ENGENHARIA GIGANTE
Concreto de ultra performance começa a moldar o prédio mais alto do planeta
FG Empreendimentos, Max Mohr e Votorantim Cimentos se unem para erguer o Senna Tower
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]



A corrida para erguer o Senna Tower, futuro prédio residencial mais alto do mundo, com mais de 550 metros de altura, acaba de ganhar um capítulo histórico. A FG Empreendimentos anunciou parceria com a Max Mohr e a Votorantim Cimentos para fornecer um concreto de ultra performance, desenvolvido especialmente para suportar as exigências técnicas e estruturais de uma obra dessa magnitude.
O material é fruto de um trabalho intenso de pesquisa e inovação conduzido pela Talls Solutions, braço do Grupo FG especializado em supertalls. Com resistência e durabilidade muito acima da média, o concreto foi pensado para enfrentar as forças extremas de uma estrutura vertical inédita no hemisfério sul, garantindo segurança, estabilidade e desempenho térmico.
Continua depois da publicidade
“Estamos construindo mais que um edifício: estamos entregando uma declaração de capacidade técnica, inovação e ambição da engenharia brasileira ao planeta. Esse concreto simboliza uma das colunas centrais da nossa jornada. Foi concebido com os mais rigorosos critérios de segurança, durabilidade e performance”, afirma Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos.
A Votorantim Cimentos, presente em 11 países, fornecerá a matéria-prima, enquanto a Max Mohr será responsável pela engenharia de concretagem e logística, missão que inclui coordenar 133 mil m³ de concreto em uma operação sem precedentes na América Latina.
Continua depois da publicidade
“Mais do que fornecer insumos, estamos contribuindo para escrever um novo padrão global de construção vertical”, destaca Cristian Mohr, CEO da Max Mohr.
Com apoio da ArcelorMittal no fornecimento de aço de alta resistência e soluções industrializadas, o Senna Tower avança como símbolo de ousadia, inovação e protagonismo brasileiro no cenário da engenharia mundial.
“Este não é apenas um edifício: é a prova de que o Brasil pode liderar soluções inovadoras em construção vertical no cenário global”, conclui Stéphane Domeneghini, diretora executiva da Talls Solutions e engenheira responsável pelo projeto.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.