JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Uma coisa é uma coisa...
Outra coisa é outra coisa. A formação de um governo é diferente da arregimentação de alianças para uma campanha eleitoral. Essa é a análise de metidos a entender de política na city peixeira. O assunto veio à tona na discussão sobre a formação do governo morastônico. Mas serve pra outros por aí.
Amigos de ocasião
A reclamação é que os companheiros de primeira hora de Volnei estariam sendo preteridos e sequer consultados sobre a formação do novo governo. Fala-se até numa debandada entre os descontentes.
Aceita tudo...
Mas no entender dos analistas sabichões é assim mesmo que funciona. O grupo formado para ganhar a eleição aceita tudo e todos, mas os escolhidos para governar estão sujeitos a critérios diferentes, como a formação de uma base de aliança na piramidal, purexemplo.
Um leão por dia
Então, campanha é campanha, governo é governo. E, dizem os sabichões, o governo quando é formado, tem em vista objetivos que logo são esquecidos. Como cumprir promessas de campanha, purexemplo. Logo o governo vira uma coisa diferente, geralmente pautado pelo dia-a-dia brutal do exercício do poder. O governo vai matar um leão por dia e torcer para chegar inteiro na próxima eleição.
Conclusão
Por isso, então, esquece o que foi prometido em campanha. Não é prioridade nenhuma, mesmo porque o eleito pode dizer que tem quatro anos pra cumprir a promessa, e em quatro anos se esquece até amor verdadeiro.
Acorda!
E esquece, também, o mô quirido, aquele cara bonzinho que prometia tudo pra ganhar o seu voto e até, se possível, a sua alma. Aquele era o candidato em campanha. Esse cara não existe mais. Acorda!
Ovos
Alguns réus em ações, às vezes, se esquecem da pendenga na dona justa, e saem por aí distribuindo comentários desnecessários, que ainda podem ocasionar processos criminais, e agravar a situação na justiça. Uma falta de bom senso.
Romaria
Enquanto a assessoria vem blindando o prefeito eleito da Maravilha do Atlântico, Fabrício Oliveira (PSB), uma romaria de descontentes com o alcaide segue em fila ao PR.
Abraçando...
Dizem que o vice-prefeito Carlos Humberto (PR) tem abraçado, digo, atendido a todos os refugiados que batem na sua porta, digo, partido. CH tem tido mais visibilidade pública e midiática do que o próprio Fabrício.
Cordão dos puxas...
Teve apoiador que sustentou nas suas redes sociais, durante toda a campanha, a foto de Fabrício Oliveira, sempre acompanhada da legenda: esse é o meu prefeito, mas agora que ficou sem atenção, após o período eleitoral, já teria trocado até a foto principal do perfil, com a legenda: esse é o meu vice. A política é mesmo tão dinâmica quanto o feicebuk.
Tintim por tintim
Hoje rola a sessão extraordinária para votar o IPTU, que deve aumentar o valor da planta genérica em Itajaí. Acredito que faltou por parte do atual governo e do futuro, uma boa conversa com as excelências excelentíssimas. Uma explanação técnica pra colocar pontos nos is e demonstrar a necessidade do aumento.
Nomes
O nome do presidente do PR, Fábio Rezes, o Fabinho, tem sido ventilado como futuro superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí. Já Alexandre Balbino vem sendo cogitado pra ocupar a cadeira de secretário de Habitação.
Explicado
Os perdigueiros da coluna conseguiram saber porque o boa praça e competente Balbino foi vetado como secretário de Planejamento Urbano. O problema é que ele é construtor, membro do Sinduscon. No caso, qualquer nome seria vetado se fosse construtor. Simples assim. Balbino é um profissional exemplar e um baita ser humano.
Num dá! Num phode!
Estão roubando sem parar escolas e postos de saúde de Itajaí. Todos os locais seriam protegidos por empresas de segurança contratadas. O que está acontecendo? Lógico que a insegurança é gritante em todos os lugares. Mas do jeito que anda a coisa, há quem diga que o pessoal da transição pedinchou pra recolher e guardar os equipamenos, entre outros tarecos. Qui coisa, meu povo!
Prorrogação
Os aúlicos da transição do prefeito eleito, barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), teriam soliciotado ao ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que prorrogue todos os contratos em vigor com o munícipio pelos próximos três meses.
Complicado
A abertura de inquérito contra o governador Raimundo Colombo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), referente a citação do mandatário-mor em planilhas da Odebrecht foi a bomba política do fim de semana. Raimundão tem dito que está tranquilo. Seu futuro político está em jogo.
Começou
O PDT de Penha entrou com ação de investigação na Justiça Eleitoral de Piçarras pedindo a cassação do prefeito eleito, Aquiles Costa (PMDB), e do vice, Lindomar Ezier Schulle Filho. O chefão do partido, Marcelo Renato Rehnns, afirma que o PMDB abusou do poder econômico e usou de forma indevida meios de comunicação social durante a campanha. Sério?!
Evandro de camarote
O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), deu entrevista sexta-feira de manhã para a Osmarina da Rádio Pérola, da Penha. O emplumado disse que ficou desgostoso de ser prefeito depois que passou praticamente dois anos do segundo mandato se defendendo de vários processos de cassação abertos contra ele.
Chumbo grosso
A maioria dos processos atochado pela turma do PMDB, que a partir de janeiro vai governar a Mariscolândia. Agora o Evandro vai assistir de camarote o arqui-inimigo se defender na justa. Quem tanto bateu terá que aprender a se defender.
Deputado?
Evandro revelou que vai trabalhar no gabinete do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) e tentar se lançar candidato a deputado estadual em 2018. Eu não tenho pretensão de retornar à prefeitura. Passei oito anos lá e contribui muito para a nossa cidade. Quero atuar de forma regional agora, disse.
Santo
Recebi uma oferta de 100 mil reais, de um membro da igreja do meu amigo, pastor Michael Abud. Não sei e não conheço o que ele faz. Tanto é que o cheque foi depositado em conta. Por causa disso sou ladrão? Sou corrupto? Recebo ofertas de inúmeras pessoas e declaro no Imposto de Renda tudo o que recebo.
Cheque
A declaração é do pastor Silas Malafaia, nas suas redes sociais, ao saber que a Polícia Federal estava batendo na porta para cumprir mandato de condução coercitiva. Recebi um cheque de um advogado, como recebo inúmeras ofertas e as declaro no Imposto de Renda. Sou responsável pela bandidagem de outros? Estou indignado!, carcou o moralista Malafaia.
O PP peixeiro realizou confraternização no finde, com a presença de filiados, simpatizantes, puxas e políticos de outras siglas
A Casa do Povo da Maravilha do Atlântico homenageia nesta segunda-feira quatro personalidades do município com o Título de Cidadão Benemérito Honorário: Carlos Humberto Silva (foto) , Carlos Fulvio Luz, Eulina Silveira e Osmar Nunes Junior. A homenagem está marcada para as 19:30, na Câmara de Vereadores.
