JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Lambada
O anúncio de projeto enviado pela prefa peixeira de aumento de IPTU, em 37%, azedou o clima para o futuro governo. O projeto da paulada no lombo dos peixeiros foi enviado pelo atual governo do ex-homem dos galinaceos, prefeito Jandir Bellini (PP).
Enquanto isso...
Pedinchou
Os linguarudos de plantão detonam que o aumento do Imposto Territorial, em tempos extremamente bicudos, teria sido um pedincho do futuro prefeito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), que vai precisar de gordura pra governar a partir de 2017.
Dói
Todo e qualquer aumento, por mais que seja necessário, e a lei diz que de quatro em quatro anos tem que dar uma revisada no IPTU, é doloroso. Quem não se alembra que, em 2009, JB aumentou o IPTU e depois de um griteiro medonho revogou a carcada?
Na espinha
O problema é o percentual de 37%, que teria sido feito em salas refrigeradas por tecnicos sabichões do atual governo e do futuro que, segundo os perdigueiros da coluna, queriam bem mais. Dizem que Volnei e seus aúlicos queriam aumentar ainda mais (ui!). Jandir teria batido pé e não deixado espichar a pancada no bolso do itajaiense.
Pouco
O IPTU, na verdade, representa apenas 6% da arrecadação municipal. É pouco e gera uma polêmica sem tamanho. O preju político é sem tamanho. Contudo, o cidadão anda esgoelado, tá suando pra dar conta do recado, honrar suas continhas de água e luz e comer um pirãozinho abençoado. E ainda recebe na espinha uma paulada no esquálido bolso. É de endoidar!
Positivamente
Novo gerente regional da Celesc, Pedro Moleri, tem despertado amores e ódios. Ódio de quem saiu, mas a verdade é que quem precisa dos serviços na Celesc, tem se surpreendido com o excelente atendimento e presteza.
Francisco
Como a coluna revelou, o próximo secretário de (In) Segurança está sendo importado de outra city da Santa & Bela. Contudo, os puxas garantem que José Francisco da Silva, o Chico, tem grande influência junto às autoridades, além de ter experiência para cumprir o plano de governo do prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), que é a criação da guarda armada.
Equipe técnica
Alegam ainda que a secretaria de Segurança peixeira deve contar com uma equipe extremamente técnica e preparada, para fazer segurança de verdade e integrada com a polícia federal, civil e militar. Oxalá aconteça!
Castanheira
Enquanto a polêmica corre solta por conta dos importados do Volnei, na Maravilha do Atlântico também vai render. O futuro secretário de (In) Segurança do governo do prefeito eleito, Fabrício de Oliveira, segundo perdigueiros da coluna, é o policial civil, Antônio Gabriel Castanheira Júnior, de Curitiba, Paraná. A raça da língua solta alardeia que o homem é competente, mas extremamente polêmico...
Bafão
Castanheira se envolveu em uma baita polêmica no início do ano, ao ter um problema com um empresário no condomínio onde mora no Paraná. Teve xingamentos e policial civil ameaçando, inclusive com um fuzil, os seguranças que bateram de frente com Castanheira.
100% itajaiense
O diretor de rádio, Evandro Neiva, que tem seu nome aventado pra ser secretário de Turismo, em contato com a coluna, diz que nunca foi filiado ao PT. Ele diz que é paulista, mas se considera 100% itajaiense. Conta que já foi diretor de várias emissoras de rádio e que se sente lisonjeado por seu nome estar sendo lembrado.
Lembrado
Carlos de Paula Seara, o Calinho Canela, tem sido lembrado como um nome que pode voltar a ocupar a boleia do bruto do peixe em Itajaí. Ele foi um dos idealizadores do projeto.
Sumiu
Por escrevinhar sobre o caminhão dos escamosos peixeiros, é de se perguntar aonde andará o bruto que comercializava pescado na Maravilha do Atlântico. Nunca mais se ouviu um pio do caminhão e nem do trabalho que desenvolvia. Estranho...
De pertinho
A bancada de vereadores do PP peixeiro reuniu-se com o prefeito eleito, Volnei Morastoni, na última quarta-feira . O papo girou sobre a transição, o futuro governo e as dificuldades. O sentimento é de que as quatro excelências excelentíssimas: Tonho, Pegorini, Calinho e Murilo venham a fazer parte da base de VM .
