Milhares de brasileiros foram às ruas no domingo para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Blindagem. Em Itajaí, cerca de 500 pessoas se concentraram na praça do Centreventos, no centro da cidade.
Apelidada de “PEC da Bandidagem”, a proposta dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, incluindo o cumprimento de ordens de prisão. A medida foi aprovada na Câmara ...
Apelidada de “PEC da Bandidagem”, a proposta dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, incluindo o cumprimento de ordens de prisão. A medida foi aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, em dois turnos de votação. No primeiro foram 353 votos a favor e no segundo 344.
Continua depois da publicidade
A proposta ainda determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia da maioria absoluta do Senado ou da Câmara, detalhe: em votação secreta. O texto-base também dá foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal para presidentes de partidos com cadeira no Congresso Nacional.
A PEC gerou revolta em muitos brasileiros, que mobilizaram protestos nas capitais. Com a alta indignação da população, muitos deputados mudaram o discurso e a oposição do governo do Senado tenta mudar o texto para aprovar a medida. A ideia seria uma restrição ao alcance da proposta, deixando apenas a abertura de processos contra parlamentares por crimes contra a honra dependendo de autorização prévia do Congresso.
O DIARINHO quer saber dos leitores qual a opinião sobre a proposta. Será que a medida é necessária? Os parlamentares estão se colocando em um lugar de intocáveis ou é uma proposta válida? Participe da enquete no site e nas redes sociais do DIARINHO!
Clique aqui e participe da enquete do DIARINHO!
Qual sua opinião sobre a PEC da Blindagem?
- Um absurdo! Parlamentares não são intocáveis e não podem estar acima da Justiça
- Uma medida preventiva necessária em meio a tanta injustiça
- Espero que o Senado reprove essa vergonha
- Quem não deve, não teme!
- Não tenho opinião sobre o assunto
A condenação de Bolsonaro é justa?
Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente e outras sete pessoas foram condenadas por tentativa de golpe contra a democracia. O julgamento aconteceu no início do mês e rendeu a Jair Bolsonaro (PL) 27 anos e três meses de prisão em regime fechado.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal entendeu que Bolsonaro e aliados participaram da organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado. Apesar da condenação, o ex-presidente pode apresentar embargos que serão julgados pelo STF.
O julgamento foi acompanhado de perto pelos brasileiros. O tema virou assunto em mesa de bar, no almoço de domingo, entre colegas de trabalho e bombou nas redes sociais. Com a condenação em alta, o DIARINHO quis saber o que os leitores e seguidores acharam da medida.
Continua depois da publicidade
A enquete da semana levantou a seguinte pergunta: a condenação de Bolsonaro é justa? Tanto no site quanto no Instagram, a opinião dos leitores foi a mesma: Totalmente infundada! Em ambas as plataformas, a opção recebeu mais de 45% dos votos.
Confira o resultado completo:
- Ainda é pouco! Ele precisa pagar pelos crimes contra a democracia Site: 38,5% | Instagram: 27%
- Totalmente infundada! Site: 46,8% | Instagram: 49%
- Ele não está acima da lei Site: 11,6% | Instagram: 16%
- Não sei opinar Site: 3,1% | Instagram: 8%