JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nem um e nem outro
A vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius (PSB), representou o governo atual. O vereador Thiago Morastoni (PMDB) representou o futuro governo, na abertura da Marejada
Nem o atual prefeito peixeiro, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP) e nem o futuro, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), deram as caras na abertura da Marejada, na noite de quinta-feira. Jandir estava em viagem particular e Volnei já teria um compromisso assumido na posse da nova diretoria do Clube de Dirigentes Lojistas de Itajaí.
Thiago e Dalva
Quem representou Volnei foi o seu filho, vereador reeleito, Thiago Morastoni (PMDB), e a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB). A Marejada abriu suas portas com uma boa participação do povão. Poucos políticos deram as caras. Imaginem se estivéssemos em campanha. O sujeito ia sair com dor nas costas, de tanto levar tapinha...
Se estrebuchando
Aliás, Dalva Rhenius está se estrebuchando nas ações de finalização do Centro Integrado da Saúde - CIS. A muié não sai da obra, que será um centro de saúde dos maiores e mais modernos do estado, e criará condições de resolver vários problemas da saúde. A inauguração será em dezembro. Segundo algumas bocas de lata, entretanto, tarde demais para algum resultado eleitoral positivo para Dalva. Demorou muito.
Antes tarde do que nunca...
O futuro prefeito já esteve no local vistoriando juntamente com o vereador Thiago Morastoni. Thiago, que também fez visita de cortesia à vice-prefeita em seu gabinete, logo após as eleições, vem se mostrando uma espécie de primeiro ministro do governo, ou, pelo menos, um relações públicas eficiente. Já Dalva, segundos bocudos da prefa, vem sendo procurada para conversar com gente das mais variadas siglas... Hummmm.
Prefeitada
A prefeitada eleita e seus vices do Manda-Brasa das regiões de Itajaí, Brusque, Joinville e Jaraguá do Sul, além de uma pá de lideranças, assessores, simpatizantes e puxas de ocasião, ops, de plantão, estarão reunidos na manhã deste sábado na Capital do Marisco.
Uma pá...
...de deputados estaduais e federais do PMDB também estarão presentes no evento que visa deixar os futuros gestores mais espertos com a questão da transição e a bucha, ops, administração que vão herdar a partir de janeiro de 2017. O coordenador regional do PMDB, vereador reeleito da Maravilha do Atlântico, Roberto de Souza Júnior, é um dos anfitriões e tem feito um baita trabalho na região.
Outros leros
Além da transição, sabichões irão encher os zovidos dos burgomestres do PMDB com temas como erros e acertos ao compor equipes de governo; os primeiros cem dias; estratégias pra enfrentar a crise; legalidade e probidade e casos de sucessos em administrações municipais. Um cursinho pra que os futuros gestores fiquem antenados e não levem na espinha.
Qui coisa, meu povo!
Tem determinadas figuras que andam alvoroçadas com o futuro governo do eleito para o paço peixeiro, Volnei Morastoni (PMDB). Acreditam serem amigos do rei, mas na verdade nem o todo poderoso quer saber deles. Teve uma situação em que futuros governistas orientaram detentor de cargo na atual estrutura a chamar a polícia se o carcará aparecer. Credoemcruz!
Volta...
Perdigueiros da coluna, espalhados pelas areias da Capital do Marisco, dão como certo que o futuro prefeito, Aquiles Schneider (PMDB), deve mandar para o beleléu o contrato com a concessionaria Águas de Penha. Dizem que ele quer trazer a Casan pra gerir a água e o esgoto. Saudade de que será?
Passa ou repassa?
O grande dilema do momento é se o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), vai estrebuchar os mais de 21 milhões que deve à Saúde peixeira. O que melhoraria sensivelmente o caixa. Ou seja, seria bom para o atual prefeito Bellini e para o futuro, Volnei. Contudo, parece que tá difícil...
Passou o bastão
O prefeito eleito da Maravilha do Atlântico, Fabrício de Oliveira, deixou o cargo de presidente do PSB e passou o comando para o vice-presidente, o ex-vereador Leko Benvenuti. A decisão do futuro alcaide foi na primeira reunião da sigla após a eleição. Fabrício diz que será necessário se dedicar 100% aos compromissos que assumiu com Balneário. Mas acredita que Leko fará um excelente trabalho no comando do partido.
Seminário
O prefeito eleito de Porto Belo, Emerson Stein (PMDB), acompanhado do seu vice-prefeito, professor Elias Cabral, participou, entre os dias 7 e 9 de novembro, em Brasólia, do Seminário de Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios. O objetivo foi reunir a prefeitada eleita, buscando sensibilizar e capacitar para uma gestão de qualidade.
Visitas
Aproveitando a sua passagem por Brasília, Emerson Stein realizou visitas importantes, como no gabinete da deputada federal Ângela Albino (PCdoB), no gabinete do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB), além do senador Dário Berger (PMDB).
