JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Segundo turno
O presidente do sindicato dos servidores de BC, Valdir Loli, visitou o socadinho escriba, ontem
No domingo tivemos três eleições de segundo turno no estado. Napoleão Bernardes, do PSDB, na galega Blumenau; Udo Doller (PMDB) na cidade da dança, Joinville, e Gean Loureiro (PMDB), na capital manezinha, Florianópolis.
Na frente
PMDB leva a melhor e atinge 100 municípios, apesar de número menor do que 2012, agora conta com importância maior. Citys como Itajaí, Florianópolis e Joinville cercam uma fatia interessante do litoral norte com as três maiores arrecadações. Nomes como Napoleão e Udo já andam nas bocas dos especialistas como fortes candidatos ao governo do estado.
Porém...
...caciques como Mauro Mariani (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB) foram importantes na articulação de todo o processo, tanto no crescimento de prefeituras governadas pelo PSDB como na ampliação da importância do PMDB. Nos primeiros dias de janeiro, enquanto os eleitos assentam-se nas estofadas cadeiras das prefeituras, os chefões da camada de cima começam a articulação para a disputa.
Frentes
PSD, que parecia ser o mais ambicioso do processo, não conseguiu muitos resultados positivos. O todo poderoso presidente da Leleia, Gelson Merísio, perdeu terreno valioso na corrida ao centro administrativo da ilha da magia.
Isenção política
Próximos dos círculos do poder apontam como principal culpado por essa ré do PSD o governador Raimundo Colombo, que preferiu garantir a isenção política em relação à audácia do Manda-Brasa catarinense, para tranquilizar sua eleição ao Senado federal, com o apoio do PMDB.
PP vai de Jandir?
Com o fechamento do segundo turno e a derrota da família Amin em Florianópolis e a vitória de Juarez Ponticelli em Tubarão, a frente resistente do PP estadual pode ganhar novas caras na condução do processo eleitoral de 2018.
Nova frente
Ponticelli e o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, já figuraram em bancada estadual juntos e tem afinidade para a construção de uma nova frente de disputas mantendo alguns caciques progressistas restritos mais a capital do estado. Jandir deixou uma semente de confiança com o jovem advogado João Paulo Tavares Bastos Gama para que o partido se mantenha protagonizando na política da city peixeira.
A máquina
O poder do PMDB catarinense se ampliando, cresce a cobrança ao prefeito eleito de Itajaí, barbudinho Volnei Morastoni. Ele vai dar suporte à volta do PMDB ao governo do estado na sucessão de Raimundo Colombo.
Projetos futuros
Em tempos de recursos escassos, o Manda-Brasa estadual deve pousar nas citys em que logrou êxito para ampliar suas bases de apoio. O que preocupa é que a escalada do PMDB só representa custo e não resultados. O cidadão pode não gostar nada da ideia de financiar projetos futuros.
Tucanos
Com a vitória em Blumenau, um ótimo resultado em Itajaí e a vice-prefeitura de Floripa, Itajaí continua na rota dos tucanos. O senador Paulo Bauer já anunciou a qualificação de uma nominata forte para o próximo pleito e fez questão de adiantar alguns nomes, entre eles, Anna Carolina, que se consagrou como protagonista.
Sem descanso
Segundo informações do ninho tucano, a minha musa BBB, Anna Carolina, só está começando sua trajetória. Cheia de planos, a galega tem como meta disputar uma cadeira ao legislativo catarinense para representar Itajaí em 2018.
Simpatia
Para isso, em 2017, deve estar no projeto tucano juntamente com lideranças estaduais cavando espaços para trazer para Itajaí conquistas que lhe mantenham no protagonismo político regional. Além de grande prestígio em Itajaí, a galega conta com muitos simpatizantes em Balneário Camboriú, Navegantes e região.
Valdir Loli
Quem esteve visitando o escriba foi o presidente do SISEMBC, sindicato dos Servidores Municipais de Balneário Camboriú, Valdir Loli, que também disputou uma das estofadas poltronas da Casa do Povo e conseguiu faturar quase 700 votos.
Moradia do Servidor
Hoje uma das maiores preocupações de Valdir Loli é o Projeto Moradia do Servidor, que pretende o financiamento da moradia de 1000 servidores. Nesta semana, na quinta-feira, o projeto será discutido pelo Conselho da Cidade, em reunião na Casa do Povo.
Presença
O empreendimento está previsto para o bairro da Barra e o assunto da reunião do dia 3 será o impacto ambiental. Loli considera de vital importância a presença dos servidores na câmara.
