JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tempos difícieis
A prefa peixeira deve passar por anos complicados economicamente falando. Tudo reflexo da crise que assola o país. A próxima gestão terá o desafio de não errar, otimizando os recursos com pouco ou quase nada de investimento.
O vereador reeleito, Fernando Pegorini (PP), visitou o escriba
A tchurma tucana que apoiou Volnei Morastoni, Lú do Pedroni, China Celular e Vendelino Raimondi, Ivan, Calinho e Alison visitaram o socadinho escriba
Segurança
Segurança pública não pode ser mais uma secretaria decorativa. Precisamos de algo mais. O prefeito eleito, Volnei Morastoni (PMDB), prometeu a Guarda Municipal, aquela que não saiu do papel no Governo Jandir. Mas isso demanda um grande investimento.
Buscar fora
A grande verdade é que os membros dessa secretaria devem ser técnicos e não políticos, para que saibam o que estão fazendo e, principalmente, tenham capacidade de buscar investimentos e verbas. Caso isso não ocorra, a Guarda deve ficar na promessa, mais uma vez, e a população cada vez mais insegura.
Para resolver
Claro que a Guarda Armada não vai resolver o problema de segurança, mas se bem gerida e com criatividade, ela pode surpreender. Mas para saber a seriedade e o comprometimento com essa questão, dependerá muito do secretário a ser escolhido.
Cedo demais
Bocas alugadas alardeiam que a procura pelo alcaide eleito é grande. Uma pá de gente que lhe virou as costas nos últimos tempos, agora é Volnei desde criancinha. Todos em busca de uma boquinha. Parece até que ele fez 80 mil votos, tamanho o número de aliados que surgiram...
Perder a boca
As bocas de lata (oh, raça!) espalham que tem uma tchurma do PSD que quer voltar ao ninho peemedebista, dizendo que é hora de se acertarem. Gente muito ligada à dama de ferro, Eliane Rebello, que na época da dissidência, posou pra fotos assinando a ficha de desfiliação, dando discursos inflamados e que ocupa cargos de confiança na prefa... Não querem perder a boquinha... Qui coisa, meu povo!
Visita
Os ex-candidatos a vereador do PSDB, Lú do Pedroni, China Celular e o empresário, também emplumado Vendelino Raimondi, acompanhados do Ivan, Calinho e Alison que apoiaram o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), visitaram a choupana do socadinho escriba. Volnei reconheceu a importância dos votos cabalados na antiga estrada de Brusque.
Num pega
Um dos grandes problemas na região rural de Itajaí é que a TV aberta não chega. Lá é na base da antena parabólica. A propaganda eleitoral dos três candidatos a prefeito, Volnei, a minha musa, a BBB Anna Carolina (PSDB), e do polido João Paulo (PP), não era vista. Daí, a importância do corpo a corpo e do voto conquistado. Esse trabalho foi feito pelo Vendelino e foi pró Volnei.
Matutando
Raimondi é o mentor separatista da antiga estrada de Brusque pra criação do munícipio Verde Vale. Ele promoveu festança na sua propriedade com foguetório, churrasco e milhares de litros de chope pra comemorar a vitória do Volnei. Na oportunidade, o prefeito eleito convidou Vendelino pra ser o futuro secretário de Obras. Raimondi diz que tá matutando pra ver se aceita. Hummmm...
Bom nome
Quem também passou pela choupana, no dia de ontem, foi o presidente em exercício do PP, secretário de Obras de Itajaí, o narigudo Tarcízio Zanelatto. Questionado sobre Vendelino, disse que é um excelente nome e com conhecimento de causa para ocupar a pasta. Tarcízio afirma que quando deixar o cargo, no final do ano, deixará uma cidade, limpa, florida e com obras.
Não tem pra ninguém
Do outro lado da vala, após a vitória da situação, dizem (oh raça!!!) que o prefeito Bob Carlos (PSDB) tem batido no peito. Ele diz que impôs derrota completa aos irmãos Bento (contra o Ci e agora o Lino). Resta alguém da família, talvez mais forte politicamente, para a próxima?
A bateira afundou
O entisicado Lino Bento (PMDB) agora é oposição sem mandato. Dizem os linguarudos de plantão que saiu todo chamuscado da última disputa, mas cacarejando. É na reação pós-derrotas que se separam os homens dos guris pequenos.
Nova identidade
O Luizinho do PT carregou como sobrenome o estigma que marcou o partido em todo o país. O Mago do Gravatá, fofoqueiro profissional e cientista político, caceteia que daqui pra frente, após duas derrotas consecutivas, deve ser o Dr. Luiz Duarte em busca de uma nova sigla e de um novo rumo político. Arreda!
Recado das urnas
Numa análise isenta, o Mago do Gravatá concluiu que incluindo abstenções, nulos, brancos e votos dos perdedores, totalizou 58% do eleitorado. Parece que o atual eleito não é o sonho de consumo da maioria. Qual seria o perfil do dirigente público esperado pelo dengo-dengo?
Aos amigos...
Para vereador, algumas figurinhas carimbadas ficaram de fora do Z10 na classificação (número de vagas na câmara). Como neste caso não existe repescagem, o governo já está articulando uma forma de compor os cargos comissionados para trazê-los novamente para o jogo. Entre os que precisam ser escalados estão o Paulo Ney, Badeco, Maria Flor e Norminha.
Transição do marisco
O prefeito eleito de Penha, Aquiles Schneider (PMDB), afirmou à coluna: Estamos encaminhando um ofício ao prefeito Evandro. Temos uma equipe pra fazer a transição, pra saber como estão as contas, o patrimônio, executivo fiscal, lançamento IPTU e os serviços básicos de Saúde, Educação que têm que dar continuidade já no primeiro dia de governo.Vamos procurar o prefeito o quanto antes.
Campanha limpa
É assim que o prefeito eleito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Élcio Kuhnen, descreve a caminhada até a vitória nas urnas, no domingo. A campanha foi toda estruturada por voluntários, sabemos que é muito difícil. Todos muito comprometidos com o nosso projeto, compreendendo a falta de recursos, analisa.
Mudanças
Élcio destaca que este grupo conseguiu algumas mudanças que foram muito reconhecidas pela população, como comícios sem foguetes e a limpeza dos locais dos eventos. Inclusive, a limpeza da praça no dia da comemoração da vitória. Acredito que foi possível mostrar que estamos dispostos a fazer uma política diferente, pensando no coletivo.
Hospital é prioridade
Élcio reafirmou à coluna do JC que a reabertura do hospital de Camboriú é uma prioridade. É obvio que não conseguiremos abrir nos primeiros dias de 2017, mas desde o primeiro dia o nosso foco é a reabertura do hospital. Já estamos articulando com a empresa que administra. A nossa população precisa e merece isso.
Proximidades
Élcio e o vice, Ramon Jacob, estiveram nesta quarta-feira com o prefeito eleito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira. Muito bom já iniciar este diálogo, porque sabemos o quanto é importante pensar as cidades de forma conjunta. Essa integração é necessária em diversas áreas para que possamos melhorar a qualidade de vida da nossa população, comenta Élcio. Foto no face JC DIARINHO.
