JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Volnei na ACII
Foi bastante concorrida a reunião plenária da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), na noite de segunda-feira, com o prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB). Cerca de 100 pessoas, entre empresários e a comunidade em geral, se acotovelaram pra acompanhar a explanação do próximo mandachuva.
Apoio de todos
Volnei falou sobre vários temas, como porto, saúde, educação, segurança e turismo. Também reforçou que seu governo terá um grande compromisso com a ética e a transparência, inclusive com a implantação de uma Lei Municipal Anticorrupção. Por fim, Volnei pediu auxílio e colocou o governo à disposição da classe empresarial para a realização de parcerias em prol da retomada do desenvolvimento econômico de Itajaí.
Foi bucha
O vereador eleito, pastor Edson Lapa, em entrevista ao Graciliano Rodrigues na rádio Clube, ontem, instado, reconheceu que as atitudes do vereador Maurílio Moraes (PR), que num dia apertou a mão do então pré-candidato a prefeito, Volnei Morastoni (PMDB), e no dia seguinte fechou com a minha musa, a BBB, Anna Carolina (PSDB), atrapalhou sua eleição pra vereador.
Mais tranquila
Lapa afirma que tal atitude maculou e atrapalhou sua eleição, que poderia ter sido muito mais tranquila. No mundo evangélico, muito mais do que na vida, o apertar de mãos e a palavra valem tudo. E o pulo de Maurílio não foi engolido por pastores e muitos dos fiéis.
Nada certo
Já com relação ao suposto convite à companheira de bancada do PR, vereadora reeleita, Dulce Amaral, para a secretaria de Educação, Lapa diz que não tem nada acertado. Questionado pelo cabeça branca, Graciliano, se poderia ocupar a secretaria de Desenvolvimento Social, Lapa afirmou que não existe nada nesse sentido, mas acredita que seria natural pelo trabalho que desenvolve no Mevam.
Não quer
Lapa diz que não pretende deixar a piramidal casa do povo neste momento. Pra quem não sabe, o trabalho realizado pelo pastor Edson Lapa, silenciosamente, rompeu as fronteiras de Itajaí, se espalhando pelo Brasil e mundão de meu Deus.
Restaurante Popular
Na esfera local, o Mevam mantém em terras peixeiras, sem recursos públicos, um restaurante para moradores de rua, onde gratuitamente é possível alimentar-se, tomar banho, além de outros benefícios, sem alarde ou usado pra angariar simpatias políticas. Merece o reconhecimento de todos.
Nunca vi disso
O vereador Sérgio de Mello (PMDB), da Penha, tá indignado com o jornalista Raffael do Prado, do blog Cotidiano na Pauta. Na sessão de segunda da casa do povo marisquenha, Sérgio fez um requerimento pedindo que o jornalista não falasse mais dele ou de outros vereadores. O requerimento foi direcionado ao presidente, que deveria, conforme o documento, tomar providências cabíveis contra o jornalista.
Censura
Sérgio usou do legislativo para propagar algo que já deveria estar enterrado há muito tempo: a ditadura. Se não sabe lidar com a liberdade de opinião e de imprensa, não serve para ser homem público. O requerimento pegou tão mal que Sérgio retirou da pauta após a maioria dos vereadores se manifestarem contrários ao pedido.
Só se falar bem!
O jornalista escreveu duas reportagens falando que o vereador Sérgio estava por trás de dois projetos: o de reduzir para um ano o mandato da presidência da câmara e outro que prevê a criação de 11 cargos de assessor para as excelências excelentíssimas de Penha. Será que sisqueceu que o velho MDB de guerra lutou contra a ditadura, a censura e a favor da democracia?
Ah, para Sérgio!
O vereador disse que as matérias são sensacionalistas e tratam de especulações políticas. Mas, na mesma sessão, Sérgio apresentou o projeto de redução do mandato da Mesa Diretora, praticamente avalizando o furo jornalístico publicado no blog. Ficou feio para ele.
Homenagem
O Hospital Marieta recebeu uma moção de reconhecimento ao projeto Latin de Telemedicina, que visa reduzir o número de infartos. A homenagem, realizada durante a 69ª sessão ordinária na casa do povo peixeira, reforça o comprometimento da unidade com a sociedade. A moção é de autoria do parlamentar Osvaldo Gern (PP) e foi entregue à diretora geral do Marieta, Irmã Mércia Lemes.
Elogiaram
Em dois meses de funcionamento, o Latin atendeu mais de 1,5 mil pacientes com dor torácica, sendo 10 deles com indicação de intervenção hospitalar. Na sessão, os parlamentares reforçaram a importância do projeto à população e elogiaram a direção do Marieta.
Porta Balão
A intenção do Latin é melhorar o tempo de Porta Balão, que consiste no intervalo de tempo médio entre a entrada do paciente com sintomas de Infarto Agudo do Miocárdio no pronto-socorro até o início do cateterismo de emergência, feito por meio de um cateter-balão para desobstrução da artéria afetada. Foto no face JC DIARINHO.
