Blogs | Blog do Magru


Blog do Magru

Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970


Depredação de bens públicos ... um problema de todos nós


Publicado 24/10/2025 00:15

Vandalismo I

Novamente o coelho que orna a Praça Governador Irineu Bornhausen, Largo da Matriz, e é considerado um símbolo tradicional de nossa cidade, foi depredado. Está sem orelha e uma das mãos. Não dá de entender a ação criminosa dessa gente. Qual o prazer em quebrar o coelho? A mente doentia dessa gente tem de ser estudada .... 

Vandalismo II

A verdade é que o Poder Público não tem condições de coibir o vandalismo de locais abertos sem a ajuda da população. O que acontece é que uma testemunha fica com medo de reagir em defesa do patrimônio ou simplesmente não dá importância ao fato por pensar que o bem depredado não lhe pertence. Mas, a população tem de reagir, denunciando e chamando a polícia. A ajuda de todos é importante. Sem essa denúncia as praças continuarão sendo depredadas e o problema vai sendo empurrado com a barriga, com a população colocando a culpa na Prefeitura e a Prefeitura dizendo que tem muito pouco o fazer.

Destaque I

Acompanho os trabalhos da Câmara desde a década de 1970, quando ainda funcionava no segundo piso do Palácio Marcos Konder. Sinceramente, acho interessante o que vem ocorrendo nessa legislatura. Bem poucas vezes vi a Câmara sendo frequentada por tantas pessoas e representações oficiais de instituições e movimentos sociais. Parece que os vereadores dessa legislatura conseguiram articular bem essa relação Câmara – sociedade civil.

Destaque II

Na sessão de terça, por exemplo, acompanharam os trabalhos legislativos membros da Casa Biel e da Associação do Câncer Amor Próprio, além de inúmeros cidadãos que gostam de política e integrantes da imprensa. Agora, Pegorini está anunciando que a TV Câmara vai funcionar, a partir de 2026, como emissora em sinal aberto. Muito bom.

Tragédia anunciada

O vereador Xande do Celular fez um excelente relatório mostrando a situação precária em que se encontra parte da estrutura do Centro de Educação Infantil João Vitorino, no Loteamento Nilo Bittencourt. Parece que até a Defesa Civil já apresentou laudo garantindo que o muro da escola está apresentando perigo iminente. Sabemos que isso é uma herança do governo passado, mas já se passaram dez meses do novo governo e .... não dá mais de ficar empurrando algumas emergências com a barriga.

Internações humanizadas I

A polêmica atual em Itajaí é o projeto que visa dar à Prefeitura a condição de internar os moradores de rua no que intitulam de ‘internações humanizadas’. O problema é nacional e até agora, nem esquerda nem direita deram uma resposta adequada à sociedade. Portanto, acho factível aceitar o projeto e tentar. Quem sabe essa seja a solução mesmo.

Internações humanizadas II

Falo isso usando como referência conceitos de Jean-Jacques Rousseau. Esse autor francês, anterior à Revolução Francesa, portanto, antes de dividir as forças políticas entre direita e esquerda, distinguia a ‘Vontade Geral’ da ‘Vontade de Todos’. Numa síntese bem rasteira, afinal isso daqui é um Blog e não aula de Filosofia ou Sociologia, a Vontade Geral é aquilo que diz respeito ao interesse comum. Geralmente ela é atendida através das leis. Já a Vontade de Todos é a somatória das vontades individuais. Geralmente ela é atendida através do voto. O governante tem de visar, prioritariamente, a Vontade Geral, mesmo que desagrade todos os manifestantes momentaneamente. Muitas medidas parecem prejudiciais aos olhos do povo, mas são remédios amargos que o beneficiam no longo prazo.

Internações humanizadas III

No meu entendimento Rousseau nos orienta na abertura do caminho para uma discussão mais técnica e menos populista do tema da internação de moradores de rua. Como a postura dos radicais de esquerda e direita são, no rés-do-chão da política, populistas, fica difícil deles entenderem Rousseau e, por isso, não conseguem achar a solução para um problema que se arrasta por anos em nossas grandes cidades. Vamos deixar de populismo e atacar o problema com coragem.

Internações humanizadas IV

Tente, se não der certo, volta a deixar todo mundo nos bancos da praça. Agora, o que não dá mais de aceitar é ver o problema se arrastar por anos, sem que uma ação mais estruturada seja efetivada. Discurso não resolve nada. E não podemos eliminar possibilidades a partir de discursos centrados em ideias apriorísticas, sem comprovantes práticos de fracasso ou sucesso. Nesse sentido, considero que devíamos tentar um ‘Projeto Piloto’. Deu certo, continua; deu errado, para imediatamente.’ Isso tudo com muita transparência e participação de toda a sociedade civil organizada.

Aniversário

Nossos parabéns de hoje vão para: Gilberto Berejuk, Cristiano Moreira, Dario Silva, Ivan Rupp Bittencourt.

Agenda

* 25 de outubro a 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.

* 25 de outubro – Expocentro de Balneário Camboriú – reunião estadual do MDB de Santa Catarina.

* 6 a 9 de novembro – I Festival Arte Preta. Teatro Municipal de Itajaí. 15 horas.

* 25 a 26 de outubro – Teatro Adelaide Konder – Campus da Univali de Itajaí – 2º CAU em cubo. Campeonato de cubo mágico.

* até 28 de outubro – Café Cultura na Avenida Beira-Rio – mostra dos alunos do Ateliê de Cerâmica Com Alma, da professora Mara Bueno.

* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.

* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.

* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.

* 04 a 08 de novembro – Festival Literário de Itajaí. Instituições organizadoras e parceiras: Município de Itajaí, Setorial de Literatura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Genésio Miranda Lins, Teatro Municipal de Itajaí, Casa da Cultura Dide Brandão, Univali e Sesc.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Brava em Estado Puro

Clique diário

Brava em Estado Puro

Superendividamento de Impostos: O que fazer?

De Olho no Fisco

Superendividamento de Impostos: O que fazer?

O silêncio do luto nas festas de fim de ano

Ideal Mente

O silêncio do luto nas festas de fim de ano

O desafio do Fórum Parlamentar Catarinense– foto principal

Coluna Acontece SC

O desafio do Fórum Parlamentar Catarinense– foto principal

Jogo sujo, risco real: bets ilegais pressionam o mercado e o Fisco observa o apostador

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Jogo sujo, risco real: bets ilegais pressionam o mercado e o Fisco observa o apostador




Blogs

Natal em poucos versos — haikais para uma noite longa

VersoLuz

Natal em poucos versos — haikais para uma noite longa

Pai Atanásio e a choupana

Blog do JC

Pai Atanásio e a choupana

Festas de fim de ano com saúde sempre 😃

Espaço Saúde

Festas de fim de ano com saúde sempre 😃

Somos testemunhas da história

Blog do Magru

Somos testemunhas da história




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.