Balneário e Camboriú
Mancha de óleo no rio Camboriú breca captação de água
Três bairros podem ter abastecimento comprometido neste fim de semana
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Os bairros Monte Alegre, Tabuleiro e Conde Vila Verde podem enfrentar falta de água neste fim de semana por causa de resíduos de óleo no rio Camboriú, no ponto onde é feita a captação para tratamento e abastecimento de Camboriú e Balneário Camboriú.
O alerta sobre a instabilidade no fornecimento foi feito pela Fundação do Meio Ambiente (Fucam) e pelas concessionárias de água Emasa, de Balneário Camboriú, e Águas de Camboriú.
Continua depois da publicidade
O problema começou após a paralisação temporária no sistema de captação da Emasa, em Balneário Camboriú, devido à identificação de manchas de óleo no rio Camboriú, nas proximidades da Estação de Recalque de Água Bruta (Erab), que fica em Camboriú. Como medida de segurança, a captação e o tratamento de água na Estação de Tratamento de Água (Eta) foram interrompidos, sem comprometer as reservas já armazenadas.
Desde a detecção da substância, equipes técnicas da Fucam e da Emasa atuam em conjunto para identificar a origem do resíduo e avaliar os possíveis impactos ambientais.
Continua depois da publicidade
Assim que a origem do óleo for identificada e as medidas corretivas aplicadas, a Emasa fará a descarga preventiva do sistema para retomar o tratamento e a distribuição de água para Camboriú e Balneário Camboriú.
O município informou que está tomando todas as providências para apurar quem são os envolvidos na contaminação.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"