mais um
O caso dos candidatos a vice-prefeito e a vereadora em Piçarras está engrossando o caldo. A moça resolveu revelar mais um caso de gravidez avançada interrompida pelo medicamento Citotec. Tudo sendo realizado pelas mãos do candidato. O vídeo foi publicado no Facebook com o relato da própria vítima na madrugada de domingo. A moça está escondida e teme pela vida. Alega que vem recebendo várias ameaças.
