JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Marcelo & Marcelo
O eleito Volnei Morastoni (PMDB) encaminhou, ontem, oficialmente, ao ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP) e ao presidente da piramidal casa do povo, desassossegado Luiz Carlos Pissetti (PSB), os nomes de Marcelo Salles para a superintendência do porto de Itajaí e de Marcelo Saldré, ops, Sodré, para diretor geral do Semasa.
Sabatina
O aviso da pretensão de nomear Salles e Sodré, respectivamente para Porto e Semasa, à prefa e a câmara de vereadores é por conta de artigo na Lei Orgânica do Munícipio que prevê que se faça a comunicação ao legislativo para que promova uma arguição pública, que nada mais é do que uma sabatina feita pelos vereadores para que os indicados possam assumir no dia 1 de janeiro de 2017.
Sem problema
Na verdade, é apenas uma formalidade, já que tanto Marcelo Salles quanto Marcelo Sodré já ocuparam os respectivos cargos e entendem do riscado. O tempo urge. O prefeito eleito, vice e vereadores serão diplomados no próximo dia 12, segunda-feira. A piramidal casa do povo tem a sua última sessão no dia 20 deste natalino mês de dezembro.
Zanelatto
Os linguarudos de plantão alardeiam que o atual secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, tem sido defendido por figuras do futuro governo para permanecer no cargo. O que se sabe é que Tarcísio termina o trampo em 31 de dezembro e deve dar uma descansada na cachola. O que pode mudar isso é o Partido Progressista, com seus quatro vereadores, que deve entrar de sola na base no governo VM na piramidal. Daí...
Jade
Alguns técnicos que pretendiam auxiliar o futuro governo do prefeito eleito, Volnei Morastoni (PMDB), ficaram pasmos, com a possibilidade da ex-candidata a prefeita de Balneário Camboriú, Jade Martins, assumir a poderosa secretaria de Orçamento, Planejamento e Gestão de Itajaí.
Torcem o nariz
Os técnicos sabichões que torcem o nariz debulham que a bela só tem discurso e na prática muito puxa-saquismo (credo!). Espinafram que a muié, nas reuniões de transição, já veio com meio mundo de Balneário Camboriú para colocar na prefa de Itajaí, segundo os linguarudos. Deve ser para fazer o trabalho dela, que disso ela não entende, caceteia um desaforado. Arreda, raça de linguarudos, seus infelizes!
Errando?
Jade ocupou uma renca de cargos na prefa da Maravilha do Atlântico, sempre foi situação e não deve saber o que é peleia do servidor, detonam. E lamentam que Volnei esteja cometendo o mesmo erro de 2004, quando trouxe uma penca da galega Blumenau, após a derrota do PT lá. Agora faz o mesmo com o PMDB derrotado de BC.
Eleição
Amanhã deve rolar a eleição para escolha da direção do Sindicato dos Barnabés de BC. Tem duas chapas na disputa, uma representando a continuidade, com o candidato Valdir Lolli e a outra a oposição, representada por Maria Helena. Pelo burburinho que se escuta aqui e acolá, a chance de mudança e renovação também é grande no sindicato.
Diferente
O que tenho notado também é a diferença do prefeito eleito Fabrício Oliveira (PSB), que não se envolve na eleição do sindicato para o atual prefeito, que fez campanha na eleição passada para uma chapa. Ponto para o Fabrício que começa bem sua postura em relação ao sindicato dos barnabés. Na opinião do socadinho escriba o prefeito não pode participar desta eleição, para apoiar A ou B.
Recado
Por falar em Fabrício Oliveira, tá rendendo nas redes e grupos de Uatz a foto postada pela candidata derrotada, Jade Martins, junto com o prefeito eleito em Brasília. Para os leigos em política pode parecer estranho, mas para quem conhece um pouco mais, entende o recado que o PMDB quis passar, principalmente ao PR da Maravilha.
Fim de feira
Um bagrinho dos altos da Dinamarca confidenciou para este articulista que o paço está jogado às moscas, e que não existe mais nada pra fazer a não ser entregar a chave para o prefeito eleito. Muitos cargos de confiança nem aparecem mais para trabalhar, o prefeito também não é visto. Será que ninguém cobra que eles batam o ponto? Afinal, somos nós que pagamos o salário deles.
Pau comendo
O pau tá roncando nas entranhas do PRP peixeiro. Partidários da sigla querem o couro do presidente, Fabiano da Silva. Alegam que o homem que gosta de eleger vereador padeiro anda se passando. Fabiano elegeu o Rafa da Padaria na eleição retrasada, mas ele não se reelegeu na passada. Há algum tempo Fabiano, com o ovo atravessado, expulsou Rafa da sigla, alegando motivos fúteis. Era o único vereador do PRP na Santa & Bela Catarina.
Ki Massa
Neste pleito, convidou o também dono de padarias, Eduardo Ilto Gomes, o Eduardo da Kimassa, pra entrar no PRP. Kimassa acabou sendo eleito com 616 votos. O fato de ter tirado um vereador e conseguido eleger outro, não aplacou a fúria dos partidários que alegam que ele, soube e bem empregar seu mano como subprefeito da Itaipava. E que seu irmão pouco ou quase nada fez no cargo. Oh, gente bocuda!
