JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tristeza
O vereador peixeiro eleito, Eduardo Kimassa (PRP), e o advogado Ricardo Bittencourt visitaram a choupana do escriba ontem
Santa Catarina amanheceu de luto, estupefada com a tragédia na Colômbia que vitimou a delegação catarinense da Chapecoense, jornalistas e dirigentes de futebol, entre eles o itajaiense, presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, que já foi vereador peixeiro, prefeito interino e deputado estadual.
Luto
O governador Raimundo Colombo (PSD) decretou luto de três dias. Itajaí e Balneário Camboriú também decretaram luto oficial por três dias em respeito às vítimas. Muita força e fé às famílias pra conviver com essa dor imensurável. Somos todos Chape!
Ia
O presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio (PSD), estaria no voo que levou a Chapecoense pra disputa em Medelín, na Colômbia, pra disputar a primeira partida da Copa Sul Americana contra o Atlético Nacional. Por conta de compromissos assumidos, Merísio deixou de viajar. Ele embarcaria somente ontem, isso se a tragédia não tivesse se abatido sobre o estado.
Elizete
A professora da rede pública peixeira, Elizete Cardoso, deve ser a secretária de Educação no futuro governo Volnei Morastoni (PMDB). O martelo teria sido batido e a indicação é do todo poderoso vice-prefeito eleito e presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré.
Ki Massa
O vereador eleito, Eduardo Ilto Gomes, o Eduardo Kimassa (PRP), acompanhado do seu advogado, Ricardo Bittencourt, esteve na choupana do escriba na tarde de ontem. O socadinho escriba se equivocou ao informar na coluna que a rejeição de suas contas geraria a sua não diplomação.
Inocente
Kimassa jura com os pés juntinhos ser inocente das acusações que lhe imputam e afirma que não cometeu nenhum crime eleitoral. Afirma que tem a consciência tranquila e que pretende assumir o mandato em janeiro de 2017 para trabalhar em prol da cidade.
Situação
Pelo sim, pelo não a bronca está nas mãos da polícia Federal e do Ministério Público e dependendo da celeridade da dona justa eleitoral, pode ter uma decisão em poucos dias.
Regras
Oiá, com tanta regra e tanto rigor nas leis eleitorais, deveria ter um dispositivo que só permitisse a diplomação de eleitos depois de todas as pendengas resolvidas. Caso contrário, ocorre do prefeito ou do vereador assumir, e ser retirado do cargo no meio do mandato, como aconteceu com o prefeito de Brusque, purexemplo. O prejú fica pra cidade e o eleitor que votaram e não tem condições de saber se está tudo certinho.
Rejeitada
O vereador eleito da Itaipava, Vanderley Dalmolin (PMDB), também teve suas contas rejeitadas, por causa de uma doação superior ao permitido em lei. O doador deu dinheiro ao Dalmolin e para o candidato a prefeito João Paulo (PP) e para o PSDB. O problema é que o doador supostamente ultrapassou o limite de doação de 10% de rendimentos do ano anterior, o que é ilegal.
Sim ou não...
Com essa situação, o peemedebista Dalmolin levou na espinha, mas vai poder ser diplomado. Vanderley recorreu ao TRE-SC. João Paulo e o PSDB de Itajaí podem ter as contas rejeitadas, caso o juiz siga a mesma linha.
