Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 10/07/2024 09:41
Tem chamado a atenção nos bastidores políticos da Assembleia Legislativa a desenvoltura e ações corporativistas bem articuladas do presidente, deputado Mauro de Nadal (MDB), que inclusive assumiu, interinamente, o Governo do Estado no domingo, por conta de licença do governador Jorginho Mello (PL) para viagem a Portugal, nesta semana.
Bom pra todos
Além de alterações administrativas internas, incluindo majorações de recursos contribuindo para dar mais estrutura ao trabalho dos colegas parlamentares, Nadal fechou um recente acordo com os parlamentares integrantes das seis bancadas regionais constituídas (Oeste, Serra, Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte) para distribuir R$ 30 milhões para obras – R$ 5 milhões para cada região catarinense.
Proposta
Este será o primeiro efeito da Proposta de Emenda Constitucional, de autoria dele e assinada por outros 22 deputados, que destina 25% das economias anuais da Assembleia para as bancadas regionais, o que, na prática, institucionaliza o que já é feito a cada fim de ano legislativo.
Impulso futuro?
A doação dos valores ao governo do Estado será uma espécie de adiantamento da medida, que deverá ter outros montes de recursos até o final do ano legislativo. Relação azeitada com os colegas e com o governo estadual, que pode impulsionar o nome de Nadal para novas e futuras conquistas políticas, têm comentado os observadores de plantão.
Reeleição continuada
Enquanto isso, o intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) voltou a comentar nos bastidores que deve protocolar, nos próximos dias, Projeto de Resolução na Leleia propondo a alteração do parágrafo único do artigo 17 do Regimento Interno da Assembleia, no sentido de que seja permitida a reeleição do presidente do parlamento.
Igual
Naatz quer que quem ocupa a função possa disputar a reeleição para o mesmo cargo, dentro da mesma legislatura, a exemplo do que já acontece em diversos outros estados do país. Atualmente, o regimento permite essa recondução após os dois anos de mandato, mas não na mesma legislatura.
Justificativas
Entre as justificativas da proposta, Naatz observa que a recondução de presidentes é uma prática comum em diversas instâncias governamentais e organizações, tanto no Brasil quanto no exterior e que a atualização do regimento interno para permitir essa possibilidade alinha a Assembleia a práticas mais modernas no contexto contemporâneo.
Reduzir conflitos
Naatz ressalta ainda que “a recondução do presidente pelo voto direto pode contribuir para a redução de conflitos internos, favorecendo um ambiente de colaboração e diálogo entre os membros da Assembleia”. Hummm….
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
❤️🩹🚁 OPERAÇÃO ESPECIAL | Um garotinho de três anos recebeu ajuda da PRF para chegar a tempo, em Curitiba ...