O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou uma funcionalidade inédita no Brasil em seu sistema de atendimento a emergências. A ferramenta permite acompanhar, em tempo real, o caminho da equipe de socorro até o local da ocorrência. A novidade já está em operação em todo o estado.
Desenvolvido dentro da corporação, o sistema visa aumentar a transparência, a eficiência e a interação com a comunidade. “O sistema permite que o cidadão acompanhe o deslocamento da guarnição ...
Desenvolvido dentro da corporação, o sistema visa aumentar a transparência, a eficiência e a interação com a comunidade. “O sistema permite que o cidadão acompanhe o deslocamento da guarnição, tenha previsibilidade da chegada da equipe e possa avaliar o atendimento prestado. É um avanço que aproxima ainda mais a corporação da comunidade, garantindo agilidade e qualidade no serviço público”, destacou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
Continua depois da publicidade
Assim que o cidadão liga para o 193, a Central de Operações do Bombeiro Militar (Cobom) registra a ocorrência e o sistema envia automaticamente uma mensagem de texto pelo aplicativo de conversa do número do solicitante.
A mensagem contém um link exclusivo, que é gerado e enviado após o registro da ocorrência. Pelo link, o solicitante pode acompanhar em tempo real o deslocamento da viatura, estimar o tempo de chegada da equipe e avaliar os atendimentos, o primeiro telefônico e o segundo presencial.
As avaliações são enviadas diretamente pro sistema interno dos bombeiros, permitindo que a corporação monitore a qualidade do atendimento e faça melhorias contínuas com base nas respostas da população.
Os testes do sistema começaram em setembro, com o envio do link ainda manualmente pelos atendentes. Em outubro, o processo passou a ser automatizado, em um projeto-piloto na capital. Com o sucesso da iniciativa, o sistema foi estendido pra todo o estado neste mês, tornando o CBMSC a primeira corporação de bombeiros do Brasil a adotar a tecnologia de forma integral.
Modernização
Ao longo de 2025, outras melhorias foram lançadas, como novos mapas pra localizar as ocorrências com maior precisão e recursos disponíveis na área, como hidrantes, quartéis e postos salva-vidas. Ainda foram investidos mais de R$ 5 milhões em 640 terminais de radiocomunicação digital, de modelos móveis e portáteis, já distribuídos aos quartéis nas diversas regiões do estado.