JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mais do mesmo
O vereador eleito, presidente do PCdoB peixeiro, Marcelo Werner, visitou o socadinho escriba. Marcelo revelou que não houve conversas pra compor a base do futuro governo. E que já foi procurado por candidatos à presidência da piramidal
Ainda repercutem as falas do prefeito eleito, barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), na Associação Empresarial de Itajaí. Na opinião dos bocas de lata, não acrescentaram nada à pasmaceira geral da política peixeira. Reflexo da política brasileira, para alguns, ou miopia em relação ao recado das urnas...
Mais leis?
Volnei prometeu uma lei anticorrupção. Os bocudos perguntam pra quê? Lei no Brasil é o que não falta e, pelo que se sabe, o que mais beneficia a corrupção é o acordo complacente entre corrupto e corruptor em benefício próprio. Essa impotência está representada no grande vencedor das eleições: os votos brancos, nulos e abstenções, que no segundo turno chegaram a 40%.
Solucionática
Para resolver o problema da corrupção na prefeitura e nos órgãos públicos não precisa de novas leis, só de boa vontade e coragem. E de tecnologia! Informatizar os sistemas e dar acesso público na tramitação dos processos, com tempo marcado para resposta, diminuiria a corrupção rapidamente. E regras mais claras para aprovação de projetos também.
Bode expiatório
Mas falar de corrupção é uma boa, segundo analistas de botequim. Porque enquanto se fala na genérica corrupção não se fala especificamente de nada no Brasil. Por exemplo, os bancos anunciaram juros de cartão de crédito de 480% ao ano. E esses ladrões são os que ditam as políticas econômicas do governo. Isso não seria corrupção? Governar para beneficiar os bancos?
A mesma m...
Os juros do cheque especial estão pra lá de 300%. Por que o governo pela ordem e progresso do presidente com cara de vampiro brasileiro, Michel Temer (PMDB), não faz nada para acabar com essa bandalheira? O que é pior, corrupção ou usura? Porque para o povão é a mesma merda...
Outra
Planos de saúde viraram especialistas em dizer não para qualquer procedimento ou exame mais sofisticado que os usuários precisem. Beneficiários têm que recorrer à dona justa para fazer valer seu direito. Como dá trabalho, e custa dinheiro e tempo, poucos fazem isso, e os planos de saúde ganham fortunas criando dificuldades. Fora as leis aprovadas que os beneficiam diretamente e só ferram o povão. Mas a grande mídia prefere botar a culpa de tudo de ruim que acontece ao PT. O PT já era, galera. Cobrem dos que estão no poder.
Noticiário nacional
Cunha foi preso, derrubaram o governo eleito do PT, mas e daí? A corrupção acabou? Não, não acabou, pelo menos até onde se saiba. Mas esses assuntos inundam a pauta de jornais, das revistas e das TVs, e os assuntos práticos e fáceis de resolver, e que melhorariam a vida das pessoas comuns, sequer são discutidos. É isso que os bocudos querem dizer ao afirmar que o tema corrupção virou bode expiatório das desgraças do Brasil...
Renata Narcizo
O Roberto da Aipra manteve contato com o articulista, cobrando a não citação da vereadora eleita e protetora da causa animal, Renata Narciso (Solidariedade). O partido da Renata, o Solidariedade, sempre atento à coluna, também, se manifestou. Foi um erro involuntário e peço desculpas.
Posse
O Partido da República aceitou ser o vice de Fabrício Oliveira (PSB) sem nenhuma condicionante, mas a fatura chegou cedo para o prefeito eleito, Fabrício Oliveira. O PR está reclamando que a secretaria de Turismo é pouco atrativa ao vice Carlos Humberto.
Posição
E eu aqui achando que era o próprio Carlos Humberto (PR) que estava se posicionando como secretário de Turismo, pois visitou a secretaria num período ainda fora da transição de governo.
Diversidade
Carlos Humberto afirmou durante toda a campanha que a city praiana tinha que encontrar uma forma de diversificar a economia, que hoje era calcada apenas no turismo e na construção civil. Carlos Humberto também prometeu o desenvolvimento de uma agenda anual para o Centro de Eventos, mas agora seu partido faz pouco caso da secretaria do Turismo.
Prisioneiro
Quem não considera a secretaria de Turismo estratégica, não tem ideia da vitrine que é a Maravilha do Atlântico. A tentativa do PR de angariar uma fatia maior do bolo, eu até entendo como legítima, mas não consigo entender a avidez pela ascensão de um único nome. É partido ou projeto pessoal?
Erro
Entendo também e até concordo em partes com um amigo meu, que diz que se entregasse a secretaria de Planejamento ao Carlos Humberto, Fabrício estaria repetindo o mesmo erro do Pirica ao nomear Pavoni. Não vai ser surpresa para este articulista, metido a analista político, se a presidência da câmara ficar com o PMDB. Ficaria o novo prefeito refém da governabilidade?
Isolado
O ex-secretário Auri Pavoni foi convidado a se retirar do Planejamento, através da dona justa. Ele enfrentou até movimentos populares em defesa do meio ambiente, tendo a maior dor de cabeça. Acabou ficando isolado até por aqueles que colocavam a mão no fogo pelo secretário.
Visibilidade
Enquanto Carlos Humberto e seu partido refugam o Turismo, o candidato derrotado da Maravilha, dublê de deputado Estadual, Leonel Pavan, pode virar secretário de Estado, justamente na pasta do Turismo que tem uma das maiores visibilidades do governo. Ele está prestes a entregar o tão esperado Centro de Eventos, que consolidaria historicamente o nome do tucano ao descerrar a fita inaugural. Isso se o PSDB se aliar...
Relação
Só resta saber como vai ficar a relação de Colombo com o PR, que não esteve estrategicamente ao lado do partido do governador, o PSD, nas últimas eleições. Agora com o pé na buzanfa do secretário Felipe Mello, o filho do deputado Federal Jorginho, a relação do governo com o PR na Leleia, também deve ficar comprometida. Em Lages e Florianópolis o PR esteve contra o PSD no processo eleitoral.
Ávidos
A avidez do PR local para se colocar na estrutura administrativa em BC, pode render mais alguma secretaria ou deixar o partido sem nada. Cláudio Dalvesco, que foi o vice-prefeito do Periquito, também é do PR e já experimentou a passagem pelo Turismo, mas sem muito sucesso. Chegou a romper feio com Pirica, política e pessoalmente, talvez sem volta. A história se repete, só mudam as datas e os personagens. Anote aí quem duvidar dessa máxima popular.
Convite
Conforme antecipado neste espaço de que parte da administração do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), estaria sendo acomodada nas administrações das vizinhas Camboriú e Itajaí, a candidata derrotada Jade Martins Ribeiro (PMDB), deve compor os quadros do manda brasa peixeiro, junto de Volnei. A experiência que teve na Maravilha é a justificativa pela ventilação do seu nome ao primeiro escalão.
Importação
O VM precisa tomar cuidado para não importar o primeiro escalão de outras cidades, como fez no passado, trazendo meia Blumenau para Itajaí. Aqui também existe vida inteligente e uma universidade só nossa para qualificação profissional.
Veto
O projeto de lei que quer vetar a possibilidade das excelências excelentíssimas ocuparem cargos no primeiro escalão do governo municipal, foi levantado pela vereadora recém-eleita para o primeiro mandato, Inalda da Rádio, digo, do Carmo (DEM), na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú.
Restrição
Em seguida, a medida de restringir o acesso dos vereadores nas secretarias municipais foi colocado em discussão em Piçarras, Navegantes e na Maravilha do Atlântico.
Cópia
Não demorou pra onda de moralismo chegar à city peixeira. Proposta da minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), que protocolou projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal para que o vereador seja proibido de assumir cargos no Executivo. Se fosse ela a prefeita eleita, faria tal proposta??? Hein???
