ITAJAÍ
Morre Milinha, fundador do Grupo DMüller
Aos 88 anos, empresário enfrentava problemas de saúde
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Aos 88 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira o empresário Odemar Müller, fundador e diretor-presidente do Grupo DMüller, em Itajaí. Milinha, como era conhecido, foi o criador da holding formada pelas empresas Distribuidora Müller, Timoneiro Distribuidora e Queluz Logística.
Nascido em 7 de setembro de 1937, em Brusque, Milinha vinha enfrentando problemas de saúde neste ano e morreu no hospital da Unimed, onde estava internado há alguns dias. O velório acontece na capela mortuária Angelus, com o sepultamento marcado para sábado, às 10h, no cemitério municipal da Fazenda.
Continua depois da publicidade
Além dos quatro filhos, 10 netos e seis bisnetos, Odemar Müller deixa um legado de mais de 500 colaboradores, que ele dizia sempre que eram parte da família.
A trajetória de Milinha no mundo dos negócios começou em 1967, com o apoio dos sócios da torrefação Nelson Szpoganicz Daligna e Nilton Kucker. Juntos, fundaram um pequeno atacado de doces na rua Brusque, no centro de Itajaí. Nascia, assim, a Distribuidora Müller, que viria a se tornar uma das principais distribuidoras do Brasil.
Para a presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Thaísa Nascimento Corrêa, Milinha foi uma das figuras mais expressivas da história da associação e do empresariado de Itajaí. “Desde que ingressou na ACII, sempre se destacou pelo envolvimento intenso com as causas associativistas, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do setor produtivo da cidade. Em 1991, recebeu o reconhecimento como Empresário do Ano, ainda na segunda edição do prêmio, um sinal claro do impacto que já exercia no ambiente econômico local. Ao longo dos anos, teve presença marcante no nosso Conselho Deliberativo e acompanhou de perto os desafios e transformações da entidade”, destacou Thaísa.
A presidente da ACII lembra que Milinha também deixou sua marca no cenário estadual ao ser um dos principais fundadores da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (ADAC), fortalecendo a organização dos distribuidores e atacadistas catarinenses. “Seu comprometimento, sua visão e sua capacidade de mobilizar o empresariado fizeram dele uma referência. A história da ACII carrega muito de sua contribuição, e sua ausência será profundamente sentida. Seu legado seguirá vivo na atuação da família Müller, que continua presente e ativa dentro da nossa associação”, finalizou.
O Sindicato dos Motoristas de Itajaí lamentou a morte de Odemar. “Milinha, como era chamado pelos amigos, gerou muitos empregos na cidade e fora dela. Um grande homem, uma grande pessoa, um grande patrão. Nas negociações, nunca deixou de ver o lado dos seus empregados, sempre pensando no bem-estar deles. Uma perda lamentável”, disse o secretário-executivo Carlos César Pereira.
De Brusque para o coração de Itajaí
Em 1962, ele e a esposa Ana Maria disseram “sim” na Igreja Matriz de Brusque. Do casamento nasceu uma família que, ao longo dos anos, se transformou em uma potência no setor de distribuição de alimentos em SC.
Cinco anos após o casamento, Milinha fundou um pequeno atacado de doces em Itajaí. Nascia a Distribuidora Müller, empresa que, anos mais tarde, ganharia projeção estadual. Em 1973, a empresa passou a operar na rua Brusque. A cobertura foi ampliada para todo o estado catarinense. No entanto, nem tudo foram flores: em 1983, a enchente devastou a empresa, que perdeu 16 caminhões de mercadorias.
Continua depois da publicidade
Em 2006, a família comemorou a conquista do prêmio de Melhor Atacadista Distribuidor. Três anos depois, em 2009, começou a construção da nova sede no bairro Itaipava. O espaço tem 11 mil m² de área construída e foi inaugurado no ano seguinte, quando também nasceu a marca Slice. A marca Chef Müller foi lançada em 2021. No ano seguinte, chegou a Bites Snacks. E, em 2024, a novidade foi o lançamento da marca Big Fritas.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
