Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 21/10/2025 01:00
Lixo por todos os lados
Realmente algo tem de ser feito quanto ao lixo depositado em passeio público por toda a cidade. Isso não é prática somente nos recantos mais pobres, muito pelo contrário, aqui mesmo no centro da cidade e bairros de classe média há a cultura generalizada de depositar os entulhos no passeio. O hábito se estabelece porque a Prefeitura faz de contas que não vê e nada é com ela. Tá na hora de fazer um mutirão, limpar e, depois, começar a multar na reincidência.
Se a moda pega
Li uma notícia na Internet muito interessante. Segundo consta, o Ministério da Cultura e Turismo da China vai começar a exigir diploma universitário dos influencers que atuam em setores relevantes para o bem comum, como é o caso de medicina, economia, engenharia, direito. Você tem de estudar para influenciar. Já pensou se a moda pega aqui no Brasil? Não fica um doutor digital, meu irmão!
Dupla moderada I
Conversei nessa segunda-feira, após o cerimonial de despedida da mãe do ex-prefeito Amilcar Gazaniga, dona Clarinda Gazaniga, com a dupla Paulinho Bornhausen e Nícolas Reis. No meio da conversa Paulinho, para justificar o uso de roupas quase idênticas da dupla em azul claro, garantiu que a identidade dos dois se dá porque ‘Níkolas foi vacinado, ainda novo, com uma boa dose de bom senso.’ Eu concordei, porque Níkolas, mesmo convivendo longos anos ao lado de alguns radicais de esquerda, nunca perdeu o seu jeito cordato de dialogar.
Dupla moderada II
Aproveitei e falei para o Paulinho e Níkolas que a Marejada tem de abandonar a ideia de que é a ‘Maior festa portuguesa do Brasil’ e centrar em algo mais factível para dar identidade cultural, como é o caso da pesca e do pescado. A dupla arguiu que o meu raciocínio está correto mas que neste primeiro momento o importante para o Governo Robison era fazer uma festa bem feita, bem organizada. Concordei com eles. Eles concordaram comigo. Abraços fraternos.
Muita grana
Perguntei a alguns entendidos da política estadual sobre a situação da eleição do próximo ano para governador. O pessoal mais otimista com a reeleição de Jorginho Mello garantiu que os adversários não terão cacife para segurar a competição até o final. Segundo estimativas dos mais experientes marqueteiros, a campanha para governador começa com 30 milhões sobre a mesa.
Lembranças de infância
Quem participa de cerimônia na Capela Angelus, defronte ao Cemitério da Fazenda, tem de atravessar a avenida Sete de Setembro em cortejo fúnebre. Ontem, ao participar do cortejo de dona Clarinda, lembrei de que eram comuns esses cortejos nos tempos antigos, inclusive procissões intermináveis pelas ruas da cidade, já que as cerimônias de despedida dos mortos eram feitas na própria residência do falecido.
Continua lá
Um leitor envia foto mostrando um pequeno cartaz afixado na porta de entrada da sala da Superintendente das Fundações Anna Carolina Martins com a informação ‘Gabinete Anna Carolina’. Quer dizer, Anna até assumiu um cargo no primeiro escalão do Governo Robison mas seu coração continua na Câmara.
Pai ou filho
Um leitor questionou nota publicada aqui no Blog do Magru adiantando da intenção do ex-prefeito Volnei Morastoni de se candidatar a deputado estadual pelo MDB. Para o nosso leitor o candidato seria do filho de Volnei, mas, supostamente, haveriam muitas resistências dentro do próprio MDB regional. De qualquer forma a fila poderá andar dentro do MDB se Carlos Chiodini for o escolhido para ser o candidato a vice-governador na chapa de Jorginho Mello.
Placas caindo
Uma fonte vinculada à Prefeitura reagiu às notas publicadas aqui no Blog do Brasil informando sobre a fraqueza do material usado para fazer as placas de sinalização de trânsito da cidade. Segundo informa nosso leitor, a Prefeitura está pensando em colocar novas placas contendo QR CODE com o histórico de cada rua e a biografia do homenageado. Uma iniciativa que conta com todo o nosso apoio.
Memorial
O presidente da Câmara – Fernando Martins Pegorini – anunciou esta semana que a Câmara está providenciando a feitura de ‘Memorial do Legislativo’. As paredes da rampa de acesso ao plenário receberiam material sobre a memória histórica do Poder Legislativo. Sensacional. Toda instituição deveria levar mais a sério a preservação de sua História. Parabéns aos envolvidos no projeto.
Vergonha alheia
Como eleitor catarinense não entra na minha cabeça a ideia de eleger mais um político do Rio de Janeiro como senador de Santa Catarina. Já elegemos Jorge Seif, que conhece mil vezes mais o Rio de Janeiro que Santa Catarina e tem um mandato pífio. Agora, está consolidada a candidatura de Carlos Bolsonaro para senador nas eleições de 2026. Pior é saber que a vaga de Carlos está sendo tirada de Espiridião Amin, um histórico político de Santa Catarina. Vamos trocar um ex-governador de Santa Catarina por um vereador do Rio de Janeiro? O mais incrível é perceber que Esperidião parece conformado com todo esse projeto maluco.
Aniversário
Nossos parabéns de hoje vão para: Sérgio Coelho, Mara Fernandes, Luciana Leão, Vilmar Carneiro.
Agenda
* 22 de outubro – Câmara de Vereadores – audiência pública sobre moradores de rua. 19horas.
* 22 de outubro – Museu Histórico de Itajaí – Conversando sobre museu. 14 horas.
* 22 de outubro – Museu Histórico de Itajaí – Música & Memória – Coro Vozes do Vale – 20 horas. Cerimônia festiva dos 100 anos do Palácio Marcos Konder.
* 23 de outubro – Casa da Cultura Dide Brandão – show Rezo, com Natália Pereira e amigos. 20 horas.
* 25 de outubro a 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.
* 25 de outubro – Expocentro de Balneário Camboriú – reunião estadual do MDB de Santa Catarina.
* 6 a 9 de novembro – I Festival Arte Preta. Teatro Municipal de Itajaí. 15 horas.
* 25 a 26 de outubro – Teatro Adelaide Konder – Campus da Univali de Itajaí – 2º CAU em cubo. Campeonato de cubo mágico.
* até 28 de outubro – Café Cultura na Avenida Beira-Rio – mostra dos alunos do Ateliê de Cerâmica Com Alma, da professora Mara Bueno.
* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.
* 04 a 08 de novembro – Festival Literário de Itajaí. Instituições organizadoras e parceiras: Município de Itajaí, Setorial de Literatura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Genésio Miranda Lins, Teatro Municipal de Itajaí, Casa da Cultura Dide Brandão, Univali e Sesc.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 22.900,00
R$ 1.900,00