Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 19/05/2025 01:04
A estrutura e a metodologia do futebol de base alemão chegaram oficialmente ao Brasil com a implantação da Bayer 04 Football Academy São Paulo, primeira academia da Bundesliga no país.
Instalada no campus da Bayer Brasil, na capital paulista, a unidade segue os padrões do Bayer Leverkusen e oferecerá treinamentos para até 300 crianças e jovens, de 5 a 15 anos, com início das atividades já neste semestre e inauguração oficial marcada para o dia 5 de julho.
Todos os treinadores da academia passaram por um programa de capacitação em Leverkusen e seguirão recebendo treinamentos regulares, com intercâmbio contínuo com a equipe técnica europeia.
O projeto é liderado por Paulo Sérgio, campeão mundial em 1994 com a seleção brasileira e ídolo do clube alemão, onde atuou entre 1993 e 1997.
“Queremos aplicar uma metodologia que vai além do campo. Trabalhamos cultura, comportamento e formação cidadã. É uma estrutura séria, com padrão exigido diretamente da Alemanha”, afirmou o jogador, que foi o terceiro brasileiro a chegar ao Bayer Leverkusen, depois de Tita e Jorginho.
Com aulas em campo reduzido e foco no desenvolvimento técnico e humano, a academia une a disciplina tática do futebol alemão à criatividade brasileira.
"O sub-8 na Alemanha joga em espaço menor para tocar mais na bola. A ideia é formar atletas com consciência de jogo, mas também formar pessoas", explicou Paulo Sérgio. O projeto também prevê bolsas para jovens de baixa renda, parcerias com escolas da região metropolitana e ações sociais como clínicas esportivas, seminários para treinadores e eventos para torcedores acompanharem os jogos do Bayer 04 no Brasil.
Além de São Paulo (SP), o projeto tem previsão de expansão para outras cidades brasileiras. "Mapeamos o Brasil inteiro. A ideia é não polarizar, mas ter seriedade e comprometimento em cada unidade. Queremos que os profissionais conheçam a estrutura da Alemanha antes de começar a atuar aqui", destacou o ex-jogador.
A Bayer 04 Football Academy será aberta para meninos e meninas e já conta com ações de integração com instituições de ensino, como ocorreu no Colégio Benjamin Constant, onde clínicas esportivas atenderam cerca de 500 crianças.
Além de modernos campos de treinamento, o complexo inclui gramado sintético, clube social, vestiários atualizados, piscina externa e academia equipada. Inicialmente, a unidade atenderá cerca de 100 participantes, com possibilidade de expansão para mais de 300 jovens.
Paulo Sérgio concedeu entrevistas online e presencial para um grupo de jornalistas brasileiros que pode ser utilizada para fins editoriais. A condução foi da On Board Sports.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 20.900,00
R$ 23.900,00
Publicado 16/05/2025 19:06