JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Transmissão
Após retomar as funções como prefeita da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, e passar por uma intervenção cirúrgica, a prefeita loirosa, Luzia Coppi (PSDB), na tarde da última terça-feira, fez novamente a transmissão de cargo para o vice-prefeito, José Rodrigues Pereira, o Zé Branco.
Confiança
Até tentei voltar ao trabalho após a cirurgia, mas não foi possível, comentou Luzia, que por orientação médica deve ficar de gancho, afastada das atividades pelos próximos 15 dias. Tenho um vice capaz e uma equipe de confiança dando continuidade às ações de governo. Peço a compreensão de todos e vamos em frente, concluiu a prefeita.
Saúde
Vira e mexe e a Luzia tá doente. Saúde, prefeita! Aliás, Luzia criou juízo. O prefeito eleito de Camboriú, Elcio Kuhnen (PMDB), solicitou a antecipação do início da transição de governo em Camboriú. A prefeita Luzia havia publicado um decreto famigerado que determinava que a transição iria ocorrer apenas de 12 a 15 de dezembro, das 14 às 17 horas.
Aleluia!
Mas ela voltou atrás e acatou o pedido de Elcio. A transição vai iniciar na próxima terça-feira. Os nomes indicados pela prefeita Luzia e pelo prefeito Elcio irão se reunir às terças, quartas e quintas de dezembro.
Galega lá?
Corre pelos corredores da city peixeira a notícia que minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), deve ocupar lugar de destaque em gabinete do Senado Federal. Anna, além de se manter no cenário político buscando realizações para Itajaí, deve articular frente partidária regional.
Musas
Na semana que passou, a galega esteve reunida com o PSDB mulher regional, bem como articulando outros setores do partido para uma organização política básica que sustente o projeto político de oposição em Itajaí.
Presidente
A galega também constrói com seus correligionários uma indicação de seu nome para presidir o PSDB local e o PSDB mulher regional junto aos tucanos. Toda a movimentação mira uma candidatura à assembleia legislativa ou à câmara federal em 2018.
Favor
Em votação nominal, a emenda ao pacote anticorrupção foi aprovada na câmara federal, em Brasólia, na calada da madrugada e em dia de luto nacional. Foi aprovada por 313 votos a favor, 132 contrários e cinco abstenções. Mauro Mariani PMDB-SC, Rogério Peninha Mendonça PMDB-SC, Ronaldo Benedet PMDB-SC, Valdir Colatto PMDB-SC, Jorginho Mello PR-SC, Marco Tebaldi PSDB-SC, Pedro Uczai PT-SC, Angela Albino PCdoB-SC, todos votaram favoráveis a decepar o pacote contra a corrupção.
Pressão
Votaram de acordo com o que clama as vozes das ruas, Celso Maldaner PMDB-SC, Edinho Bez PMDB-SC, Jorge Boeira PP-SC, Geovania de Sá PSDB-SC, Carmen Zanotto PPS-SC. Houve a abstenção do careca liso Esperidião Amin PP-SC, que preferiu ficar de fora da panela de pressão, digo, votação.
Compras
O advogado Fernando Marchiori, 43 anos, deve mesmo ser o secretário de Compras do novo governo na Maravilha. Graduado pela Univali, tem especialização pela Escola do Ministério Público e desempenhou várias atividades na áreas pública e privada. Já trabalhou com Fabrício Oliveira na câmara de vereadores, onde foi secretário de Compras e acompanha o projeto político de Fabrício há 10 anos.
