JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Implantação
Segundo Paulinho Bornhausen, passado o momento eleitoral, é hora de todos unirem forças em torno dos desafios que estão sendo postos aos novos prefeitos. O InovAmfri traz a oportunidade de avanços significativos nas áreas de desenvolvimento econômico, aprimoramento de gestão pública, mobilidade urbana regional e visão de futuro.
Empoderamento
Com parcerias de nível nacional e mundial, o InovAmfri traz ferramentas, informações e expertise para os municípios da Amfri atraírem investimentos que criem empregos bem remunerados, de acordo com as vocações de cada município. A adesão dos prefeitos eleitos ao projeto é fundamental e essa parceria traz empoderamento à nossa região.
Mais inovação
Na terça-feira, 13, às 19h, rola na sede da AMFRI a apresentação de painel com casos bem sucedidos de inovação e desenvolvimento econômico, promovido pela Rede Catarinense de Inovação (Recepeti) em parceria com o Sebrae/SC. A ideia é discutir gestão pública com foco em resultados e a melhoria do ambiente de negócios nos municípios da região.
Road show
A região da Amfri é a primeira a receber essa série de palestras que vai correr o estado. Entre os palestrantes estarão Marcelo Fett, secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça e ex-presidente da Itajaí Participações, e João Luiz Demantova, coordenador executivo do projeto InovAmfri, que vai apresentar o projeto do Distrito de Inovação de Itajaí.
Público-alvo
As apresentações são dirigidas a prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários e à comunidade acadêmica. Ainda entre os palestrantes, o presidente da Recepeti, Rui Gonçalves, e a coordenadora regional do Sebrae, Soraya Tonelli. Em meio à crise que vivem os municípios que trocam de mão em janeiro próximo, eventos assim mostram caminhos para sair da mesmice.
Jorge Bornhausen
Ainda sobre a prestigiada homenagem ao ex-governador e ex-senador Jorge Bornhausen, que recebeu a Medalha Anita Garibaldi na sexta-feira, o registro da representação itajaiense no evento contou com a presença do prefeito Jandir Bellini, da vice, Dalva Rhenius, e do secretário de Educação Edison dÁvila.
Mamaram
Tem uma penca de abobrões do atual governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que mamaram na teta nos últimos anos e, agora, querem cair nos braços de Orfeu, ops, do próximo governo, inclusive, detonando a atual administração. Coisa feiosa, né não?
Politicagem?
Triste a intervenção do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (Comusa), que pediu que brecassem a entrega do Centro Integrado de Saúde CIS. Pareceu-me politicagem o que foi feito.
Nomeações
O PR da Maravilha está com moral no novo governo ao emplacar dois nomes no governo do prefeito eleito Fabrício Oliveira. Na foto, em evento do PR, estão com o vice Carlos Humberto o futuro secretário de Turismo, Miro Teixeira, e o futuro secretário de Administração Edson Bertelli, além dos vereadores eleitos Medeirinhos e Pedro Francez.
Peso
Há quem diga que o terceiro nome de peso da sigla republicana é o do empresário Carlos Haacke, nome mais cotado para assumir a EMASA, mas além de ser do PR, o convite teria sido feito pelo próprio prefeito Fabrício Oliveira (PSB), conforme apurou este articulista.
CE
O prefeito eleito, Fabrício Oliveira (PSB), esteve reunido na semana que passou, com os órgãos envolvidos na obra do Centro de Eventos. Uma porrada de abobrões e bagrões estiveram presentes.
Tudo lá
Estavam presentes o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e a diretora de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Ana Paula Cardoso, o representante da atual administração, Eduardo Krevinkel, o coordenador da transição do futuro Governo, o engenheiro Edson Kratz, engenheiros e representantes da Construtora Salver, empresa executora do Centro de Eventos, entre eles a engenheira Ana Maria Moter.
Preocupado
Preocupou-me ouvir que a empresa está solicitando aditamento ao contrato para concluir as obras no valor de R$ 17 milhões, por isso, solicitei a SOL um relatório detalhado da situação da obra como pré-requisito para iniciar o debate sobre qualquer tipo de aditivo. O relatório deverá ser entregue no dia 15 deste mês, destacou Fabrício Oliveira.
Invasão
Em seu discurso na tribuna da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, o presidente Antônio Paulo da Silva Neto, o Piteco, relembrou como foi difícil regularizar a situação de moradores do Conde Vila Verde, e agora o problema está se repetindo.
Bicadas...
Não tenho nada contra as pessoas que estão invadindo, elas precisam de casa. Mas tem que ser democraticamente, a prefeitura precisa regularizar. Do jeito que está sendo feito, fica feio para o município, comentou. Engraçado é que o vereador é tucano, do mesmo partido da prefeita loirosa Luzia Coppi que administra a city da pedra.
Culpa
O presidente ainda completou afirmando que as pessoas vão entrar nas casas sem saneamento, sem luz ou água. Eles vão passar necessidade e o município é culpado pelo que está acontecendo lá. Todo mundo precisa de casa, mas merecem da forma certa, não é desse jeito.
Aval
A vereadora Jane Stefenn (Rede) concordou com Piteco e, lascou que, depois de alguns relatos da comunidade, parece que a invasão teve autorização para acontecer. Nós sabemos que deve se criar um projeto de habitação popular. Permitir habitação sem infraestrutura nenhuma é crime com as famílias, relatou.
BO
Conforme o boletim de ocorrência registrado pelos moradores, a autorização veio da Carla Krug. Se teve a autorização dela, porque não foi feito um projeto de habitação e essas pessoas colocadas em um lugar digno? Se tem alguém praticando algo ilegal, é o próprio poder público, completa a vereadora indignada. A secretária do Meio Ambiente, Carla Krug, rebateu.
Palhaçada
Em momento algum autorizei ocupação de áreas, em primeiro lugar, pela minha ética profissional e caráter, em segundo porque não tenho poder para isto, e, ainda que o tivesse, faria como fiz no passado: inscrever famílias em programas habitacionais. Eu respeito nossos cidadãos, tenho zelo pela minha função, e muita vergonha na cara, então, por favor, a ideia é resolver os problemas dentro da lei, não admito esta palhaçada, disse Carla Krug.
Grupo gestor do InovAmfri apresentou evolução do projeto ao governador na semana que passou
A deputada federal e ex-candidata à prefeita de Floripa, Ângela Albino (PCdoB), o vereador eleito e presidente dos comunistas peixeiros, Marcelo Werner, acompanhados de assessores e partidários, fizeram visita de cortesia ao socadinho escriba
