Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Brasileiros estreiam no Mundial de Optimist 2024 na Argentina


Publicado 08/12/2024 11:45

O Campeonato Mundial de Optimist, em Mar del Plata, Argentina, terá início neste fim de semana. A competição, que reúne 227 atletas de 52 países, segue até sábado (14), consolidando-se como um dos principais eventos da vela jovem mundial. 

Além dos desafios técnicos, os jovens velejadores enfrentam condições de vento e mar exigentes em Mar del Plata, cenário que promete intensas disputas até o final da semana. A equipe brasileira começou com ótimos resultados após as duas primeiras regatas:

Arthur Back ocupa a segunda posição, enquanto Eduardo Backheuser está em sétimo. O líder é o argentino Lucas Andres Vogta. A jovem Joana Freitas, atual campeã brasileira geral e feminina, aparece em 15º lugar. Theo Sartor e Henrique Sasaki estão em 17º e 22º, respectivamente.

O Brasil é liderado pelo técnico Tijo e pela Team Leader Ana Barbachan, velejadora olímpica que atua como mentora e suporte técnico para a equipe.

''O Mundial de Optimist é uma vitrine do futuro da vela mundial. Ver o Brasil começando tão bem, com atletas entre os melhores do mundo, é motivo de orgulho e reforça o trabalho que temos realizado na base. Estamos confiantes no desempenho dessa equipe e certos de que eles representam o país com talento e dedicação'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

O Brasil tem um título mundial na classe, que foi obtido em 2021 por Alex Kuhl no Lago di Garda, na Itália.

A classe Optimist é uma das mais populares na vela mundial, sendo ideal para a iniciação ao esporte. Com 2,34 metros de comprimento, o barco é fácil de manobrar e oferece segurança para crianças e adolescentes de até 15 anos aprenderem os fundamentos da navegação em monotipos.

Além de ser uma embarcação ideal para iniciação à vela e de ótimo custo-benefício, o design do Optimist limita velocidades elevadas, reforçando a segurança durante o aprendizado. O veleiro, que suporta até 60 quilos, é adequado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, significa "otimista", refletindo o espírito de confiança e entusiasmo que a classe inspira nos jovens velejadores.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse: velaid.com.br

Foto: Matias Capizzano

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

No réveillon, você é do time que…



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Banco Master

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada



Colunistas

SC é o primeiro estado do Brasil a proibir Halloween nas escolas

Charge do Dia

SC é o primeiro estado do Brasil a proibir Halloween nas escolas

Missão de SC embarca para a China

Coluna Acontece SC

Missão de SC embarca para a China

Coluna Esplanada

A OAB vigia

O farol cinematográfico de Cabeçudas

Clique diário

O farol cinematográfico de Cabeçudas

Coluna Exitus na Política

Espírito de propinas: desesperanças e revoltas




Blogs

Zambelli sai pela porta lateral

Blog do JC

Zambelli sai pela porta lateral

  Há sol atrás do temporal: a canção de Itajaí que abraça o Brasil

VersoLuz

  Há sol atrás do temporal: a canção de Itajaí que abraça o Brasil

Como Fortalecer o Sistema Imunológico no Verão

Espaço Saúde

Como Fortalecer o Sistema Imunológico no Verão

Agenda do mês de dezembro/2025

Blog do Magru

Agenda do mês de dezembro/2025




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.