JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Começou cedo...
Bocas de caçapa dão conta que o prefeito peixeiro eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), não esconde mais o descontentamento com seu vice, o presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré. Já assisti a esse filme...
A prefeitada eleita e reeleita da região fez curso em Sampa na semana que passou
Pós-eleição: Nem tudo é só Love entre o prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), e seu vice, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT)
Tô nem aí
O barbudinho tem confidenciado que Sodré não aparece no palácio da Petrobras, na rua Brusque, no centrão peixeiro, para planejar o governo e contribuir com a formação da equipe. Diz que só pensa no projeto do PDT e seus tentáculos.
Bat Caverna
Volnei tem lascado, mordendo os dedos, que Sodré montou um quartel general no edifício Catarinense para buscar a presidência da piramidal casa do povo a qualquer custo, negociando cargos e espaços sem ao menos consultar o prefeito. Eitcha!
A lista de Schindler
Dizem ainda as bocas de caçapa (oh, raça de infelizes!) que Sodré teria mandado, através de um interlocutor, uma lista interminável de cargos a serem preenchidos. O prefeito eleito mandou de volta o recado: quem se elegeu prefeito, ele ou eu?
Até tu, rebento?!
Ainda segundo a raça de bocudos, o barbudinho também não tem poupado o próprio rebento, o vereador mais votado, Thiago Morastoni (PMDB). Ainda mastigando as mãos, os linguarudos lascam que o prefeito estaria uma arara com o filho que estaria andando por Navegantes, Balneário Camboriú e outras citys da região oferecendo cargos em troca de apoio à candidatura em 2018. Será que será?
Central
O prefeito eleito, Volnei Morastoni, afirmou durante a reunião com líderes das principais entidades da city peixeira, na sede da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), o seu compromisso em executar a centralização das compras municipais, bem como seu armazenamento e logística.
Meio
Volnei reafirmou o seu compromisso com esta visão inspirado pelo exemplo do CIAD (Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição) da galega Blumenau, visitado na semana passada. Nós desejamos implantar isso já no início do mandato, lançando um novo edital. Nós precisamos ter começo, meio e fim para buscar estes objetivos.
Grupo
Os objetivos citados por Morastoni englobam a centralização de todas as compras, contemplando não somente três secretarias, mas toda a estrutura administrativa do município. O planejamento de tal evolução será alinhavado por um grupo de trabalho, composto por integrantes da futura gestão e entidades de Itajaí: Observatório Social de Itajaí, Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Intersindical, Sincadi, Sindicont, Centerlojas, CDL de Itajaí.
Representante
Após a reunião, os líderes das entidades chegaram a um consenso para otimizar a representatividade junto ao grupo de trabalho, e foi designado o representante do Observatório Social, Paulo Sabatke Filho. O grupo se reunirá nesta segunda-feira, dia 5/12, na sede da gestão de transição que fica atrás do herbário.
Na espinha
A 4ª Câmara Civil do TJ manteve sentença de comarca de Itajaí que condenou o bocudo Gerd Klotz a pagar R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais, por achincalhar o ex-prefeito, o bigodudo Amílcar Gazaniga, em rede social. É um alerta de que não se pode usar e abusar das redes sociais pra achincalhar sob o pretexto de liberdade de expressão. Não é por aí...
Passou-se
Gerd se passou nas suas colocações e usou até expressão em latim ao referir-se a suposto intuito do ofendido em ocupar cargos públicos para favorecimento próprio e de amigos. A expressão em latim utilizada, foi et caterva, correspondente à corja, bando de vadios, comparsas. A decisão foi unânime.
Violação
Em sua defesa, Klotz justificou que tem o direiro de livre manifestação de pensamento. Apontou, ademais, que a expressão foi interpretada pelo seu pior significado, o qual não se aplica aos comentários em questão. Segundo o desembargador Rodolfo Tridapalli, relator da apelação, os comentários possuíam claro juízo depreciativo e houve violação do direito de personalidade do apelado.
Homenagem
A Federação Catarinense de Futebol realizou as homenagens fúnebres ao Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, ontem, domingo, no saguão principal da sede da Federação Catarinense de Futebol, na Maravilha. O corpo do presidente Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho também esteve nas homenagens do velório coletivo na Arena Condá, em Chapecó.
Definido
O prefeito eleito de Camboriú, Elcio Kuhnen (PMDB), anunciou mais nomes de bagrões que irão compor o seu governo. As definições são para as secretarias de Finanças, do Camboriú Prev. e da Educação. Fernando Garcia Júnior será o secretário de Finanças, formado em Administração e com especialização em Gestão Empresarial.
Previdência
A presidência do Camboriú Prev será ocupada por Rutinéia Fonseca Quinzen. Formada em direito, Rutinéia cursa especialização em Regime Próprio de Previdência Social e inicia, no ano que vem, a faculdade de Administração Pública na Udesc.
Educação
Elcio Kuhnen (PMDB) também confirmou, em Camboriú, a escolha de Roseli Maria Poltronieri Gervásio como secretária de Educação de seu governo. Roseli é formada em Pedagogia, tem especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional e 30 anos de experiência no Magistério.
Controladoria interna
O prefeito eleito Elcio e seu vice anunciaram, também, o nome de Kaita Helen Testoni, que vai continuar à frente da Controladoria Interna da prefa de Camboriú. Kaita é formada em Direito, tem MBA em Gestão Pública, assim como vários cursos na área, e exerce a função há 10 anos.
18 anos
Kaita trabalha na prefa de Camboriú há 18 anos. Iniciou como estagiária e já foi também auxiliar de contabilidade. Ela explica que aceitou o convite porque cada gestor tem uma visão diferente, o que é sempre um desafio interessante.
Foco
O vice-prefeito eleito, Ramon Jacob, destacou que a escolha está alinhada com o que foi declarado durante a campanha. O foco das indicações é formação e experiência na área. Esta é uma pasta que exige um conhecimento muito específico e a Kaita tem demonstrado que tem competência para a função e comprometimento com o serviço público.
Tucanagem
A coluna havia apostado que a vereadora reeleita Marly Dulcineia Santana, a Ziza (PSDB), na ex-capital do Jet Sky, seria a nova presidente da câmara piçarrana. Mas a inabilidade da parlamentar, que compôs duas chapas e desfez, está sendo fundamental para o fracasso. Com essa inocência uma raposa velha ganha espaço. Apoiado pelos tucanos e, principalmente, pelo prefeito Leonel Viajão Martins, o vereador João Bento (PSDB) desponta na briga.
Pintinho
Depois de ter recebido declaração de apoio das siglas de oposição (PP, PMDB e PT), Ziza sentiria a fritura no seu próprio partido. Leonel teria encoxado o ex-presidente do PSDB e agora petista, Ademar Galo Oliveira. Teria lhe oferecido algumas indicações na prefeitura em troca do apoio a João Bento.
