JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Abandonaram Jandir e Volnei...
A tumultuada sessão extraordinária da casa do povo peixeira, que rolou na noite de segunda-feira e culminou com a rejeição do aumento do IPTU, teve um fato, no mínimo, estranho. Vereadores de situação e até da base do futuro governo não se entenderam.
O povão fez a piramidal de Itajaí tremer...
Contra
Os quatro vereadores do PP, Antônio Aldo da Silva, Carlos Augusto da Rosa, Osvaldo Gern e até o líder do governo, Fernando Pegorini, votaram contra o projeto enviado pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini. Como diz trecho de uma famosa música da sambista Beth Carvalho: Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão. Ai, ai, que dor!
Também, perdeu
Por outro lado o maior beneficiário do aumento da planta genérica, o prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), teve o primeiro revés na piramidal. Com promessa de uma montanha de cargos para os que batalharam, quase que não teve a chance de poder aumentar o IPTU no ano que vem.
Faltou
A coluna vem alertando há algum tempo que anda faltando diálogo com a sociedade e com os detentores do poder. O povão que paga a conta e as excelências excelentíssimas que aprovam e desaprovam. No caso do IPTU, não se pode jogar com a hipocrisia. É necessária a revisão sim, contudo não pode ser a toque de caixa.
Na corda bamba
Linguarudos de plantão alardeiam que o vereador bigodudo Laudelino Lamim (PMDB), que não se reelegeu por apenas oito votos na urna e conta os dias pra deixar de ser parlamentar, está mais perdido do que cego em tiroteio.
Cego em tiroteio
Seus últimos posicionamentos em plenário e nas redes sociais mais parecem de um vereador de oposição ao futuro governo Volnei e não de um membro da executiva do PMDB. Nesta época de crise, dizem os bocudos, a ânsia por cargos do bigodudo é muito maior do que seu comprometimento com a cidade.
Num quis
O bigodudo Laudelino Lamim não ficaria na rua da amargura, como afiançam alguns. Teria sido oferecida à Lamim uma subprefeitura, a de Cordeiros ou do antigão Vassourão. Contudo, ele não teria aceitado...
Mais nomes
Os linguarudos de plantão alardeiam ainda que a vereadora derrotada, Neusa Giraldi, deve ser a futura secretária de Desenvolvimento Social. O vereador, também não reeleito, Giovani Felix (PT), deve ocupar a cadeira de adjunto da muié.
Nomes
Os bastidores fervilham e o zunzum ensurdece muita gente. Os corneteiros de plantão caceteiam que a ex-candidata a vereadora, Daniela Barbeta (PDT), será a nova superintendente da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), numa indicação do pastor Zé Calo da TVBE. E que a também ex-candidata a vereadora, a bonitona Cristiane Stuart, será a futura secretária da Criança e do Adolescente.
Brigaçada
A grande verdade é que se aventam sorrisos pra plateia, mas nos bastidores o couro come feio. Nomes que se alevantam pra cargos, dados como certos, são derrubados ou alocados para outros espaços. Aparentemente a quantidade de bolas de boliche pra derrubar os postulantes é de embasbacar. Ai, ai, ai que dor!
Técnico
O prefeito da Maravilha, Fabrício Oliveira (PSB), e o vice Carlos Humerto (PP) fizeram ontem o anúncio dos bagrões que vão entrar em campo no dia 1º de janeiro de 2017. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, na sede da CDL. A escolha foi estritamente técnica.
Reforma
Ainda não foram anunciados os caciques, digo, os chefes das pastas da Educação, Procuradoria, Inclusão Social e Comunicação. Esta última pasta deve ser transformada em uma secretaria já no início do governo, com a reestruturação administrativa da casa, digo, da prefa.
Representa
O anúncio dos novos nomes que vão estrelar, digo, estrear ao lado do prefeito Fabrício Oliveira foi bem recebido nas redes sociais. As críticas mais ferrenhas ficaram por conta da ausência de mulheres. Fabrício garantiu que vai ter a participação das mulheres no comando do primeiro escalão, possivelmente nas áreas da Educação e da Inclusão.
Importação
Há dúvidas sobre secretários que vinham de fora, mas a city praiana é mesmo turística e pessoas como o secretário de Saúde, médico Jorge Teixeira, que tem apartamento há oito anos na Maravilha. Quem foi convidado, já tinha uma relação com a Maravilha, seja na primavera ou no verão.
Choque
Na secretaria de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira é bacharel em Direito e agente de Segurança da polícia Civil do Paraná, especialista em Ações Táticas Especiais e Segurança Pública, também é ex-secretário de Segurança Pública de Araucária/PR. Ele deve dar um choque na segurança da city praiana. Espera-se...
Filtro
O chefe de gabinete é o Coronel Dagostin, cartão de visita do prefeito Fabrício. Segue a linha dura, devendo ser uma espécie de filtro para o alcaide. O vice Carlos Humberto disse que não vai fazer pressão política e sabe que a sua atribuição é de auxiliar o prefeito.
Complicado
A prefa de BC conta com cerca de 350 cargos comissionados. Sendo que 150 estariam divididos entre a Saúde e a Educação. Fabrício deve cortar mais de cem. Sobram outros 100. Os oito vereadores da base governista querem indicar cinco cada. Sobram 60 para que o prefeito indique em todos os outros postos da administração pública. Difícil...
Sei lá, entende...
O grande problema da atual conjuntura política com delações da Odebrecth, purexemplo, é que não está se diferenciando o que é doação legal (que foi declarada) do caixa 2. Quem não aceita doação de campanha? Tá todo mundo numa vala comum. O problema é que quando todo mundo é culpado, ninguém é culpado. Uma situação complicadíssima.
