Blogs | A bordo do esporte
A bordo do esporte
Por Flávio Perez - Flavio@onboardsports.net
Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race
IMOCA e Ocean Race mais unidas do que nunca
Publicado 14/12/2018 13:22
Após assembleia geral da IMOCA, ocorrida em Paris, na França, durante a semana, representantes da classe e da Ocean Race, regata de volta ao mundo anteriormente conhecida como Volvo Ocean Race, aprovaram as diretrizes da categoria para as regatas a partir de outubro de 2021. As provas terão dois modelos em competição: os IMOCA 60 e os atuais VO65. Nos próximos dias, a Ocean Race enviará o Aviso de Regata (principal documento para realizações de competições náuticas) e também abrirá o processo seletivo para as equipes.
“O Aviso de Ragata é um documento técnico, mas na realidade essas regras são uma expressão de nossa visão para o evento e irão afirmar nosso compromisso com a vela jovem, igualdade e sustentabilidade'', disse Richard Brisius.
“Vamos ver duas classes na próxima edição, a IMOCA 60s, que vai impulsionar o design e a engenharia, junto a classe VO65, que preza pelas regatas próximas, com mais jovens e mulheres a bordo”. A IMOCA é usada em grandes regatas em solitário ou em duplas como Vendée Globe e Transat Jacques Vabre. O barco tem 60 pés e os grandes navegadores geralmente utilizam os foils para melhorar o desempenho na água. "Este foi um grande momento para a regata", disse Johan Salén, co-presidente da Ocean Race.
"É o primeiro resultado concreto de uma colaboração que começou neste ano, enquanto trabalhamos para integrar a classe IMOCA em nosso evento." A regra para Ocean Race será de design aberto e a IMOCA chega para equilibrar a segurança e o desempenho da tripulação.
"Foi importante para nós definir as mudanças que precisariam ser feitas para que os barcos pudessem competir bem em outras configurações", disse Antoine Mermod, presidente da IMOCA.
“Trabalhamos em conjunto com as equipes atuais e as potenciais, bem como com experientes projetistas da IMOCA, para encontrar uma solução que permita que os barcos existentes disputem competitivamente”. As cidades-sede para a edição 2021-22 serão anunciada até a metade do ano que vem. No Brasil, Itajaí (SC) sediou a regata nas últimas três edições
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.