JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dedé
O vereador peixeiro reeleito, Márcio Dedé (PSDB), visitou o socadinho, na manhã de ontem. Dedé afirma que sua atuação na piramidal será votar favorável ao que considera positivo para Itajaí e rejeitar o que não acredita ser bom para o munícipio. Ou seja, não será uma oposição ferrenha ao governo do barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB).
O vereador peixeiro, Márcio Dedé (PSDB), visitou o socadinho escriba, ontem
Reverso
Dedé diz que tem feito visitas aos eleitores para agradecer os votos confiados. Foi o quinto vereador mais votado, sendo que cogitou não ser candidato a vereador, já que quando foi convidado para bater asas e voar do Partido Progressista para o ninho do PSDB, havia possibilidade de que fosse candidato a prefeito.
Desmontou
Eu declarava na rádio, na TV, nos jornais que não seria mais candidato a vereador. Desmontei minha base de apoio, tanto que vários apoiadores das minhas campanhas saíram candidatos e fizeram votações expressivas. Acredito que o bom trabalho na câmara acabou por fazer com que as pessoas me dessem a confiança de um segundo mandato, acredita.
Presidência
Dedé também colocou seu nome como candidato à presidência da piramidal. O tucano afirma que tem conversado com os seus pares e demonstrado seu intento de estar na disputa pelo comando do legislativo peixeiro. Não quero ser presidente pra promover uma oposição intransigente ao governo. Acredito, advogo e defendo a harmonia entre os poderes, afirma Dedé.
Passagem meteórica
A superintendente Silvana Pitz não aguentou o rojão da Fundação Cultural peixeira, segundo os perdigueiros. Fez o festival que, segundo o ex-superintendente Carlos Lopes tava pronto, e não fez mais nada, resumindo a sua curta estada na estofadinha e bem paga cadeira da Fundação.
Pode ser...
A raça de bocas de tramela assopra ainda que tem uma penca de possíveis substitutos. Um seria Cassio Ubirajara, do PT, ou mesmo seu padrinho, o ex-candidato a vereador Lucas Lima, também do PT, que é sobrinho do deputado federal, Décio Lima. A Cultura tá numa verdadeira (a)fundação por conta do pipocar de contas não pagas. Oh, dor! Oh, vida!
Fazenda
O ex-vice-prefeito Erico Laurentino (PMDB), que foi um dos coordenadores da campanha do prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni, está participando da transição com o governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Ele pode ser o futuro secretário da Fazenda.
Independência
Os linguarudos de plantão garantem que o vice-prefeito e, prefeito eleito, o meio careca Emílio Vieira (PSDB), tem tido uma postura de independência. Tanto é que Emílio já teria dito a interlocutores privilegiados que os nomes do futuro governo só no natalino mês de dezembro.
Contudo...
...o clima anda tenso. Emilio tem uma grande admiração pela professora Regina Célia Correia, que é superintendente da Cultura. Ela pode ser guindada à secretária de Educação. O problema é que a raça de bocudos conta que algumas professoras teriam feito abaixo-assinado contra a indicação.
Disputa
Além disso, Regina tem que disputar com a professora Graziela Correia, que é competente e respeitada na rede municipal de ensino. Extremamente fiel e sobrinha de Emilio. Sabe-se que Emílio não gosta de nomear parente, mas será que ele vai sacrificar a sobrinha que, além de competente, estrebuchou-se na campanha? A lei permite ao prefeito nomear um parente agente público.
Nomes
O vereador Liço Riçobom (PSD) tem sido cotado pra secretário de Obras. O vereador mais votado, Samuel Paganelli (PSDB), pretende indicar seu fiel escudeiro, Rômulo, igualmente pra Obras. As bocas de tramela assopram, também, que Emilio aprendeu a gostar da atual secretária de Comunicação, Vânia Voltolini.
Bob
Por fim, muito se diz que Emílio iria ser fantoche do atual prefeito, Bob Carlos, contudo os linguarudos garantem que não. Emílio respeita o Bob, mas tem opinião. O que se sabe é que Bob Carlos será secretário. Só não se sabe se vai para a Articulação Política ou secretaria de Governo.
Disputa nas Piçarras
Desde as eleições que o bicho tá pegando dentro do PSDB da ex-capital do Jet Sky. Tudo por conta da disputa interna pela câmara de vereadores. A estapeação seria entre Lucimir Uller e João Bento. Com cinco parlamentares eleitos estaria nas mãos dos tucanos a indicação do nome. Tem quem ache que a discussão é democrática. E que os demais também deveriam ser ouvidos.
Eu sempre quis
Ainda tem a figura do Antônio Pedro, o Tempero. Único eleito pelo PSD na coligação do prefeito Leonel Viajão Martins (PSDB), Tempero vem costurando por fora e buscando apoio. A inexperiência dos recém-eleitos tucanos pode pesar na hora da escolha do presidente da câmara.
Não se alembram...
Esqueceram que a oposição tem cinco votos. E estaria aí a chave da disputa. Daí a única vereadora reeleita pelos tucanos, a Marly Dulcineia da Silva Santana, a Ziza, já anda dizendo que sonha com o cargo. Os votos do PP, PMDB e PT já lhe pertenceriam. Se fosse apostar, a coluna cravaria o nome da Ziza. Bocudo eu!!!
