Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 09/11/2025 00:05
Alterado 09/11/2025 11:54
Pesquisa
Quem está acostumado com os bastidores da política sabe muito bem que as pesquisas de opinião pública nunca deixam de ser feitas, mesmo em períodos não eleitorais. Esta semana, por exemplo, tive acesso a uma dessas pesquisas para consumo interno, sem publicação em jornais e Internet, demonstrando que o Governo Robison está com aprovação próxima de 80% junto à população itajaiense. Os dados não me surpreenderam, afinal, o governo está caminhando .... Claro que tem alguns pontos que lhe favorecem sem que seja necessário atribuir-lhe qualquer mérito. São os casos da avassaladora maioria governamental na Câmara de Vereadores e a péssima imagem deixada pela administração anterior que ficará na história de Itajaí como ‘O Governo Popular mais impopular de todos os tempos’. Suceder o péssimo facilita muito, porque a comparação será sempre favorável.
Pesquisa II
Parte dessa pesquisa também mostra alguns números na disputa pelas duas vagas ao Senado da República, governador, deputado federal e deputado estadual. Novamente, os números não me surpreenderam. A pesquisa, infelizmente, não pode ser mostrada aqui na coluna porque foi feita para uso interno, para estudo das assessorias dos partidos. Até onde pude perceber nos números apresentados pelos eleitores da AMFRI a zebra pode estar comendo a grama - para se fortalecer a tempo de ficar vistosa na eleição do próximo ano - lá para os lados de Balneário Camboriú. Aqui, parece que tudo vai ficar mesmo no óbvio.
Pesquisa III
O que me surpreendeu foi o aparecimento da ponta de um iceberg político-eleitoral novo. Trata-se do Bolsonarismo sem os Bolsonaros. Com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e os sucessivos erros cometidos por seus quatro filhos, cada vez mais políticos que se intitulam bolsonaristas estão começando a ensaiar atos de rebeldia. A revolta de Caroline de Toni parece ter se espalhado rapidamente como rastilho de pólvora. Começou com Carol, passou para Ana Campagnolo .... chegando até na Câmara de Itajaí, com a adesão de três vereadores bolsonaristas e o presidente Fernando Pegorini. O problema é que a pólvora no PL continua queimando.
Pesquisa IV
Na pesquisa que vi no celular de um amigo parece que o eleitor da região da Amfri já está fazendo esse movimento do ‘Bolsonarismo sem os Bolsonaros’ porque o vereador de Balneário Camboriú e filho do ex-presidente – Renan Bolsonaro, está apanhando para diversos candidatos a deputado federal na proporção de 3x1. Se a pesquisa estiver correta a surra vai ser grande. Claro que tem tempo para reverter essa tendência, mas tudo indica que o movimento de se libertar da família (Carlos, Flávio, Eduardo, Renan) mantendo o vínculo com o pai (Jair Bolsonaro) é instigante e deve merecer muita análise nos próximos meses.
Cisão I
Como já falamos anteriormente a briga entre os apoiadores do vereador do Rio de Janeiro – Carlos Bolsonaro – e os apoiadores de Carol de Toni e Esperidião Amin, tomou conta por completo do campo político da direita catarinense. Esta semana três vereadores de Itajaí deram depoimentos em defesa de Carol de Toni e Esperidião (Adão Bittencourt, Fernando Pegorini, Liliane Fontinelle) enquanto um vereador defendeu a família Bolsonaro (Victor Nascimento). Por conta da briga, amigos mais próximos de Ana Campagnolo garantem que ela ganhou em uma semana quase 200 mil novos seguidores na rede social. Ela está chegando próximo a 2 milhões de seguidores. Esse número mostra uma tendência do eleitorado catarinense que, obviamente, não é favorável aos filhos de Bolsonaro.
Cisão II
Quando estava escrevendo esse Blog chegou uma live publicada pela Jovem Pan entre Ana Campagnolo, Júlia Zanatta e Jorge Seif. Quando Júlia autorizou o Jorge entrar ao vivo a deputada Ana simplesmente se recusou a permanecer e saiu cuspindo marimbondo. Entre as frases proferidas estão: “eu não vou participar de nada com esse cidadão”, “Pelo amor de Deus que convívio desagradável”. Pelo visto, o rompimento político entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Jorge Seif é definitivo.
Cisão III
Enquanto Fernando Pegorini, presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, sugeriu que Carlos Bolsonaro saísse candidato a deputado federal por Santa Catarina, deixando livre as vagas ao Senado para Esperidião Amin e Caroline de Toni; o pastor Silas Malafaia sugeriu que Carlos fosse candidato por um estado fora da Região Sul, em um ponto do Brasil onde o PL estivesse mais fraco eleitoralmente. Pra mim esse rasgo na unidade partidária não tem solução razoável, vai ficar aparecendo o remendo como na roupa do Jeca Tatu.
Sopa de Siri
Os editores da revista Sopa de Siri - Álvaro Castro e Sueli Beling – anunciaram que a tradicional publicação volta a circular na versão impressa a partir de janeiro de 2026. Para tanto a Editora Beling e Castro está iniciando uma campanha entre os eleitores da revista em versão digital que façam uma assinatura anual. O valor de R$ 200,00 a ser pago em uma só vez. Também tem a opção de pagar em seis vezes de R$ 35,00. Informações pelo telefone (47) 999053492 ou pelo site www.sopadesiri.com.br. A Sopa de Siri é uma revista cultural e sua assinatura é muito importante para ela ganhar mais destaque na circulação.
Bronca
A bronca pra cima do senador carioca/catarinense Jorge Seif continua. Agora, foi a vez do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, professor João Vechi, gravar mensagem para veicular nas redes sociais pedindo que o senador peça desculpas aos professores por demonstrar profundo preconceito contra a categoria. Disse João Vechi: ‘Ofender o professor é ofender toda a sociedade’.
Conversa
Esta semana, tive oportunidade de conversar de forma reservada com o prefeito em exercício Rubens Angioletti, quando visitava a Câmara de Vereadores de Itajaí. Foram momentos de análise sobre o cenário político-eleitoral de Itajaí. Rubens me convidou para visitá-lo na Prefeitura para continuarmos trocando ideias, coisa, aliás, que fazemos desde o tempo da Univali, quando o agora prefeito era meu aluno nos cursos de Comunicação Social. Eu é que não vou chegar no gabinete do Prefeito para atrapalhar o trabalho .... declino, em nome do interesse público, do convite especial.
Agenda cultural de Itajaí
* até 9 de novembro – I Festival Arte Preta. Teatro Municipal de Itajaí. 15 horas.
* 10 de novembro – Debate sobre ‘Políticas públicas de inclusão e desenvolvimento para pessoas com transtorno do espectro autista na Educação da Rede Municipal. Auditório Vereador Arno Cugnier – Câmara de Vereadores. 19 horas.,
* 12 de novembro – Seminário Regional de Fibromialgia – edição Itajaí. Câmara de Vereadores. 8h às 17 horas.
* 13 e 14 de novembro – O Bem do Mar – peça teatral – Teatro Adelaide Konder – camus Univali de Itajaí. 20 horas. Grupo Anchieta. Grátis.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.
* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.
* 08 de dezembro – Lançamento do Anuário de Itajaí 2024 – Igreja Imaculada Conceição. 20 horas.
* até 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.
Participe
Você está convidado a participar da redação deste blog. Pode enviar notas e fotos para o Blog do Magru através do WhatsApp (47) 99215-1842 – atenção, não é telefone, só WhatsApp mesmo.
Análise do cenário de 2026
Eu e Thiago Floriano publicamos no site ITAJAÍ DIGITAL nossa primeira análise do cenário eleitoral de 2026 para governador, senador e deputados federal e estadual, considerando apenas o Colégio Eleitoral de Itajaí. É uma análise inicial sobre as possibilidades de Itajaí eleger seus candidatos. Confira no endereço digital: https://itajaidigital.com.br/noticias/artigo/o-cenario-eleitoral-para-2026-em-itajai
Boa leitura
O Blog recomenda a leitura da Revista Digital Sopa de Siri editada por Álvaro Castro e Sueli Behring. A edição de novembro traz uma entrevista com o pesquisador da história do esporte de Itajaí, Gustavo Melim Gomes; eu assino um artigo sobre a localidade de Canhanduba.; Eliezer Patissi assina a coluna Patrimônio Cultural Edificado – Casa Burghardt. Veja a revista em: https://sopadesiri.com.br/revista-do-mes/
Blog pelo WhatsApp
Entramos no mundo da modernidade. Se você quiser receber no seu WhatsApp as atualizações do Blog do Magru acesse magru.com.br/whatsapp e entre para o canal. Como vocês já perceberam o Blog do Magru está disponível em diversos endereços na Internet. Ele é atualizado todos os dias a uma hora da madrugada, ficando até as 12 horas com conteúdo exclusivo na plataforma do jornal Diarinho. Às 12 horas ele entra na plataforma magru.com.br/blog e, em seguida, no Facebook magrufloriano. Agora, ele também está disponível no WhatsApp.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Publicado 23/12/2025 20:03