Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 13/04/2025 16:45
Ah, o nosso glorioso litoral norte catarinense, esse lugar mágico onde prefeitos sonham mais alto que drone em réveillon, mas entregam menos que internet de operadora em dia de chuva. É tanto plano maluco e promessa furada que parece roteiro de novela mexicana, escrevinhada por estagiário bêbado.
Enrolado
Vamos começar com Itajaí, que decidiu crescer 44% em tempo recorde. Sim, senhoras e senhores, a city tá inchada feito balão de festa de criança, só que ao invés de doce, o que sai é fila, obra mal-acabada e muito buzinaço. Planejamento urbano? Deve estar junto com o Wally, sumido há décadas. Mas calma, dizem que tão fazendo um plano diretor. Spoiler: tá mais enrolado que salsicha de conveniência.
Igual Papai Noel
Navegantes acha que vai resolver tudo com um porto gigante. Porque claro, o que a city dengo-dengo, realmente precisa é de mais caminhão atravancando a BR 470 e mais contêiner do que gente. Mobilidade urbana ali é igual a Papai Noel: só aparece em discurso e propaganda.
Trilha ecológica em terrenos baldios
Penha, coitada, cansou de ser a cidade do Beto Carrero e agora quer ser “algo mais”. Vai tentar atrair turistas com... o quê, exatamente? Trilha ecológica entre terrenos baldios? Tour guiado pelos buracos da SC 414? Só se for. O marketing é bom, pena que a realidade parece spin-off ruim de parque temático.
Enrolar e esquecer
Balneário Piçarras tá naquele mood “eco-friendly” de rede social: muito filtro verde, pouca ação de verdade. Ciclovia na teoria, porque na prática é cada carro estacionado em cima, que mais parece pista de obstáculos. O único ciclo que funciona é o de prometer, enrolar, esquecer.
Luz da lua
Barra Velha, minha favorita no quesito “alucinação coletiva”, quer construir um Cristo gigante e uma ponte pênsil. Não contente em copiar o Rio de Janeiro e Floripa, resolveram misturar tudo num pastel de vento administrativo. Enquanto isso, tem bairro onde a iluminação pública é feita pela luz da lua e o wi-fi vem via reza.
Foguete não sobe
Itapema, Porto Belo e Bombinhas entraram no modo “roteiro de viagem para Marte”: estão prometendo projetos tão futuristas que nem Elon Musk teria coragem. O problema é que por aqui o foguete não sobe. Mal sai da garagem.
Não faço e...
Tijucas, essa nem disfarça, a terra do dedo torto de segurar gaiola segue firme no “não faço, mas também não deixo ninguém fazer”. É tipo aquele parente ranzinza que aparece só pra dizer que tá tudo errado e depois some.
Delírio
E, então, surge o grande delírio coletivo do momento: o Transporte Integrado do Litoral Norte, o projeto que vai “unir” 11 cidades num sistema moderno de ônibus. Ai que fofo. A única coisa que essa região conseguiu integrar até hoje foi o caos da alta temporada. No ritmo que vai, esse sistema chega junto com o metrô de São Paulo ou com a próxima encarnação do brasileiro médio.
Mar de promessas
No fim das contas, nosso litoral é isso: um mar de promessas boiando em águas turvas de incompetência. E o povo? O povo já virou surfista de improviso: rema na esperança, pega onda no discurso e leva caldo da realidade.
Foto (Imagem ilustrativa)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 75.000,00
R$ 18.700,00
🎶🏝️ FIM DE UMA ERA! O Warung Beach Club, o famoso “templo” da música eletrônica na Brava, anunciou a ...