Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Promete


Nessa reta final, restam apenas dois debates para quem ainda está indeciso em quem votar em Itajaí. O primeiro confronto é nesta quarta-feira, às 18h, na rádio Band FM. O último será amanhã, na TVBE, a partir das 22h. O debate da Record, no domingo, acirrou os ânimos e a expectativa é que a jiripoca vai piar.

A candidata à prefeita, a BBB Anna Carolina (PSDB), diariamente tem caminhado no pedido de votos na city peixeira

O ex-governador e deputado federal, o turco-careca Esperidião Amin (PP), caminhou em Itajaí com o candidato a prefeito João Paulo (PP) e seu vice, Artur de Jesus (PSD)

Bate rebate

Os comentários sobre o surpreendente confronto do polido João Paulo (PP) pra cima do barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), perguntando se era dele a voz nas gravações vazadas na internet do tempo da Operação Influenza, segundo os que conhecem o moço, não foi nada surpreendente. João Paulo apanhou de Volnei e da BBB Anna Carolina (PSDB) e deu o troco.

Não é Jandir

Segundo essas bocas de lata (arreda linguarudos), João Paulo não é Jandir, que apanha e não chia. João é advogado acostumado a embates. Munição não falta. E nem disposição. Ai que dor!!!

Todos capados

Essa rolou no comício do PR na Barra Velha: todos os candidatos a vereador no palanque, tecendo loas ao candidato a prefeito Douglas da Costa (PR), junto da Marsiléia Reitz (PSB), candidata a vice. Um dos quase vereadores, mais exaltado, prometeu uma clínica popular pra castrar cães e gatos.

Ui!!!

Mas o político barravelhaco, na hora do discurso, disparou: “Se for vereador, vou castrar todo mundo”. Os olhos dos demais candidatos - incluindo o Douglas do Valdemar da Salga - se esbugalharam na hora. Medo?

ParlaAmfri?

O plano de governo do candidato a prefeito de Penha, Aquiles Costa (PMDB), não cita que ele foi presidente do Parlanada, ops, ParlaAmfri em 2010. Fala que ele foi vereador, secretário da ADR e outras cositas. Mas nada do Parla. Pudera, na presidência da entidade, o Aquiles deu cargo para um primo com salário de R$ 4200 e ainda comprou bebida alcoólica com dinheiro público. Melhor nem tocar no assunto, né?

Outras coisas pegando

Na parte que fala do candidato a vice-prefeito, a turma do PMDB enche o peito pra lembrar que implantaram o PA 24 horas na Mariscolândia. O detalhe é que no governo do ex-prefeito Julcemar Alcir Coelho (PMDB), o PA deixou de ser 24 horas.

Piçarras na foto?

As fotos que ilustram o perfil de Aquiles e do vice, o Lindomar, mostram Piçarras ao fundo. Ficou feio pacas. Os caras querem governar a Penha, mas fazem propaganda da city vizinha no plano de governo. Dizem as más línguas que a foto foi feita no hotel de um grandão do PMDB. Na parte que fala de cultura, usaram uma foto do boi de mamão de Itajaí. Vão se explicar?

Protagonista sim

O presidente dos atucanados de Balneário Camboriú, Junior Pavan, em contato com a coluna, lembra que o PSDB nos últimos anos foi o grande protagonista da oposição de BC, lançando Dado Cherem em 2008 e Rubens Spernau em 2012, nos dois embates contra Edson Periquito.

Coadjuvantes são eles

O filho de Leonel Senior também defendeu que o coadjuvante sempre foi o PSB e não o PSDB: “foi o 40 que indicou o vice de Edson Periquito em suas duas eleições. Inclusive neste pleito Claudio Dalvesco (PR) está apoiando o candidato Fabrício Oliveira”, afirma o filho do atucanado Pavan.

Suplentes assumiram

Junior também lembrou ao socadinho escriba que, ao contrário do escrevinhado na coluna, ontem, na legislatura 2009/2012 a suplente Iolanda Achutti (na época ainda tucana) assumiu o mandato durante rodízio liderado pelo vereador Moacir da Antártica (PSDB). Já no atual mandato (2013/2016), Ary Souza do PSD só assumiu durante um ano por ser suplente da coligação PSDB-PSD.

Escrúpulos

O ex-prefeito da Maravilha, Rubens Spernau (PSDB), no dia 15 de agosto de 2016, prestou explicações públicas pelo motivo de sua ausência no pleito eleitoral. O texto foi publicado num jornal da região.

Perplexidade

“Em meio a este cenário, vi com tristeza e perplexidade o desfecho das convenções partidárias em nosso município, que demandou num cardápio político indigesto e mal temperado. Vejo como único e grande vencedor o atual prefeito, que colocou suas “penas verdes” em duas chapas de oposição e fez seu partido apresentar a candidatura mais coerente, que de ruim, além do seu apoio, tem o fato de representar a proposta de continuidade de um péssimo governo”, pontuou o galego Spernau.

Nocivo

Rubens Spernau, continuou em sua análise: “o mais nocivo da atual política em nosso país, onde siglas se multiplicam atendendo ao interesse de alguns, é que os políticos perdem sua identidade. Hoje assisto estarrecido, meu amigo e ex-companheiro de chapa das últimas eleições, Fabrício, abraçado a integrantes do atual governo”.

Histórico

“E, não diverso disto, o meu parceiro histórico Leonel. E como ficam os mais de 22 mil eleitores, que nas últimas eleições demonstraram nas urnas que não queriam mais o atual governo? Será que se sentiram representados por alguma chapa”? questionava o galego à época.

Contaminação

“Por fim, quero declarar com enorme desconforto e tristeza que não me sinto representado, como eleitor, por nenhuma das chapas apresentadas. Todas estão contaminadas por terem digitais e DNA de um governo cujos malefícios se estenderão por vários outros. Me farei presente como eleitor e votarei com coerência, todavia, não transformarei em adversário quem sempre foi meu aliado político ou vice versa. Portanto, estarei ausente na campanha política”, garantiu Spernau.

Felicidade

“Havia me licenciado da função de assessor da prefeitura de Bombinhas para participar de forma ativa no processo eleitoral de Balneário Camboriú. Lá, para completar minha indignação política, meu partido participa de uma coligação que tem o PT na chapa. Assim não dá pra ser feliz...”, sentenciou o galego Rubens Spernau em um momento de crise de consciência, só pode!

Repetição

Agora, faltando uma semana para a eleição, Rubens Spernau resolveu rasgar a sua própria história e se contradizer no horário eleitoral gratuito, pedindo voto ao Pavan.

Cancelado

O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), em uma análise mais profunda de filósofo do ‘fecibúque’, postou que o Debate na TV Panorama, que seria realizado nesta quinta-feira, foi cancelado, devido o fato de a emissora pertencer ao candidato Leonel Pavan, que ganhou a concessão na época que era senador.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Dentro da onda

Clique diário

Dentro da onda

Coluna Exitus na Política

Dinheiro público + poder político

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

Charge do Dia

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

A estratégia de Amin

Coluna Acontece SC

A estratégia de Amin

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti

JotaCê

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti




Blogs

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

VersoLuz

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

Figueirão

Blog do JC

Figueirão

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.