Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ele voltou


Depois de uma eleição apertadíssima, onde Volnei Morastoni (PMDB) volta ao comando obtendo apenas 26% dos votos de todo o eleitorado da city peixeira, sabe-se que o barbudinho terá muita dificuldade para reaglutinar forças. Nada é impossíve. Basta humildade.

O prefeito eleito, Volnei Morastoni (PMDB) e o atual, Jandir Bellini (PP), já protagonizaram algumas transições juntos

Apertado

Com menos de um por cento de diferença, fica difícil qualquer tipo de avaliação mais precisa do desempenho eleitoral da minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), e de Volnei. O fato é que a oposição será forte. A galega Anna e o polido João Paulo (PP) criaram duas forças densas e com energia para um crescimento constante. Agora só o tempo dirá se essas forças pensarão igual daqui por diante. Volnei acenderá sete velas para que não.

Culpa do PT?

Alguns analistas, para não perderem o costume, colocam a culpa no Partido dos Trabalhadores pelo resultado das eleições. As bocas de caçapa alardeiam (oh, raça desgramada de palpiteiros!) que o fato do PT não ter tido candidato próprio deixou no cenário saudosista de esquerda uma barda pra cima de Volnei Morastoni.

Será que será?

Analisam que se o vereador João Vequi, por exemplo, fosse candidato, mexeria com pelo menos oito mil votos do tabuleiro e o vermelhinho teria tirado muito mais do barbudinho e o deixaria lascado. Lógico que é choro de derrotado. Para quem não sabe, João Eduardo Vequi colocou seu nome à disposição do PT, mas o grupo do deputado Décio Lima fechou a coligação com a turma do 11. PT e PP estavam juntos nesta eleição.

Vamos aos fatos

O fato é que a cidade precisa do bom desempenho de Volnei Morastoni. Ele tem a caneta na mão e vai conduzir a city pelos próximos quatro anos. Já o vice que “ninguém queria”, Marcelo Sodré, acabou eleito. Isso significa que, ao longo desses quatro anos, em algum momento ele vai sentir o prazer de ser prefeito de Itajaí. Que cada um faça a sua parte. Oposição fiscalize e a situação cumpra seu papel com trabalho e honestidade.

Transição

O dia seguinte foi de muita felicidade para o prefeito eleito. Ele falou com exclusividade ao socadinho escriba. Volnei Morastoni (PMDB) garantiu que os compromissos assumidos na campanha serão prioridade em seu governo, como zerar a fila para exames de saúde, falta de vagas em creches, guarda armada e porto de Itajaí.

Estresse

Volnei pretende tirar uns dias de descanso e depois vai se reunir com o prefeito Jandir Bellini para tratarem da transição. Será a terceira transmissão de cargo entre os dois. O objetivo é antecipar parte dos trabalhos para iniciar o mandato a todo vapor em janeiro de 2017. Morastoni contou que, após a vitória, por conta do estresse, foi acometido de uma crise renal. Ele passou a madrugada de domingo para segunda-feira internado no hospital da Unimed.

Porto urgente!

Volnei destaca que o porto de Itajaí é a prioridade mais urgente. O prefeito eleito defende uma união de esforços, uma grande mobilização de lideranças de Itajaí e de Santa Catarina para irem até Brasília, no gabinete do presidente da República, tratar do nosso terminal.

Reativar

Segundo Volnei, o porto está abandonado e as questões precisam ser bem encaminhadas. “Reativando o porto, vamos retomar o crescimento econômico dos demais setores, fazendo nossa economia girar e trazendo mais recursos para a saúde, educação, segurança”, destaca.

Thiago

Quem também comemorou muito foi o vereador Thiago Morastoni (PMDB), o mais votado destas eleições em Itajaí. Thiago foi o único que ultrapassou a casa dos dois mil votos, fazendo exatos 2340, credenciando para o futuro.

Expressiva

Uma votação expressiva, ainda mais se levarmos em conta que a cidade ultrapassou a casa dos 300 candidatos à casa do povo. Pelo trabalho que vem realizando, com inteligência, carisma e personalidade, Thiago tem tudo para alçar voos mais altos no próximo pleito, desta vez como candidato a deputado.

Parabéns

O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), já fez seus comentários pós-disputa. “Todo mundo entra na eleição com o intuito de ganhar. Temos que respeitar a vontade soberana do povo e parabenizar o prefeito eleito, Volnei Morastoni (PMDB).” Aproveitou o ensejo para agradecer o carinho que recebeu nas ruas durante o período eleitoral: “Não sabia que era tão querido”.

Fechar as contas

Bellini afirmou que pretende se dedicar a terminar o mandato, fechando todas as contas. Ele reconheceu a dificuldade por conta da crise econômica e a baixa arrecadação. Finalizou dizendo que está à disposição do prefeito eleito.

Gentleman

O presidente da piramidal casa do povo, o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (PSB), que não se reelegeu, ofereceu o gabinete da presidência da casa ao prefeito eleito, Volnei, para que possa dali começar as tratativas da transição. Assim como orientou os servidores do legislativo a convidar os vereadores eleitos a receberem o regimento interno, assim como orientações sobre a casa.

Representou

A articulação do empresário da estrada de Brusque, Vendelino Raimondi, foi fundamental para a vitória de Volnei. Feliz com a eleição do seu candidato, Raimondi promoveu festança na sua empresa na noite de ontem. Outro que fez a diferença foi o PEN51 de Tibério Testoni que fez 900 votos. Tibério teria sido desdenhado por Anna Carolina.

Desconvidado

Tibério teria sido convidado para ser vice-prefeito na chapa da galega. No dia seguinte, sem mais nem menos, viu ser convidado para a vaga o vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra, do partido Solidariedade.

Trocou de novo

Em seguida, Anna se agarrou com Maurílio Moraes, do PR, que já tinha praticamente se acertado com Volnei. O PEN51 de Tibério nasceu na Gororoba do JC de 2015, através do convite do hoje comandante da PM de Blumenau, Jeferson Schmitt que prestigiava o evento. Os votos de Tibério poderiam ter definido a eleição a favor de Anna.

Nota 10

A atuação do juiz eleitoral de Itajaí, Agenor Aragão de Souza, no comando das eleições peixeiras, foi extremamente positiva. O pleito foi uma tranquilidade. Parabéns!

Articulação

Um dos grandes articuladores da campanha do prefeito eleito da Maravilha do Atlântico, Fabrício Oliveira (PSB), é o advogado Carlos Eduardo Ferreira, o Pingo. Dizem os apoiadores da campanha que o Carlos deu nó em pingo d’água e com o nome do Fabrício em ascensão acabou dando margem para histórica votação que recebeu.

Exposição

Isso tudo após a exposição nacional que Fabrício teve durante o ato do Impeachment da presidente Dilma, em Brasília, onde foi destaque até na Globo News. Ele acabou tendo uma das maiores exposições políticas na mídia, dando início à corrida eleitoral já em abril.

AMFRI

O prefeito eleito, Fabrício Oliveira, garantiu em entrevista ao Graciliano Rodrigues, na Record, que o retorno de BC à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) é uma condição necessária para o desenvolvimento regional, em diversas áreas como saúde, transporte, turismo e infraestrutura.

Time

Fabrício garantiu que ainda não fez nenhum convite para compor o novo governo. Ele deve começar a análise dos jogadores, digo, do time que vai entrar em campo a partir de janeiro de 2017.

Transição

Seria interessante o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), admitir uma das maiores derrotas políticas na história da cidade. Deveria se pronunciar e informar como será a transição. Ele também poderia comentar o desempenho da sua candidata, Jade Martins: 13% dos votos válidos.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Dentro da onda

Clique diário

Dentro da onda

Coluna Exitus na Política

Dinheiro público + poder político

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

Charge do Dia

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

A estratégia de Amin

Coluna Acontece SC

A estratégia de Amin

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti

JotaCê

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti




Blogs

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

VersoLuz

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

Figueirão

Blog do JC

Figueirão

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.