Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Clima quente


Como a coluna vem relatando nos últimos tempos, o clima nos bastidores das siglas que apoiaram a eleição do prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), é de guerra de nervos. Os presidentes dos partidos vêm cuspindo marimbondos. Ganhar a eleição pareceu mais fácil do que a ocupação de espaço no futuro governo.

O ex vice-prefeito Erico Laurentino (PMDB), na imagem entre o baixinho Denísio Dolásio Baixo e o prefeito eleito, Volnei Morastoni. Dizem que ele será ou o chefão da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão ou de Obras. O homi tá phodendo!

(In) Segurança

Uma das promessas de Volnei foi de fazer vingar a polêmica Guarda Armada. Projeto que não saiu do papel no governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), por conta de questões orçamentárias. Contudo, o barbudinho garantiu que no seu sai. E diz que é possível, através de projetos, conseguir, inclusive, grana do governo Federal pra ajudar no custeio. Oxalá!

De fora

O problema é que se veicula um nome de fora pra comandar a secretaria de (In) Segurança, que vai tocar a Guarda Armada. Os linguarudos de plantão vazam o nome do delegado da Polícia Federal, Francisco José da Silva, o Chico. Ele foi um dos mentores da Guarda Armada em São José e é ex-secretário de Segurança de Joinville. Tem know-how. Os locais da PF, PM e Civil estão morrendo de ciúmes do importado.

Pode não vingar

Outro problemão medonho é que a GM pode não vingar em 2017 por não ter sido inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA). Existe a possibilidade de emplacar emendas até o próximo dia 19. Ou seja, nem tudo está perdido...

Sem chance?

As línguas de tramela caceteiam que o barbudinho Volnei Morastoni desconversa quando o assunto é os vereadores não reeleitos, como os peemedebistas Laudelino Lamim, Neusa Giraldi e seu marido, Pedro Giraldi. Será que vão ficar do lado de fora?

Alto astral.

Políticos do outro lado da vala, dizem as boca de tarrafa (oh, raça danada!), tem andado com um “bodoque” no bolso para espantar um passarinho falador, destemido e atento observador.

Zóio

A política em Navega Beach parece uma feira livre, muito burburinho e gente apregoando as vantagens do seu produto, de zoio grande em uma boquinha no novo governo. E o passarinho sempre por perto perturbando o amanhecer de alguns e cantarolando forte.

Sem mágoas?

Em um passado não muito distante, o prefeito Bob Carlos (PSDB) acreditava que havia vencido a eleição e que continuaria, de fato, exercendo influência absoluta sobre o que considera a sua criatura, o cabeça “ilustrada”, prefeito eleito Emilio Vieira (PSDB). Parece, no entanto, que a lua de mel está nada romântica.

Poste não faz xixi em cachorro

Dizem os linguarudos que o eleito resolveu se rebelar contra o criador e quer, de fato e de direito, assumir o comando, o que tem deixado o Bob Carlos bastante amuado..

Transbordando de boas intenções

As bocas de caçapa alardeiam que Emílio participou recentemente do treinamento em Brasília e parece que voltou com a cuca cheia de novas ideias e de coragem. Tem adotado um discurso de um novo e sério governo. Destoou né?

Quem terá espaço nesta bateira?

Como diria a tchurma de filósofos jogando sinuca no Bar do Cacá, lá no Pontal, a fase do ‘só love’ entre criador e criatura já era. Mas é sempre bom lembrar que ninguém governa sozinho.

Coração peludo?

Vai ser difícil negar o passado e terá que assumir uma parcela de sacrifício para manter a base e poder governar. Vai ter que contar de outra forma a mesma história. Vai ter que esbanjar carinho, atenção, paciência, amor, estímulo, força e amizade... Que coisa meu povo!

Telhado de vidro

Diante deste conflito a pressão vai aumentar. O meio-careca Emilio vai ter que surfar ondas fortes e altas para poder ser protagonista de fato. Não vai ter espaço para entregar menos do que o prometido. Se morder a própria língua, morre envenenado. Na espreita, a oposição derrotada aguarda e torce pelo desgaste. Espera uma brecha para se meter. Navega deve ser marcada por fortes emoções daqui para frente.

Vai voltar um dia?

Na análise sempre técnica e imparcial do Mago do Gravatá, cientista político e fofoqueiro profissional, o PMDB lembra com saudade do tempo em que foi governo. Agora, com a terceira derrota seguida nas urnas, vai amargar, no mínimo, 12 anos fora da teta.

Sofrência

Está sendo um “sofrimento sofrido” para quem achava que tinha o “monopólio político” em terras dengo-dengo. Tempo suficiente para aposentar de forma melancólica alguns manjados caciques do partido. Alguns já andam pelas bandas da Maravilha do Atlântico, pegando sol pra tirar a cor branquinha de gabinete.

Não vai dividir

A composição no novo secretariado de Emílio tem sido mantida em segredo e a grande mídia só vai ser informada perto da chegada do bom velhinho. O novo mandatário tem alardeado que não vai ceder a pressões e no seu mandato ninguém vai entrar pela porta dos fundos.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Dentro da onda

Clique diário

Dentro da onda

Coluna Exitus na Política

Dinheiro público + poder político

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

Charge do Dia

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

A estratégia de Amin

Coluna Acontece SC

A estratégia de Amin

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti

JotaCê

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti




Blogs

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

VersoLuz

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

Figueirão

Blog do JC

Figueirão

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.