A obra de ampliação do molhe do Gravatá, em Navegantes, foi iniciada nesta semana pela empresa vencedora da licitação, com contrato de R$ 3,1 milhões. O serviço é tocado pela empreiteira Baltt, de Balneário Piçarras, a mesma que fez o molhe do pontal norte, em Balneário Camboriú.
O canteiro de obras foi montado na semana passada, isolando a área para os trabalhos de funcionários e movimentação das máquinas e caminhões. Com a ampliação, o molhe vai passar dos atuais 70 para ...
O canteiro de obras foi montado na semana passada, isolando a área para os trabalhos de funcionários e movimentação das máquinas e caminhões. Com a ampliação, o molhe vai passar dos atuais 70 para 198 metros. A estrutura terá função de conter as correntes marítimas, criando condições pra recuperação da orla.
Continua depois da publicidade
O prazo pra conclusão do molhe é de oito meses. A obra é uma exigência ambiental em preparação para o projeto de alargamento da faixa de areia do Gravatá, cuja licitação está em fase de recurso pra homologação do resultado final da empresa vencedora.
O novo molhe também é previsto pra combater o assoreamento da foz do rio Gravatá, atendendo reivindicação dos pescadores artesanais que enfrentam dificuldades no canal pra entrada e saída de embarcações. Após a obra, a estrutura será urbanizada pra servir como área de lazer a ser integrada com a futura revitalização da orla.
Manutenção de deques e passarelas
A ampliação do molhe e o alargamento da praia são projetos pra proteger a orla do Gravatá contra a erosão costeira e as frequentes ressacas. O mar agitado do último fim de semana provocou novos estragos em deques e passarelas de acesso à praia no Gravatá e na Meia Praia.
Segundo a prefeitura, as estruturas foram danificadas por ressacas que vêm acontecendo há cerca de seis semanas. “Os reparos só podem ser executados quando o mar voltar à normalidade, pois a ação das ondas impede a atuação segura das equipes e compromete a durabilidade das intervenções”, explica.
A previsão é que as condições do mar melhorem a partir da próxima semana. Com a estabilidade, o município fará um diagnóstico das estruturas pra, em seguida, iniciar a recuperação dos locais afetados. O serviço será feito nas rampas e passarelas do Gravatá e numa passarela no trecho da Meia Praia.