CICLISMO
Atleta da região é campeão brasileiro de downhill júnior
Francisco Sirkoski Konig lidera o ranking nacional com 887 pontos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O presente de Natal chegou mais cedo para Francisco Sirkoski Konig, de 17 anos. O atleta, que representa a Associação Pedala Itapema de Ciclismo, foi consagrado campeão brasileiro de downhill júnior nesta semana, após alcançar 887 pontos no ranking nacional.
A conquista veio após um ano intenso de treinos, competições e superação. Francisco retornou às pistas depois de se recuperar de uma lesão na mão que o afastou das disputas no final do ano passado. “Fiquei muito feliz com meu resultado. Após muitos dias de treinos e viagens, deu tudo certo!”, comemorou o atleta.
Continua depois da publicidade
Neste ano, Francisco participou de quatro etapas no Rio Grande do Sul, duas no Paraná, uma no Rio de Janeiro e cinco em Santa Catarina. Além do título no ranking nacional, ele conquistou o 9º lugar no JASC e o 2º lugar por equipe, foi vice-campeão Catarinense, vice-campeão da Copa do Brasil e campeão Brasileiro na categoria júnior, competindo com atletas de 17 e 18 anos.
O jovem atleta é treinado pelo pai, Rafael Konig, que também compete como atleta master. “Esse ano foi de muito aprendizado, sendo que ele correu praticamente o ano todo com 16 anos”, destacou o treinador. “A categoria júnior é quase semiprofissional, com atletas de até 18 anos. Como o Francisco só fez 17 em novembro, passou a maior parte do ano competindo com meninos até dois anos mais velhos, o que, nessa fase de formação, representa uma diferença física considerável”, explicou.
Diante disso, a estratégia da equipe foi aprimorar a parte técnica. “Sabíamos da desvantagem física, então trabalhamos para que o Fran fosse o mais técnico deles. E está dando muito certo. Hoje, o Francisco é um dos atletas mais técnicos do downhill”, comemorou Rafael.
O ano de 2026 nem começou, mas Francisco já tem uma agenda cheia de competições. “Vamos ter duas provas internacionais no Brasil, a Copa Internacional no Rio de Janeiro e o Pan-Americano no Rio Grande do Sul, onde ele buscará pontos importantes para tentar uma vaga na Copa do Mundo e no Mundial, além dos compromissos com o Brasileiro, o ranking nacional e o JASC. O ano que vem promete ser bem movimentado”, antecipou o treinador.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
