JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
789 mil
Tá todo mundo se achando vencedor. Todos elegeram o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB). As movimentações nos bastidores na busca por cargos é de corar. Até parece que não foram apenas 789 votos a mais, mas sim 789 mil. Coisadidoido a falta de vergonha!
Estrangeiros
Os linguarudos de plantão caceteiam que da leva de derrotados que podem desabar na city peixeira, dois pegariam o buso da linha Balneário Camboriú para Itajaí (um já citado na coluna), o ex-secretário de Planejamento Auri Pavoni (PDT) que viria para o Urbanismo, outro a ex-candidata a prefeita dos belos zoios verdes, Jade Martins (PMDB), que chefiaria a procuradoria.
Ciumeira
O problema é que bons de boca do Manda-Brasa peixeiro já avisaram que o PMDB atual não é o antigo PT do Volnei que importou trocentos estrangeiros vermelhinhos que perderam a eleição na galega Blumenau. Aqui não!, avisa um peemedebista de sete costados.
Conta não fecha
Confesso que não sou um expert em matemática, mas a conta não fecha. Ainda segundo as bocas de tramelas, o acordo na coligação do prefeito eleito era 30% das indicações para o alcaide e 80% para os partidos agarrados, ops, aliados. O que denota que começou mal, afinal, 80 + 30 = 110. Será que na cota dos 30, ou 20% Volnei vai buscar Jades e Auri?
Político
Na semana que passou colocou-se o nome de Marcelo Salles como possível chefe do porto de Itajaí, tanto em um governo da BBB, Anna Carolina, quanto no de Volnei Morastoni. Ninguém duvida ou questiona a sapiência de Salles. Só uma coisa: o problema do porto não é só técnico. O terminal tem especialista até pra tratar de parafuso de rosca e de porca.
Abrir as portas
O problema do porto de Itajaí é muito mais politico! E, necessita de um nome com força e trânsito nas esferas estaduais e nacionais do PMDB, com o vice-governador Pinho Moreira e o presidente Michel Temer pra que se encaminhe, por exemplo, as tratativas da importante renovação do contrato da APM Terminals. O resto é papagaiada.
Competente
Ainda na esfera de cargos, Itajaí tem pessoas gabaritadas pra ocupar os cargos de primeiro escalão do futuro governo VM. Fala-se em Gaspar Laus, como futuro procurador da prefa. O ex-candidato a prefeito de Navega-City, o vereador Fredolino Alfredo Bento, o Lino (PMDB), seria o futuro regional. Hummmm...
Querem
Contudo, o PMDB parece sonhar com o cargo de secretário executivo da Associação dos Munícipios da Foz do Rio Itajaí, a Amfri, ocupado há trocentos anos por Célio Bernardino. Teorizam que é função das mais importantesda região. Hummmm...
Esquecendo?
Parece que os progressistas querem apagar a passagem do ex-candidato a prefeito, o polido João Paulo, pelas hostes partidárias e reativar a esperança no ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini. Ele termina seu quarto mandato no dia 31 de dezembro. Acreditam que JB é o único com possibilidade, daqui a dois anos, de galgar um mandato na leleia. O nome de JP ou de outros não é sequer cogitado. Apenas como plano B.
Tensão
O prefeito Volnei nem assumiu e a tensão provocada pelo PMDB, quando se alojou no governo do PP de Jandir, está sendo provocada pelos progressistas. A entrada do PP desmonta boa parte da base que se uniu pra eleger Morastoni. O PP pode fazer igualzinho ao PMDB: se fez em quatro anos e depois carcou... Oh, dor!
30!!!
Perdigueiros da coluna espalham aos quatro ventos que a promessa que teria sido feita aos vereadores do PP, pra que compusessem a base de sustentação do futuro governo na piramidal casa do povo, englobaria 30 cargos pra cada na futura administração. Ou seja, se tal for verdadeiro, quem pegou no pau da bandeira e, for mais próximo, não ficará na rua da amargura...
Não querem
Aliás, ninguém quer ficar comendo pão seco e bebendo água direto do Itajaí-Mirim. Basta ver a luta dos que perderam no PSD, como o vereador engomadinho, Clayton Batschauer, que quer estar ao lado de Volnei pra garantir uma vaga no guarda-chuva em dias de chuva e na sombra quando fizer sol. Há quem diga que, além do PP e PSD, teria até emplumado da turma da Anna, achando Volnei lindo e sorridente. O poder é igual uma bela mulher ou uma taça de vinho, inebriante...
PSB cresce no estado
O presidente do PSB catarinense, Paulo Bornhausen, comemora o desempenho do partido nas eleições municipais. O PSB elegeu 10 prefeitos e 93 vereadores. O partido lançou 26 candidatos a prefeito que somaram, juntos, mais de 228 mil votos.
Qualidade nos quadros
Sob a batuta de Bornhausen, o PSB catarinense se estruturou. A ênfase buscada por Paulinho foi a qualidade dos quadros do partido. O vereador eleito pelo PSB aqui em Itajaí foi Rubens Angioletti. Ficaram na suplência Dalva Rhenius e Luiz Carlos Pissetti.
Bob no PR?
O prefeito que encerra seu mandato no outro lado da vala, Bob Carlos (PSDB), e fez seu sucessor, o vice-prefeito Emílio Vieira (PSDB), sonha em ser candidato a deputado estadual em 2018. O grande problema é que não terá espaço no seio emplumado, já que Leonel Pavan (PSDB), após a sua derrota na Maravilha do Atlântico, terá que disputar à reeleição. Fala-se que Bob pode bater asas e aportar no ninho do Partido da República.
Prováveis
Na Maravilha do Atlântico, o prefeito eleito, Fabrício Oliveira, retorna do descanso esta semana e já tem viagem programada para Brasília. Na nova administração, três nomes estão nos píncaros da lua pra compor o futuro secretariado estrelado dos altos da Dinamarca.
Nos píncaros da lua
O engenheiro Edson Kratz, o advogado Fernando Marchiori e o vice-prefeito, Carlos Humberto Silva, apesar de serem prováveis nomes ao primeiro escalão, ainda não tem função definida. Edson Kratz faz parte da equipe de transição.
Fim de feira
Fim melancólico do governo do prefeito da Capital do Marisco, Evandro dos Navegantes (PSDB), que tá demitindo barnabés da educação. Faltam medicamentos pra população. A vereadora Márcia Pinheiro, que é do PSDB, defendeu até uma intervenção na prefa. Qui coisa!
Pauleira
A postagem nas redes sociais do vídeo da falação da vereadora Márcia, suscitou todo tipo de pauleira. A parlamentar não aguentou o tranco e partiu pros sopapos, mandando uma guria trabalhar, enquanto era chamada de palhaçona. Credo em cruz, meu pai eterno!
Acesso
Este colunista pançudo está tentando há alguns dias, sem sucesso, acessar o site da casa do povo de BC. Caso alguém saiba explicar os motivos de estar fora do ar, o espaço está aberto. Depois quando eu falo em fim de festa, ainda tem gente que acha que sou exagerado. O último a sair que apague a luz.
