JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Branco não
Peço aos eleitores, principalmente aos que ainda estão indecisos, que optem pelo candidato que apresentou as melhores propostas, ficou fora dos ringues, digo das picuinhas políticas, e contribuiu para o engrandecimento do pleito como um todo. O voto em branco não ajuda a mudar o cenário político nacional. Vamos fazer o dever de casa e votar conscientes.
Não falei?
Um tiroteio de pesquisas invadiu a city peixeira nesta sexta-feira. Tinha para todos os gostos e tamanhos, mas com larga margem de indecisos para não serem desmoralizados diante dos resultados, ou seja, de nada adiantou.
Voto útil
Diante de um empate quase que unânime das pesquisas, mesmo com dados de indecisos pouco valorizados pela maioria das publicações, alguns já cantam mudar o próprio voto para não ver a cidade nas mãos do grupo X ou Y novamente. Esse socadinho não acredite em grandes diferenças, mas algumas pessoas acabam definindo o voto mais pela rejeição a um candidato do que pela convicção em quem estão votando.
Ascensão
Ao final da campanha de 2016, em Itajaí, o grande fato novo foi a chegada do polido João Paulo (PP), que não tinha em seus planos, segundo o próprio tem revelado em entrevistas e encontros, a carreira política. Acabou se revelando um belo candidato que renovou as fileiras jandinistas.
Carisma
Segundo os que o acompanharam na caminhada, João é leve de carregar. Inteligente, bem humorado, carismático e atencioso. Tem as características que o ajudaram a carregar o fardo de uma candidatura de última hora que encontrou resistência inicial dentro de seu próprio partido, o PP, mas vencida posteriormente.
Caravana
Os seguidores lembram que encostado na minha musa, Anna Carolina (PSDB), e no barbudinho Volnei Morastôni (PMDB) na pesquisa da RIC/Record, os eleitores de João Paulo renovaram o espírito e o ânimo para a reta final da caravana eleitoral, que terá caminhada na manhã de hoje (sábado) na Estefano José Vanolli, no São Viça. A carreata será a partir da Beira Rio à tarde.
Tendências
Os linguarudos do lado de João Paulo lascam que para o arrepio dos adeptos de Volnei e Anna Carolina, a pesquisa da Record (Accord), revelada na sexta-feira, teria caído como uma bomba. João Paulo apareceu encostado nos dois candidatos que se julgavam eleitos.
Exemplo
João Paulo foi o primeiro candidato a se preocupar com a onda da eleição com rancor. Na tarde de quinta feira, chamou alguns líderes para que repassassem aos seus eleitores o pedido de que permanecessem afastados da militância adversária e não cedessem a provocações. Tanto que no mesmo dia seus cabos eleitorais nem foram para a porta da rádio Bandeirantes.
Eleição limpa
Depois da confusão na porta da rádio com as turmas adversárias, JP reforçou o pedido, tanto pela segurança dos seus quanto da turma adversária. A intenção é ter uma eleição sem rancor. Porque o período eleitoral passa e as amizades devem permanecer.
Enfrentamento
Para o candidato, a disputa tem que acontecer nos debates, mas entre os candidatos. Ali é o momento do confronto direto, depois é o trabalho de cada um nas ruas para o convencimento do eleitor. Chega de brigas, pediu JP.
Na lida da campanha
A secretária de Comunicação, Maria do Carmo, pediu exoneração do cargo nesta semana para cuidar de assuntos da campanha. Quis dar o exemplo. Maria do Carmo e Sonia Dos Bairros se juntaram nessa reta final para pedir votos de porta em porta. Garante que a aceitação ao nome de JP é impressionante e que as pessoas demonstram um carinho surpreendente por Jandir Bellini.
Aceitação de Jesus
Outra surpresa, afirma a ex-bagrona da Comunicação da prefa, é a aceitação do vice Artur de Jesus. Ele tem um grande carisma, especialmente entre os eleitores mais jovens. Maria do Carmo diz que nas ruas têm sentido exatamente o que as pesquisas registradas mostram. Estagnação dos adversários e JP crescendo na preferência dos eleitores.
Hummmm...
A pesquisa do Instituto Accord, se comparada com a pesquisa da Univali, debulham ] os apoiadores do progressista, feita oito dias antes, mostra Volnei e Anna próximos e João numa curva ascendente acentuada. Ganhou oito pontos percentuais em uma semana, segundo essa pesquisa. Teve gente que surtou.
Aguerrida
A candidata a prefeita peixeira, Anna Carolina (PSDB), se diz confiante na vitória. Ela agradeceu o apoio que recebeu nas ruas. Anna afirma estar gratificada e que sua eleição é a esperança de mudança. Temos a certeza de que nosso projeto é o melhor para Itajaí, por estarmos cercados de uma corrente do bem, afirma a galega.
Debate
Na noite de quinta-feira, a TVBE, em parceria com o DIARINHO, fez o último debate destas eleições. Clima ameno enquanto não provocavam o sangue italiano do candidato Volnei Morastoni com as tais gravações da operação Influenza. Bufava.
Nas cordas
Dessa vez a minha musa BBB, Anna Carolina, de cima do salto, desferiu uma pergunta matadora: Aquela voz era sua candidato? O ex-vermelhinho perdeu o rebolado, enrolou, enrolou e enrolou e se esquivou da resposta. O que acredito ter prejudicado e muito o candidato, pois praticamente assumiu q.
Na frente
Apesar da variação nos números das últimas pesquisas divulgadas nesta reta final de campanha, um fato não pode ser ignorado: Volnei Mortastoni (PMDB) assumiu a frente em todas as pesquisas registradas.
Confiante
O candidato do manda brasa peixeiro está confiante na vitória e tem agradecido o apoio da comunidade. Os itajaienses sabem que, neste momento de crise, Itajaí precisa de uma mudança com segurança, experiência e responsabilidade. Somos essa opção, destacou Volnei.
Carreata
O fim de semana será bastante agitado para Volnei Morastoni. No sábado, a partir das nove horas, a turma da coligação A Mudança que Itajaí Precisa (PMDB, PDT, PPS, PV e PEN) realiza uma grande carreata, saindo da rua Luci Canziani, na Praia Brava.
Caminhada
À tarde, a partir das 13h30, acontece grande caminhada do barbudinho no bairro São Vicente, com saída na rua Arquiteto Nilson Edson dos Santos. No domingo, Volnei vota por volta das 10h, no Colégio Salesiano, e acompanha de casa a apuração das urnas.
Já ganhou
Um passarinho falador, alimentado pelo Mago do Gravatá, falou que o terceiro mandato do Bob Carlos (PSDB) começa na segunda-feira. Navegantes deve ser a cidade mais tranquila nas eleições municipais deste domingo por causa do clima de já ganhou do sucessor, Emílio Cabeça Lustrada Vieira. O município está uma calmaria só, nem parece que tem três candidatos. Cuidado... O resultado é só domingo.
Cadeira nova
Dizem os linguarudos que até já foi comprada mais uma cadeira de prefeito. O que não foi dito é quem ocupará a do ator principal e quem vai ocupar a de figurante. O que se sabe é que os primeiros convidados na sala fazem parte do clã: Vânia, Cassiano e Jonas estão no topo da lista. Arreda, raça de bocudos!
Tiro
Na Maravilha do Atlântico, onde se prometeu uma campanha propositiva, os candidatos se uniram para derrubar Fabrício Oliveira e acabaram dando um tiro no pé. A estratégia da farsa foi revelada no Face do próprio prefeito Periquito, que deixou vazar imagens dos bastidores do teatro, digo, da cena, que foi montada para criticar que Fabrício não havia comparecido ao debate na Rádio Menina. Conforme este articulista já havia informado neste espaço, no mesmo dia, a emissora TV Panorama, também havia cancelado o debate. A Panorama é de Leonel Pavan (PSDB).
